Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    ROTA DO VINHO EM PORTUGAL

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    A Rota do Vinho em Portugal: Do Porto a Braga

    Localizado no norte de Portugal, o Vale do Douro é coberto por densas florestas e lar de abundantes vinhas. A região, com o mesmo nome que um dos maiores rios da Península Ibérica, é famosa pela produção de esplêndidos vinhos, o efervescente Vinho Verde ou o doce e fortificado Porto. Sendo uma região rica em história, o Douro é uma das representações mais perfeitas do país.

    O Porto, a maior cidade da região do Vale do Douro e onde o rio tem a sua desembocadura, é um fantástico ponto de partida para a exploração da Rota do Vinho em Portugal. Uma excursão por este itinerário não estaria completa sem uma visita a esta cidade, que encanta os visitantes com os seus sítios históricos, obras arquitectónicas e, como não podia deixar de ser, pelo vinho do Porto. Deixe-se guiar pelas nossas sugestões e parta numa road trip pela Rota do Vinho em Portugal.

    A primeira etapa desta jornada, entre o Porto Viana do Castelo irá demorar cerca de uma hora e nesta bela cidade costeira poderá combinar os deliciosos pratos de peixe acabados de pescar com o vinho branco local. Depois de explorar a cidade piscatória, a viagem continua até Guimarães. O seu centro histórico é considerado Património Mundial da UNESCO, por isso não deixe de visitar as obras arquitectónicas que se encontram espalhadas um pouco por todo o centro. E para acabar esta magnífica road trip pelo Vale do Douro, dê um salto até Braga, com as suas igrejas barrocas, esplêndidas herdades do século XVIII, parques, jardins e áreas verdes.

    Itinerário Distância Duração
    Porto a Viana do Castelo 74 km 51 minutos

    Viana do Castelo a Guimarães

    80 km 56 minutos
    Guimarães a Braga 25 km 25 minutos
    Total: 179 km 2 horas e 12 minutos

    A Rota do Vinho em Portugal - Dia 1: Porto

    A Rota do Vinho em Portugal - Dia 1: Porto A Rota do Vinho em Portugal - Dia 1: Porto

    O que fazer no Porto

    Esta road trip pelo Porto, cidade mundialmente conhecida pelo seu vinho tinto doce, o famoso Vinho do Porto, inicia-se ao levantar o seu carro no Aeroporto do Porto. Visite o Museu do Vinho do Porto onde poderá conhecer um pouco mais da história desta que é a região vinícola mais importante do país e coroe a sua visita com uma degustação de vinhos. Tome parte de uma visita guiada às caves da Taylor's ou da Graham's onde poderá, além de provar os vinhos mais extraordinários, aprender tudo sobre a cultivação das uvas e a produção do vinho.

    Sendo a segunda maior cidade de Portugal, o Porto oferece um grande número de sítios históricos e eventos culturais aos seus visitantes. Entre as muitas obras que merecem uma visita, destacamos a Sé do Porto, datada do século XIII, com os seus belíssimos ornamentos e a Torre dos Clérigos, a torre sineira barroca. Vai valer a pena subir os seus cerca de 240 degraus e apreciar a deslumbrante vista panorâmica sobre a cidade e o rio Douro. No Museu Nacional Soares dos Reis encontra pinturas e esculturas criadas entre os séculos XIX e XX, que poderá mais tarde comparar com as obras de arte contemporânea em exibição no Museu de Arte Contemporânea.

    Para muitos, a melhor altura para visitar o Porto é em meados de Junho, quando se celebra a Festa de São João, uma festa popular recheada com musica ao vivo, arraiais e festas de rua. Se não for adepto deste tipo de "confusão" e preferir actividades como uma caminhada relaxante na praia, faça-se à estrada, a bordo do seu aluguer de carros no Porto, e dê um salto até à Foz do Douro. Vai valer muito a pena!

    Restaurantes no Porto

    É muito fácil encontrar restaurantes que sirvam pratos da cozinha típica no Porto e o leque de opções é muito vasto. Os maravilhosos pratos oferecidos no restaurante Dama Pé de Cabra são acompanhados por um serviço de excelência e servidos num ambiente familiar. No Cafeteria Pintainho poderá provar pratos confeccionados com peixe fresco, vindo quase directamente do mar. O Essência - Restaurante Vegetariano é perfeito para os adeptos deste tipo de cozinha, mas pode ser necessário reservar uma mesa. Se é daqueles que prefere preparar os próprios pratos, dê um salto à Rua Formosa, onde poderá comprar os ingredientes da mais alta qualidade numa das antigas mercearias.

    Se tem planos para uma noite animada, o distrito da Ribeira é o lugar certo. Esta parte antiga da cidade oferece uma grande variedade de restaurantes, bares e discotecas.

