Com uma conta cliente poderá aproveitar ofertas e descontos exclusivos de até 15%. Faça login ou crie uma conta aqui. Reserve já e poupe!
Bem no coração da Península dos Balcãs reside um país que, embora pequeno, é no mínimo mágico. Falamos da Macedónia, um paraíso esquecido. Com um povo acolhedor e preços absolutamente acessíveis, mesmo para as gentes da Europa Ocidental, a Macedónia é riquíssima no que ao património cultural diz respeito. Ao longo desta página não só lhe daremos informações gerais importantes acerca do país, como também lhe mostraremos que esta é uma viagem que deverá fazer pelo menos uma vez na vida. A Auto Europe é uma corretora de aluguer de carros com mais de 60 anos de experiência no mercado e possuí uma rede de fornecedores com mais de 24,000 balcões espalhados por 180 países no mundo! Tudo isto apenas com o intuito de lhe prestar o melhor serviço e tornar as suas férias numa experiência ainda mais incrível. O aluguer de carros na Macedónia é muito fácil e barato, basta seguir os passos no nosso motor de reservas que se encontra nesta página e... Reservar! Garantimos ainda que, se encontrar no mercado uma tarifa mais baixa que a nossa, para a mesma categoria de veículo, igualaremos o preço! Dê uma vista de olhos, prometemos que não se vai arrepender!
A rede viária na Macedónia encontra-se em condições bastante razoáveis, embora ainda existam algumas estradas de terra batida, onde, para circular, recomendamos a utilização de um veículo de tração às quatro rodas. Os sinais de trânsito são semelhantes aos utilizados em Portugal, no entanto, os sinais de perigo são apresentados com um fundo amarelo e as autoestradas com um fundo verde, enquanto os que representam as estradas normais têm fundo azul. A carta de condução portuguesa é reconhecida na Macedónia, todavia sugerimos que verifique, antes de confirmar a sua reserva, se a companhia de aluguer lhe exige ou não uma carta de condução internacional, para lhe permitir levantar o veículo.
Relativamente aos limites de velocidade, saiba que não deverá ultrapassar os 60 km/h nas zonas urbanas, os 80 km/h nas estradas secundárias e os 120 km/h nas autoestradas. Em caso de acidente não deve, de maneira alguma, mover o veículo até à chegada das autoridades ao local, para que estas possam elaborar o relatório de sinistro automóvel. Já o nível de álcool no sangue autorizado na Macedónia é de 0,5g/l.
Dotada de uma beleza natural de cortar o fôlego, até aos menos impressionáveis, a Macedónia é extremamente privilegiada no que toca às condições climatéricas. Talvez por esta razão o seu vinho seja absolutamente magnífico e um dos pontos de maior atração turística do país. Para quem visita ou deseja visitar esta pérola dos Balcãs, as vinhas macedónias devem ser vistas como um ponto de passagem obrigatória. Outra coisa a fazer na Macedónia é, sem dúvida, visitar a encantadora cidade de Ohrid, declarada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Isto, é claro, para não falar da soberba cidade de Skopje, a capital do país. O centro urbano da cidade combina o seu caráter cosmopolita com a sua história e cultura, ambas riquíssimas e vai amar conhecê-la ao volante do seu rent a car na Macedónia. Há imensas cidades termais espalhadas por todo o país, há os parques nacionais de Mavrovo, há uma gastronomia invejável, que, combinada com o já referido vinho, fará as suas delícias. Não acha que são motivos suficientes para colocar a Macedónia em primeiro lugar na sua lista de destinos?
O país está recheado de locais que o irão deixar apaixonado pela região. Há muitos eventos para participar, lugares para ir e muitas receitas gastronómicas para experimentar. No entanto, deslocar-se poderá não ser fácil, a menos, é claro, que esteja a pensar alugar um carro na Macedónia. Aí o cenário muda totalmente, pois ao volante do seu veículo de aluguer poderá percorrer os cerca de 14,000 quilómetros de estrada tranquilamente. Viajar tantos quilómetros nas suas férias poderá não ser algo atrativo, a menos que, das duas uma, ou tenha um condutor adicional incluído no seu contrato de aluguer, ou então, um veículo de categoria confortável (de preferência com bancos que lhe façam uma massagem enquanto guia) que lhe permita viajar com total comodidade. Qualquer que seja a sua decisão, a Auto Europe tem a melhor solução para si!
Está interessado em viajar para a Macedónia, mas ainda não está totalmente convencido? Veja então abaixo algumas sugestões para road trips no país.
Skopje
Com uma rede de infraestruturas bastante próxima dos padrões europeus, Skopje é o centro comercial, administrativo e educacional do país. O Old Bazaar, que remonta ao período otomano, é um local a não perder, assim como a Fortaleza de Skopje (também conhecida como Kale), antiga prisão medieval. Algo que certamente não vai ter dificuldade de encontrar em Skopje são restaurantes. Aconselhamos que viva bastante a vida gastronómica da cidade, não se arrependerá! A cozinha macedónia é composta por uma mistura de sabores otomanos e eslavos e será bastante fácil perder-se nos seus aromas e sabores, até porque o preço é ridiculamente acessível! Com o aluguer de viaturas na Macedónia não só é possível descobrir Skopje, como ainda lhe sai bastante barato.
