Madrid, a capital espanhola, está localizada bem no centro da Península Ibérica. Graças à sua posição central, Madrid é uma cidade vibrante com uma grande riqueza cultural e artística. É uma cidade cosmopolita, com uma vida noturna fantástica e com o irresistível toque espanhol, que esperamos absorver a cada passo. Fazer um aluguer de carros em Madrid é uma excelente forma de explorar não só a própria cidade, mas também de poder visitar cidades vizinhas como Toledo ou Valladolid. E se está a pensar ficar mais tempo no país vizinho, aconselhamos a continuar a viagem rumo a sudeste e a visitar a cidade de Alicante: a zona da Costa Brava, o Mar Mediterrâneo e a gastronomia rica em peixe e marisco irão conquistá-lo. Também pode seguir a viagem quase em linha reta para sul, visitar Málaga e ter um gostinho do que a região da Andaluzia lhe pode oferecer.
Ao reservar com a Auto Europe irá encontrar os melhores preços do mercado, aliados a um serviço de qualidade em mais de 24.000 balcões de levantamento espalhados por mais de 180 países em todo o mundo. Reserve agora mesmo, visitando o nosso poderoso motor de reservas acima, ou contacte-nos através do telefone +351 (21) 12 485 73 e fale com um dos nossos simpáticos agentes de reservas para desfrutar de uma experiência de condução inesquecível. Seja um veículo para o dia-a-dia ou um premium de luxo ou desportivo, a escolha é sua. Os nossos clientes anteriores partilharam connosco as suas experiências de aluguer de automóveis em Madrid. Para que você tenha uma ideia do que eles vivenciaram, saiba mais na página opiniões de clientes sobre o aluguer de carros em Madrid e reserve hoje mesmo com toda a confiança.
Tal como acontece em muitas capitais europeias, o trânsito em Madrid pode ser bastante caótico. Espere por longas filas de trânsito e por dificuldades em encontrar um lugar de estacionamento livre. Além disso, o estilo de condução pouco convencional e livre dos habitantes locais pode dificultar a condução do seu rent a car em Madrid. Esta cidade possui três estradas principais e três estradas mais pequenas, que o levarão a outras partes da cidade sem ter de passar pelo centro. Se precisar de conduzir pela cidade velha, prepare-se para um labirinto complexo de ruas pequenas ou opte por conduzir nas vias principais, como a Gran Vía.
Uma das leis espanholas que talvez não conheça é o facto de o código da estrada deste país obrigar os condutores que utilizam óculos por prescrição a terem um par de óculos suplentes consigo durante o momento da condução. As nossas dicas de condução em Espanha irão ajudá-lo a preparar-se melhor para conduzir no país vizinho.
Apesar de Madrid ser uma cidade relativamente segura, é aconselhável estacionar o seu carro alugado em parques de estacionamento com vigilância noturna. Os parques de estacionamento subterrâneos são geralmente a melhor opção, especialmente porque estão abertos 24 horas por dia. O parque de estacionamento na Estação Atocha, apesar de oferecer um período de estacionamento limitado, está convenientemente localizado a apenas 10 minutos a pé do Museu de Prado e a 5 minutos do Museu Reina Sofia. O estacionamento na rua também está disponível em algumas partes da cidade.
Tome atenção às linhas do estacionamento. As linhas descontínuas azuis indicam estacionamento sujeito a pagamento e as linhas descontínuas verdes indicam um lugar de estacionamento destinado exclusivamente a titulares de uma permissão ou a visitantes, pelo máximo de 2 horas. Em algumas zonas, as regras de estacionamento são mais permissivas durante o fim de semana. Por isso, leia a sinalização com atenção.
Se o seu objetivo for um estacionamento mais longo, é preferível optar pelo Callao Smart Parking, perto da estação de metro de Callao ou pelo Parking Cuesta de San Vicente, junto à estação Plaza de España. Ambos são estacionamentos pagos, mas o preço é acessível. Se preferir estacionamentos gratuitos, o melhor é recorrer aos parques nos subúrbios da cidade.