    Alojamento no Porto

    Se pretende passar a noite num hotel moderno, considere o Porto Palácio Congress Hotel & Spa ou o HF Ipanema Park, um hotel de 5 estrelas e com uma deslumbrante vista da cidade e Foz do Douro. Convenientemente localizado perto do centro, o Quality Inn Portus Cale oferece quartos um pouco menos luxuosos mas também muito confortáveis. Se prefere lugares menos centrais e consequentemente longe das multidões, escolha a Pousada do Porto, Hotel Palacio do Freixo, a cerca de 15 minutos do Porto.


    A Rota do Vinho em Portugal - Dia 2: Viana do Castelo

    A Rota do Vinho em Portugal - Dia 2: Viana do Castelo A Rota do Vinho em Portugal - Dia 2: Viana do Castelo

    O que fazer em Viana do Castelo

    A viagem continua para norte, ao longo da costa e por vilas históricas, numa road trip até Viana do Castelo. Conhecida como a jóia da Costa Verde, Viana do Castelo atrai muitos visitantes pela sua Citânia de Santa Luzia, a "cidade velha" medieval, e as suas belas praias. Construída em estilo manuelino, a Citânia de Santa Luzia desenvolveu-se durante o reinado de Manuel I e é caracterizada pelos seus ricos ornamentos e a mistura entre a arquitectura gótica e renascentista. Entre os principais pontos de interesse em Viana do Castelo destacam-se a Praça da República, o Chafariz de 1553 e a Igreja da Misericórdia. Mas na cidade existem muitos outros destaques arquitectónicos a serem descobertos. Explore o centro histórico da cidade e conheça um pouco mais da história e tradição local, ligadas aos rendados e à indústria de construção naval.

    Conduza o seu aluguer de carros desde Viana do Castelo até ao Monte de Santa Luzia, onde poderá relaxar com um passeio pela floresta. Atreva-se a subir ao topo da montanha e será recompensado com a melhor vista da cidade. Não perca a oportunidade de visitar o Parque Nacional da Peneda do Gerês, a primeira área protegida criada em Portugal e a única com o estatuto de parque nacional, com pitorescas paisagens, cascatas, pequenas vilas solitárias e uma grande riqueza de vida selvagem.

    Restaurantes em Viana do Castelo

    Graças à sua localização à beira mar, Viana do Castelo é um paraíso para os apreciadores de pratos de peixe e marisco. Aproveite o seu passeio pela cidade e dê um salto ao bairro perto da lota onde irá encontrar o restaurante Taberna do Valentim, que oferece um delicioso arroz de peixe e uma grande selecção de peixes grelhados. Vai valer a pena fazer uma visita ao restaurante O Tabernão, um restaurante no centro histórico de Viana onde se servem excelentes petiscos, como polvo marinado, acompanhados de bons vinhos. Se peixe não é o seu forte, visite o Restaurante Santos, com um ambiente amistoso, onde poderá experimentar um delicioso frango de churrasco. Em alternativa poderá provar os mais excepcionais pratos de carne no Tasquinha da Praça.

    Alojamento em Viana do Castelo

    Na cidade encontra uma grande variedade de opções de acomodações. Se prefere ficar perto da natureza, opte por fazer um acampamento no Orbitur. Situado numa das margens do rio Lima, o parque oferece acesso directo à praia e instalações para a prática de desportos aquáticos. Para uma estadia especial, considere a Pousada De Viana Do Castelo, um hotel localizado no Monte de Santa Luzia que oferece quartos elegantes e com uma vista maravilhosa sobre a costa. Graças ao seu carro de aluguer poderá facilmente deslocar-se à Quinta do Monteverde, convenientemente localizada longe das ruas agitadas da cidade e onde poderá desfrutar de uma estadia relaxante numa mansão do século XVI.


    A Rota do Vinho em Portugal - Dia 3: Guimarães

    Road trip in Guimaraes, Portugal Road trip in Guimaraes, Portugal

    O que fazer em Guimarães

    A rota para esta viagem ao longo do Vale do Douro irá levá-lo até Guimarães, cujo centro histórico foi classificado Património Mundial pela UNESCO em 2001. Aproveite as vantagens que um aluguer de carros em Guimarães proporcionam e explore esta bonita cidade medieval, onde poderá deslumbrar-se com obras arquitectónicas criadas entre os séculos XII e XIX. O Largo da Oliveira é um excelente ponto de partida para a sua visita. Estacione o carro e dirija-se à Rua da Santa Maria, considerada a rua mais bonita da cidade, que o irá levar directamente à praça do Largo da Oliveira. Os cafés localizados na praça podem ser um bocado caros, mas compensam o gasto pelo ambiente encantador que proporcionam. Visite a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, inicialmente construída como um mosteiro e classificada como monumento nacional desde 1910. E não deixe de fazer uma visita ao medieval Castelo de Guimarães onde, segundo alguns historiadores, nasceu Dom Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal. Tire o máximo proveito da sua road trip até Guimarães e dirija-se ao Monte de São Romão, onde poderá explorar as ruínas da Citânia de Briteiros, um sítio arqueológico com construções urbanas que remontam à Idade do Ferro.

