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Empresas de aluguer parceiras da Auto Europe: Hertz, Avis, Dollar, Budget, Enterprise, National, Europcar, Buchbinder, Peugeot
Perguntas Frequentes

Tudo o que precisa saber

 

Reservas - Perguntas Frequentes

  • O que é a Auto Europe

    A Auto Europe é um tipo de empresa a que em inglês chamamos "broker" (mediadora). Tal significa que não temos uma frota própria; ao invés disso, as nossas parcerias com empresas de aluguer automóvel em todo o mundo permitem-nos oferecer aos nossos clientes as melhores ofertas e descontos. Negociamos preços especiais directamente tanto com fornecedores locais, como com grandes empresas internacionais, como a Hertz, a Avis e a Europcar. O nome da empresa que fornece o veículo é indicado nos resultados apresentados no nosso motor de pesquisa, bem como no voucher que lhe enviamos após a confirmação da reserva, que inclui ainda a localização do balcão de atendimento ao qual se deverá dirigir aquando do levantamento do veículo.
  • Como efectuar uma reserva online

    Para reservar um veículo online, pode utilizar o motor de pesquisa à esquerda da nossa homepage. Introduza os dados relativos ao "Local de levantamento", "Data de levantamento", "Data de devolução" e "Categorias" e clique em "Pesquisar".


    É importante que, para além das datas de levantamento e devolução, seleccione ainda as horas relevantes, visto o número de dias de aluguer ser calculado em períodos de 24 horas.


    Na página seguinte serão apresentados os veículos disponíveis, juntamente com uma série de informações relevantes. Os veículos são listados por preço, do mais barato ao mais caro. Recomendamos vivamente que consulte as informações acessíveis através do link "Informações importantes sobre o produto", que incluem, entre outras, taxas locais a que o aluguer pode estar sujeito.


    Chamamos ainda a atenção para o logótipo da companhia de aluguer relevante para cada veículo, que o informam sobre qual a empresa que fornece determinado veículo.


    Quando decidir qual o veículo que pretende alugar, clique em "Reservar" e será redireccionado para uma página de formulário. Os campos assinalados com asterisco são de preenchimento obrigatório.


    Depois de todos os campos preenchidos, basta clicar em "Confirmar pagamento" para finalizar a sua reserva.

  • Como confirmar a minha reserva?

    Para pagar e confirmar a reserva poderá fazê-lo telefonicamente através do número de telefone +351 308 805 968 ou através da Internet, introduzindo o seu número de Cartão de Crédito na nossa página segura. Todas as informações enviadas através do nosso site estão protegidas, de modo a garantir a sua privacidade e a segurança dos seus dados.
  • Como modificar o meu pedido?

    Para solicitar qualquer alteração da sua reserva, clique no link 'Visualizar/Modificar reserva', preencha os campos do formulário e siga as instruções. Responderemos ao seu e-mail o mais brevemente possível e após efectuarmos as alterações possíveis, voltaremos a enviar o seu voucher actualizado. Se necessário, entraremos em contacto consigo para esclarecimentos adicionais.


    Todas as informações estão encriptadas para proteger a sua privacidade.

  • É necessário pagar alguma taxa extra caso pretenda cancelar ou alterar a minha reserva?

    Alterações e/ou cancelamentos de reserva são gratuitos até 48 horas antes da data de levantamento do veículo. No entanto, caso pretenda alterar a reserva, tenha em conta que o preço do aluguer será actualizado para o preço actual à data da alteração. Não são efectuados quaisquer reembolsos quando a Auto Europe é informada do cancelamento após a data de levantamento ou com menos de 48 horas de antecedência. Em casos extremos de cancelamento causados por eventos oficialmente reconhecidos como de "Força maior", a Auto Europe cobra apenas uma taxa administrativa de 30 euros. A Auto Europe não reembolsa dias não utilizados em casos de levantamento em data incorrecta, ou em casos de devolução antecipada do veículo. A Auto Europe não fará qualquer reembolso caso o cliente se apresente no balcão de levantamento sem uma carta de condução válida ou sem um cartão de crédito válido.
  • A Auto Europe dispõe de um número de telefone para Portugal?

    Sim! Pode contactar-nos através do número de telefone +351 308 805 968 .
  • Quais as formas de pagamento aceites pela Auto Europe?