Vodno
A pouco mais de meia hora a pé do centro da capital macedónia encontrará Vodno, uma densa e verdejante floresta que margina a selva urbana que é Skopje. Uma vez em Vodno tudo o que ouvirá será o silêncio ensurdecedor, porém tranquilizante da natureza. Para alcançar o cume da montanha basta apanhar o teleférico à disposição, que irá guiá-lo numa viagem que não tardará mais de 20 minutos a completar-se, ou então, em alternativa, pode fazer o percurso a pé, ou de bicicleta, pelos trilhos ziguezagueantes e usufruir da deslumbrante vista sobre a cidade. Se visitar Vodno na primavera sugerimos que pare pelo caminho e contemple a modesta, mas lindíssima queda de água que, embora tenha apenas 15 metros, é enorme na sua beleza.
Mavrovo
Na parte ocidental da Macedónia localizada nas margens do lago com o mesmo nome e muito próximo da fronteira com a Albânia, irá encontrar Mavrovo. A vila é dotada de uma vista maravilhosa, como já seria de esperar num país como a Macedónia, e fica a pouco mais de uma hora e meia de viagem da capital Skopje, isto se optar pelo aluguer de carros na Macedónia, pois de transportes públicos o percurso será mais demorado. O lago de Mavrovo é rodeado por uma estrada, que se estende ao longo de sensivelmente 30 quilómetros, em que o tráfego automóvel é praticamente inexistente, tornando-o no local ideal para um passeio de bicicleta. Bem no início da estrada tem o cenário ideal para tirar uma foto digna de cartão postal, proporcionada pela espetacular paisagem circundante.
Para alugar uma viatura na Macedónia, o condutor principal deverá no mínimo 21 anos de idade (a idade mínima pode variar de acordo com a categoria do automóvel) e carta de condução há pelo menos dois anos. Os condutores até aos 25 anos podem ser chamados a pagar localmente uma taxa de condutor jovem. Todas estas informações estarão disponíveis durante o processo de reserva.
Para circular nas avtopat (autoestrada na língua local) é necessário pagar portagem. O cálculo da portagem a pagar é feito pelo número de quilómetros percorridos e o custo por quilómetro é de aproximadamente de 0,05 euros.
Oficialmente chamada de República da Macedónia do Norte, este pequeno e modesto país declarou a sua independência no ano de 1991, tendo esta sido reconhecida pela União Europeia apenas no ano seguinte. Este ex-território juguslavo aguarda desde 2005, a efetivação da sua candidatura à União Europeia, tendo visto esta ser vetada pela Grécia, em razão do seu nome, pois é homónima a uma vasta região que se localiza em território grego.
Após vários anos de negociações e impasses, em 2019, a Grécia e a Macedónia chegaram por fim a um consenso, o que levou este país a adotar definitivamente o nome de República da Macedónia do Norte, dando assim lugar ao retomar de negociações para a adesão quer à União, quer à OTAN. Espera-se que em pouco tempo a Macedónia assine o Acordo de Schengen, permitindo que os seus visitantes estrangeiros possam permanecer no seu território, por um período de até 90 dias, sem necessidade de visto.
A moeda local é o dinar. Embora a rede ATM na Macedónia seja bastante razoável e os cartões de crédito sejam aceites na maioria dos casos, aconselha-se vivamente, a quem para lá viaje, que circule com dinheiro efetivo.
O fuso horário da Macedónia, assim como na maioria dos países europeus, é o GMT +1, estando o relógio sempre uma hora adiantado em relação a Lisboa.
O Macedónio é uma língua eslava e o idioma principal da República da Macedónia do Norte. Atualmente este idioma é falado por sensivelmente dois milhões de pessoas. Se vai de viagem para a Macedónia talvez seja interessante conhecer algumas das palavras mais frequentemente usadas no país. Deixamos abaixo uma lista de expressões que darão jeito a qualquer turista.
Uma preocupação geral quando se viaja é saber se vai ter de comprar algum adaptador para, por exemplo, carregar o seu telemóvel, pois em alguns países o tipo de tomadas é totalmente diferente do utilizado no nosso país. No caso da Macedónia não terá de se preocupar, pois o tipo de tomada elétrica utilizada é o C, ou seja, o mesmo que em Portugal.
Para todos os cidadãos portugueses, e europeus, não existe qualquer necessidade de visto para visitar a Macedónia, desde que a estadia não ultrapasse os 90 dias. Todavia deve informar às autoridades locais a sua entrada no país e declarar com quanto dinheiro entrou, correndo o risco de o ver ser confiscado caso contrário. Não existe representação diplomática portuguesa permanente na Macedónia, pelo que todos os assuntos relacionados com este país são tratados pela Embaixada da República Portuguesa em Belgrado, na Sérvia. Veja os contactos abaixo.
Embaixada de Portugal em Belgrado
Vladimira Gacinovica 4
11040 Belgrado
E-mail: belgrado@mne.pt
Telefone: +381 11 2662 894