    Restaurantes em Guimarães

    A cidade oferece uma vasta gama de locais onde se servem deliciosos petiscos, sejam eles tabernas pequenas e simples ou restaurantes modernos. O Castas & Tostas é um restaurante é bastante elogiado pela sua cozinha excepcional, ambiente simpático e pessoal qualificado. No pequeno e aconchegante restaurante Buxa será mimado com uma ampla selecção de pratos tradicionais portugueses. O Casa Amarela serve cozinha mediterrânea e para deliciosos pratos de peixe e bifes, dê um salto até ao Xisko.

    Alojamento em Guimarães

    Localizada a uma curta distância a pé do centro histórico, a Pousada de Santa Marinha é uma excelente escolha de acomodação para a sua estadia. Um antigo convento, o estabelecimento oferece todas as comodidades de um hotel de luxo assim como bonitas vistas sobre a cidade. Modernas instalações são oferecidas pelo Hotel da Oliveira, com quartos espaçosos e confortáveis e localizado perto das principais atracções turísticas da cidade. O EMAJ oferece aos seus hóspedes duas opções de alojamento: clássico e moderno. Fica situado no antigo edifício do banco BNU e está dividido em dois estilos arquitectónicos que os hospedes podem escolher.


    A Rota do Vinho em Portugal - Dia 4: Braga

    A Rota do Vinho em Portugal - Dia 4: Braga A Rota do Vinho em Portugal - Dia 4: Braga

    O que fazer em Braga

    A rota do vinho em Portugal chega agora ao seu último destino, Braga, considerado o centro religioso do país. O principal marco da cidade é a sua Sé Catedral, um dos mais importantes templos românicos de Portugal. A sua construção, iniciada no século XII, levou 200 anos a ser concluída, e apesar do estilo arquitectónico original ter sido o românico, hoje em dia a Catedral apresenta traços do estilo gótico, manuelino e barroco. A entrada para a Catedral custa 2€ e a visita aos Tesouros da Sé custa 3€.

    A menos de 5 km do centro da cidade, encontra-se o Santuário do Bom Jesus do Monte, um dos mais majestosos sacro-montes na Europa, onde os estilos barroco, rococó e neoclássico predominam. Desde o Bom Jesus poderá apreciar uma deslumbrante vista panorâmica sobre a cidade.

    Tire proveito do seu aluguer de carros desde Braga e aproveite para explorar o Parque Natural do Litoral Norte, com as suas dunas de areia, que se estende por cerca de 16 km entre o oceano Atlântico e o rio Cávado.

    Restaurantes em Braga

    Nenhuma road trip até Braga estará completa se não tirar algum tempo para provar as iguarias locais. Para uma verdadeira experiência de sabores, visite o restaurante Taberna Belga, onde poderá deliciar-se com uma das melhores francesinhas do país. Explore a cozinha local com um toque espanhol no Tapeira Palatu. Prove deliciosos pratos de peixe e marisco no Docamar Marisqueira ou experimente a sua caldeirada de peixe. O colorido Restaurante Tia Isabel serve pratos de bacalhau que o irão deixar com água na boca. No restaurante São Frutuoso poderá desfrutar de um jantar delicioso num ambiente rústico e charmoso.

    Alojamento em Braga

    Como acontece nas cidades mais turísticas de Portugal, como Faro, a variedade de opções de alojamento em Braga é grande e com certeza que irá encontrar algo que vá de encontro aos seus gostos e bolso. O Hotel Bracara Augusta oferece quartos com decoração clássica e uma localização central privilegiada. O Melia Braga Hotel & Spa é onde poderá relaxar e desfrutar das instalações de alta categoria. Se prefere algo menos custoso, escolha a Residencial dos Terceiros, no centro da cidade. Também encontra na cidade hotéis das cadeias mais populares, como o Mercure Braga Centro ou o Ibis Braga.

    Se essa road trip pela Rota do Vinho despertou o aventureiro em si, considere continuar a sua road trip por Portugal até Lisboa, o centro cultural e financeiro do país.


    Informações úteis para a sua road trip em Portugal

    Dicas para a sua Road Trip
    Dicas para a sua Road Trip
    Aluguer de carros - Serviço One-Way
    Aluguer de carros - Serviço One-Way

    Mais road trips em Portugal

    Road Trip pela região da Estremadura Road trip pelas praias da Grande Lisboa Road trip pela região do Dão

    Voltar ao topo