    A Auto Europe aceita os seguintes cartões de crédito como forma de pagamento: American Express, Mastercard e Visa.
  • A Auto Europe pode emitir facturas com IVA?

    Sendo apenas um intermediário entre as empresas de aluguer carros e o cliente, não nos é possível emitir uma factura com IVA. Caso necessite de uma factura com IVA deverá entrar em contacto com a empresa de aluguer.
  • O que é o depósito no cartão de crédito?

    É necessária a apresentação de um cartão de crédito no nome do condutor titular, no qual será bloqueado um determinado valor pelo duração do aluguer. É necessário que o cartão disponha de crédito suficiente para cobrir o valor deste depósito de segurança, que normalmente equivale ao valor da franquia + combustível + IVA. O cartão de crédito é um requisito obrigatório dos fornecedores com quem trabalhamos. Desta forma, na ausência do mesmo poderá não ser possível efectuar o levantamento do veículo.
  • Como proceder se a empresa de aluguer efectuar uma cobrança no meu cartão de crédito após a devolução do veículo?

    É importante perceber que caso a empresa local pretenda efectuar uma cobrança no cartão de crédito, pode fazê-lo sem aviso prévio. Os motivos mais comuns incluem o reabastecimento do veículo nas situações em que este tenha sido devolvido com menos combustível do que o exigido no contrato; a entrega depois da hora correcta; multas de trânsito; taxas administrativas; e danos ou avaria do veículo alugado. Caso pretenda saber a que é que determinada cobrança se refere ou se considerar que esta é indevida, deverá entrar em contacto com a nossa equipa de atendimento ao cliente através da seguinte ligação.
  • Em que consiste o serviço de reembolso de franquia?

    Em caso de acidente, a Auto Europe devolve-lhe o valor da franquia cobrada pela empresa local. Para que o reembolso seja efectuado, é necessário que nos envie a documentação relevante (Recibo de pagamento, relatório da polícia local, relatório de danos, etc.) Este reembolso refere-se apenas ao montante da franquia, não incluindo valores cobrados por danos não incluídos no valor da mesma. Também não será efectuado qualquer reembolso caso seja determinado que os danos se deveram a negligência por parte do condutor. Por favor clique aqui para mais informações.
  • Quem providencia o seguro?

    Na qualidade de "broker", a Auto Europe não oferece seguros automóveis, que são responsabilidade das empresas de aluguer locais. No entanto, as condições gerais relativas ao seguro são indicadas nos termos e condições presentes no voucher.
  • Qual o horário de atendimento da central de reservas?

    A nossa central de reservas está aberta 7 dias por semana, nos seguintes horários (Portugal Continental):

    Segunda a Sexta: 08:00h às 21:30h

    Sábados: 08:00h às 21:30h

    Domingos e Feriados: 08:00h às 21:30h

    Pode contactar-nos através do número de telefone +351 308 805 968 ou efectuar a sua reserva online.
  • O estado da minha reserva está "pendente". O que é que isto significa?

    Alguns serviços especiais e reservas de última hora são assinalados como estando "pendentes". Tal significa que a reserva tem de ser confirmada manualmente por um agente.
  • Quanto tempo demora a confirmação de uma reserva?

    A maior parte das reservas efectuadas com a Auto Europe são confirmadas em poucos minutos, logo que o pagamento seja confirmado. Em caso de reservas de última hora (com menos de 48 horas de antecedência), sugerimos que contacte directamente a nossa central de reservas através do número de telefone +351 308 805 968.
  • Como são calculados os preços?

    Os nossos preços baseiam-se em períodos de 24 horas. Por exemplo, caso o levantamento do veículo seja efectuado às 14h, deverá entregá-lo na data da devolução até às 14 horas, o mais tardar. Se tal não acontecer, poderão aplicar-se taxas adicionais, nomeadamente - consoante a empresa fornecedora - o pagamento de um dia adicional de aluguer.
  • Porque é necessário prestar informações sobre o número do meu voo?

    Se o local de levantamento do seu veículo for um aeroporto, é necessário que nos informe do número do seu voo. Desta forma, em caso de atrasos, a empresa local estará à sua espera, garantindo o veículo reservado até à chegada do avião.
  • O que significa "Walk in"?

    Este termo é utilizado principalmente para levantamentos em aeroportos e estações ferroviárias. "Walk in" neste contexto significa que o cliente não chega de avião nem de comboio, não havendo portanto necessidade de prestar informações relativas ao número de voo ou de comboio.
  • Posso efectuar uma reserva em nome de outra pessoa?

    Sim, tal é possível. No entanto, é necessário que a pessoa titular do aluguer apresente um cartão de crédito em nome próprio aquando do levantamento do veículo.
  • Preciso do voucher para efectuar o levantamento do veículo?

    Sim, a apresentação do voucher é necessária para efectuar o levantamento do carro. O voucher da Auto Europe contém informações detalhadas sobre o carro reservado, preços e outros detalhes. O voucher é enviado imediatamente por correio electrónico após a confirmação do pagamento. Se preferir receber uma cópia por fax, solicite-o no momento da reserva. Ao balcão de levantamento, ser-lhe-á solicitado que assine um contrato de aluguer. Certifique-se de que aceita ou recusa os itens que pretende ou não contratar. A Auto Europe não se responsabiliza por quaisquer taxas acordadas localmente, não reembolsando valores referentes às mesmas. O voucher NÃO É um contrato de aluguer.
  • Posso utilizar as minhas milhas aéreas para aluguer um carro?

    A Auto Europe não aceita milhas aéreas nem pontos de cartão de crédito. No entanto, poderá inquirir junto da empresa local se aceitam milhas aéreas ao levantar o veículo.
  • Não recebi o meu voucher. Como devo proceder?

    Pode contactar-nos para que lhe seja enviada uma cópia por e-mail (em formato PDF ou HTML) ou por fax. Pode ainda visitar o nosso site para visualizar e imprimir uma cópia do voucher.
  • E se eu encontrar uma oferta melhor de um concorrente?

    Uma das maiores vantagens de efectuar uma reserva com a Auto Europe é que garantimos aos nossos clientes os melhores preços e serviço no mercado. Caso se depare com um preço mais baixo de uma empresa concorrente para um veículo semelhante (termos, localização e taxas extra comparáveis), baixaremos o nosso preço para o valor oferecido pela concorrência. Se encontrou um preço melhor num dos nossos concorrentes, preencha o nosso formulário "Garantia de melhores preços".
  • O que acontece às minhas informações pessoais?

    A Auto Europe reconhece e valoriza a importância de uma utilização responsável das informações recolhidas no nosso site. Só utilizaremos essas informações para contactos referentes a reservas ou inquéritos efectuados connosco. A Auto Europe nunca irá vender ou partilhar as suas informações com terceiros.


    Gestão dos Dados Pessoais

    A qualquer momento pode solicitar saber, modificar ou apagar os dados que temos registados sobre si. Para isso, contacte-nos com o seu pedido através do endereço de email data-protection@autoeurope.de ou para a seguinte morada:

    Auto Europe Deutschland
    Landbergerstr. 155
    80687 Munique
    Alemanha

  • O site utiliza cookies?

    De modo a melhor podermos servi-lo, o site da Auto Europe efectua uma utilização limitada de cookies. No entanto, não armazenamos quaisquer informações pessoais ou dados de cartão de crédito nesses cookies. Estes incluem apenas um número de identificação da sessão e outras informações básicas relativas à sua visita (como por exemplo, o país seleccionado pelo utilizador). Pode eliminar os cookies da Auto Europe clicando aqui. Se ainda não tiver concluído a sua reserva, faça-o antes de remover os cookies. Caso contrário, terá de iniciar novamente o processo de reserva.

Aluguer de Carros - Perguntas Frequentes

  • Quando chegar ao meu destino, como encontro a Auto Europe?

    Na qualidade de "broker", a Auto Europe não possui frota própria nem balcões de atendimento. O nome da empresa de aluguer local que fornece o veículo está indicado no voucher.
  • Quais os documentos que é necessário apresentar ao balcão para levantar o veículo?

    Deverá apresentar os seguintes documentos ao balcão:
    • O voucher da Auto Europe;
    • Um cartão de crédito em nome to condutor titular do contrato de aluguer;
    • Carta de condução e Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do condutor principal (e de quaisquer condutores adicionais que pretenda adicionar ao contrato de aluguer).
  • Quando começa realmente o período de aluguer?

    Os nossos preços baseiam-se em períodos de 24 horas, pelo que o aluguer começa no momento exacto do levantamento do veículo, que normalmente está indicado no contrato de aluguer.
  • Qual o valor do depósito de segurança bloqueado no meu cartão pela companhia local?

    O valor do depósito de segurança equivale normalmente ao valor da franquia + combustível (consoante a opção de abastecimento contratada) + IVA. O depósito é bloqueado no cartão de crédito em nome do condutor principal pela duração do aluguer. Depois de o veículo ser devolvido (nas mesmas condições em que foi alugado), esse montante é desbloqueado.
  • Como é efectuado o bloqueio do depósito de garantia?

    O bloqueio do depósito só pode ser efectuado num cartão de crédito. Este dever ser um cartão de crédito internacional válido em nome do condutor principal indicado no voucher. É necessário que o cartão de crédito tenha plafond suficiente para que o depósito possa ser bloqueado. Normalmente, o valor da caução é bloqueado apenas e não debitado. Para pagamento do depósito não são aceites cartões de crédito de terceiros, cheques, dinheiro ou depósito antecipado.
  • O veículo será da marca e modelo exactos que reservei?

    Tanto a Auto Europe como a empresa local de aluguer garantem apenas a categoria do veículo e não uma marca ou modelo específico. As frotas das empresas de aluguer incluem carros de vários fabricantes que se incluem numa mesma categoria, ou seja, que possuem as mesmas características. As fotografias de veículos apresentadas no motor de reservas são meramente ilustrativas e indicam apenas a categoria do veículo (daí serem seguidas das palavras "ou semelhante").
  • Quais as regras relativas ao abastecimento de combustível?

    Existem quatro tipos de políticas de combustível praticadas pelos nossos parceiros, todas alheias à Auto Europe.


    • Full / Full: Significa que recebe e tem que devolver o carro com o tanque cheio. Caso devolva o veículo com menos combustível, ser-lhe-á cobrado o valor equivalente ao montante em falta + uma taxa de reabastecimento.

    • Full/Empty A: O cliente pode optar por pagar pelo tanque de combustível no momento do levantamento e devolver o carro com o tanque vazio.

    • Full/Empty B: Significa que o cliente deve pagar pelo primeiro tanque de combustível no momento do levantamento e deve devolver o carro com o tanque o mais vazio possível. Neste caso, o valor do combustível é pago localmente ao balcão da empresa de aluguer.

    • Half/Half: Significa que deve devolver o carro com a mesma quantidade de combustível que o veículo tinha inicialmente. Não será efectuado qualquer reembolso por combustível não utilizado.

    Para mais informações consulte o nosso Guia de Combustível

  • Que tipo de equipamento opcional está disponível?

    Caso necessite de assentos adequados para bebés/crianças, porta-skis, barra de tejadilho ou GPS, deverá solicitar o equipamento relevante no momento da reserva. Todos os equipamentos opcionais estão sujeitos à disponibilidade da empresa local e a confirmação por parte da mesma. Todos os equipamentos opcionais são pagos localmente.
  • Qual a cobertura de seguro do veículo?

    Todos os carros de aluguer estão cobertos por seguros de responsabilidade civil/para terceiros com um montante de cobertura mínima em conformidade com a legislação local. Todos os carros incluem CDW (Collision Damage Waiver - Seguro contra danos de colisão) ou LDW (Loss Damage Waiver - Cobertura contra danos e furto), normalmente com uma taxa de franquia em caso de danos ou furto do carro alugado.
  • Preciso de seguros extra?

    Normalmente as empresas locais oferecem seguros extra localmente, tal como SuperCDW (para reduzir ou excluir o valor da franquia), Seguro de acidentes pessoais, entre outros. Cabe ao cliente decidir se pretende adquirir qualquer dos seguros oferecidos localmente. É de notar, no entanto, que o valor do aluguer já inclui todos os seguros obrigatórios para o veículo circular e que os seguros oferecidos localmente são OPCIONAIS.
  • Posso solicitar o serviço de entrega e recolha de veículos?

    No momento da reserva, pode solicitar que o veículo seja entregue/recolhido por uma taxa adicional. Os carros de aluguer só podem ser entregues em/recolhidos de hotéis, não estando este serviço disponível para residências privadas, parques de campismo ou outros.
  • Preciso de uma Carta de Condução Internacional?

    Se a sua carta de condução não estiver escrita em alfabeto romano e/ou for viajar para fora da Europa, recomendamos vivamente a aquisição de uma Cartão de Condução Internacional PARA ALÉM da sua carta de condução válida. Em determinados destinos e com determinados parceiros, a apresentação da Carta de Condução Internacional é obrigatória para o levantamento do veículo. Consulte os termos e condições relevantes ao efectuar a reserva.
  • Os meus amigos ou familiares também podem conduzir o carro alugado?

    É necessário que qualquer condutor adicional seja registado no contrato de aluguer. Os condutores adicionais têm de estar presentes para a assinatura do contrato e têm de apresentar uma carta de condução válida, bem como o respectivo Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão. A maior parte dos nossos parceiros cobra uma taxa diária adicional por cada condutor adicional, mas não sempre. No momento da reserva, verifique nos Termos e Condições se esta taxa já está incluída no preço do aluguer.
  • Existe uma idade mínima para alugar um carro?

    Sim. As empresas locais determinam um idade mínima para o condutor principal e para os condutores adicionais. A idade mínima varia em função da empresa, do país e da categoria do veículo. Na maior parte dos casos, as empresas cobram ainda uma "sobretaxa de condutor jovem" para determinadas faixas etárias.
  • Posso devolver o veículo mesmo que o posto de atendimento esteja fechado?

    No momento da reserva, é possível verificar se o posto de atendimento local dispõe de uma "dropbox" para a devolução das chaves do veículo. Se for o caso, poderá acordar a devolução com a empresa local no momento do levantamento do carro. Tome em atenção, no entanto, que continuará a ser responsável por quaisquer danos ao veículo, mesmo que tenha estacionado o carro e deixado as chaves na "dropbox".
  • Pretendo apresentar uma queixa. Há algum limite de tempo que tenha de respeitar?

    Sim. Caso encontre algum problema durante o seu aluguer, dispõe de 90 dias a partir da data de entrega para nos expor o caso. Depois de passado esse período de tempo, já não nos será possível prestar-lhe assistência. Para contactar o nosso centro de apoio ao cliente, pode preencher o formulário próprio ou enviar um e-mail para ptcs@autoeurope.de.

Carros de Luxo e Desportivos - Perguntas Frequentes

  • Se cancelar ou alterar a minha reserva, tenho de pagar alguma taxa?

    As alterações e/ou cancelamentos da reserva são gratuitos até 72 horas antes do levantamento do veículo. No entanto, caso o cliente pretenda alterar a reserva, o preço do veículo será actualizado para reflectir os preços vigentes à data da alteração. Cancelamentos ou alterações com menos de 72 horas antes do início do aluguer estão sujeitos a uma taxa mínima à qual pode ser adicionada uma taxa de entrega caso o veículo tenha sido deslocado para o local de entrega. Todas as alterações e cancelamentos devem ser processados pela Auto Europe e não através dos nossos parceiros/associados.
  • A Auto Europe dispõe de um número de telefone para Portugal?

    Sim! Pode contactar-nos através do número de telefone +351 308 805 968.
  • Quais os métodos de pagamento disponíveis para este tipo de alugueres?

    Devido ao elevado valor dos veículos de luxo ou desportivos, deverão ser apresentados 2 cartões de crédito no momento do levantamento. A Auto Europe aceita os seguintes cartões de crédito como forma de pagamento: American Express, Mastercard e Visa.
  • Como proceder ao levantamento do veículo?

    Se o levantamento estiver previsto para um aeroporto ou outro espaço público, será recebido por um funcionário local, que estará munido de uma placa com o seu nome. Os veículos também podem ser entregues e devolvidos em hotéis e outros locais. Contacte-nos para mais informações.
  • Qual o processo de confirmação?

    Ser-lhe-á enviado um voucher de confirmação pormenorizado. Se efectuar a reserva por telefone, o voucher será enviado por fax imediatamente após a confirmação do pagamento. Se efectuar a reserva online, o voucher será enviado por e-mail imediatamente após a confirmação do pagamento. Em ambos os casos, uma cópia em papel será enviada por correio no dia útil seguinte.
  • Preciso de fazer a reserva com muita antecedência?

    Precisamos de um período de antecedência mínimo de 24 horas para reservas de carros especiais.

Serviço de Transfer - Perguntas Frequentes

  • A Auto Europe dispõe de um número de telefone para Portugal?

    São fornecidas informações de contacto com o seu voucher de confirmação e pode ainda contactar-nos através do número de telefone +351 308 805 968.
  • Quais os métodos de pagamento aceites para o serviço de transfer?

    A Auto Europe aceita as seguintes formas de pagamento: American Express, Mastercard e Visa.
  • Como é confirmada a minha reserva?

    Ser-lhe-á enviado um voucher de confirmação pormenorizado. Se efectuar a reserva por telefone, o voucher é enviado por fax imediatamente após a recepção do pagamento. Se efectuar a reserva online, o voucher é enviado por e-mail imediatamente após a recepção do pagamento. Em qualquer um dos casos, é ainda enviada uma cópia física por e-mail no dia útil seguinte ao da reserva.
  • Qual a antecedência com que é necessário solicitar o serviço de transfer?

    A Auto Europe garante a confirmação de pedidos efectuados com uma antecedência mínima de 24 horas. No entanto, somos normalmente capazes de confirmar a maior parte dos pedidos efectuados com pelo menos 3 horas de antecedência. O serviço tem de ser pago previamente e as informações de cartão de crédito serão mantidas em arquivo para a eventualidade da ocorrência de despesas adicionais.
  • Como encontro o meu motorista de transfer?

    Se o serviço de transfer ocorrer num aeroporto ou estação pública, o motorista estará à sua espera com uma placa de identificação.
  • É cobrada alguma taxa pelo o cancelamento da reserva?

    Normalmente, as reservas são totalmente reembolsáveis até ao momento em que o motorista sair da garagem com o veículo. Em casos de não comparência, será cobrado o valor total do serviço.
  • É cobrada alguma taxa pela alteração da reserva?

    Se o cliente pretender efectuar alguma alteração ao serviço de transfer, não será cobrada qualquer taxa adicional.

Serviço de Motorista - Perguntas Frequentes

  • Como encontro o motorista no aeroporto?

    O nosso motorista estará à sua espera em aeroportos ou outras estações públicas com uma placa informativa com o seu nome. Também nos podemos dirigir ao seu hotel ou outras localizações.
  • A Auto Europe dispõe de um número de telefone para Portugal?

    São fornecidas informações de contacto com o seu voucher de confirmação e pode ainda contactar-nos através do número de telefone +351 308 805 968.
  • A Auto Europe oferece serviços personalizados?

    Sim. No entanto, é necessário um aviso prévio para que possamos preparar o itinerário e outros pedidos especiais.
  • Quais os métodos de pagamento aceites para o serviço de motorista?

    A Auto Europe aceita os seguintes cartões de crédito como formas de pagamento: American Express, Mastercard e Visa.
  • Como é confirmada a minha reserva?

    Ser-lhe-á enviado um voucher de confirmação pormenorizado. Se efectuar a reserva por telefone, o voucher é enviado por fax imediatamente após a recepção do pagamento. Se efectuar a reserva online, o voucher é enviado por e-mail imediatamente após a recepção do pagamento. Em qualquer um dos casos, é ainda enviada uma cópia física por e-mail no dia útil seguinte ao da reserva.
  • Qual a antecedência com que é necessário solicitar o serviço de motorista?

    A Auto Europe garante a confirmação de pedidos efectuados com uma antecedência mínima de 24 horas. No entanto, somos normalmente capazes de confirmar a maior parte dos pedidos efectuados com pelo menos 3 horas de antecedência. O serviço tem de ser pago previamente e as informações de cartão de crédito serão mantidas em arquivo para a eventualidade da ocorrência de despesas adicionais.
  • É cobrada alguma taxa pelo cancelamento do serviço?

    As reservas são totalmente reembolsáveis quando o cancelamento é solicitado até 24 horas antes do início do serviço. Em casos de não comparência, será cobrado o valor total do serviço.
  • É cobrada alguma taxa pela alteração da reserva?

    Se o cliente pretender efectuar alguma alteração à reserva com serviço de motorista, não será cobrada qualquer taxa adicional.
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