O Aeroporto de Madrid também conhecido por Aeroporto Adolfo Suárez, é um dos maiores aeroportos do mundo em termos de área coberta por terminais. O aeroporto fica a cerca de 13 km do centro da cidade de Madrid e, com as inúmeras ligações de comboio e metro, é rápido e fácil deslocar-se de e para o aeroporto. Com os seus quatro terminais, este aeroporto é um centro europeu de viagens que liga a Península Ibérica a uma grande quantidade de destinos transatlânticos, europeus e asiáticos, sendo também visto como a porta de entrada para a América Latina. Considerado um dos mais movimentados aeroportos de Espanha, conta atualmente com mais 50 milhões de passageiros por ano e com mais de 90 companhias aéreas, como a Tap Air Portugal, a Iberia, a Easyjet e a Ryanair, que fazem a ligação direta entre a cidade espanhola e diversos pontos de Portugal e do mundo.
Aeroporto Madrid (MAD)
Morada: Av. de la Hispanidad s/n, 28042 Madrid, Espanha
Site: www.aena.es
Número de telefone: +34 91 321 10 00
É fácil perdermo-nos em Madrid, tendo em conta tudo o que a cidade tem para oferecer. Seja pela sua gastronomia, seja pela arte ou pela elegância dos parques. Se quer passear e conhecer a cidade ou se quer envolver-se completamente na cultura madrilena, não perca mais tempo, temos algumas sugestões para si:
Através do aluguer de carros em Madrid, a sua viagem por Espanha vai tornar-se ainda melhor! Com esta pequena lista de alguns dos locais que pode visitar perto de Madrid, garantimos-lhe que não vai querer ficar-se apenas por uma cidade!
Toledo
Situada no topo de uma colina, acima das planícies de Castilla-La Mancha e cercada pelo rio Tejo, esta cidade medieval fica a apenas 72 km a sudoeste de Madrid e é facilmente acessível de carro pela autoestrada A-42. Batizada como património da UNESCO, Toledo é conhecida como a Cidade das Três Culturas, devido às influências de muçulmanos, cristãos e judeus, que lhe proporcionaram um estilo arquitetónico único. Aqui, alguns dos locais obrigatórios são a Santa Iglesia Catedral Primada, bem como os diversos monumentos e locais religiosos. Se é amante de gastronomia, dirija-se à Confiteria Santo Tome na Plaza de Zocodover e delicie-se com o famoso maçapão.
Cuenca
A menos de duas horas de Madrid, pela A-3 e A-40, encontramos a pitoresca cidade de Cuenca, famosa pelas suas Casas Colgadas sobre o rio Huécar. Da estreita Puente de San Pablo é possível apreciar a magnifica vista para a cidade. Mas cuidado! O caminho até lá é feito a pé e a subida pode ser um desafio para alguns! Como Património da UNESCO, é possível fazer uma visita guiada de cerca de 2 a 3 horas e aprofundar os conhecimentos e as experiências sobre esta verdadeira joia de Espanha.
Salamanca
Esta cidade não deve ser confundida com o bairro homónimo em Madrid. Muito conhecida devido à Universidade de Salamanca, a primeira de Espanha e a quarta mais antiga do mundo, esta cidade fica a 2 horas e meia de Madrid, na região de Leão e Castela, perto da fronteira com Portugal. Aqui, além de visitar a universidade, não pode perder o esplendor arquitetónico da Plaza Mayor, construída em 1755, com um design barroco churrigueresco, bem como dar um saltinho à ponte romana que se estende sobre o rio Tormes.
Madrid está situado no centro da Península Ibérica, a uma altitude média de 646 metros acima do nível do mar. O seu clima diversificado e equilibrado garante uma estadia agradável aos seus visitantes, principalmente durante a primavera e o outono. No verão, as temperaturas podem subir até os 40ºC. As altas temperaturas e a humidade baixa são os requisitos ideais para aqueles que preferem um clima quente e seco. No inverno, devido à proximidade com a Serra de Guadarrama, as temperaturas podem cair abaixo de zero, acompanhadas de ventos fortes e frios, com temperaturas a atingir, raramente, os 10ºC.
A cidade de Madrid remonta ao ano de 865, quando se chamava Mayratt, construída e fortificada pelo governante muçulmano Mohammed I de Córdoba, sendo uma das cidades mais bem localizadas em termos estratégicos em toda a Península Ibérica. A conquista dos árabes durou até 1083, quando Alfonso VI de Castela voltou a ter o controlo da cidade. Neste período, as várias religiões viviam pacificamente. A cidade voltou a ser conquistada pelos árabes e, só aquando da queda de Granada às forças cristãs, em 1492, voltou a ter independência. Nesta altura, por mão da reconquista cristã, muitos dos monumentos e artefactos islâmicos foram substituídos, como forma de eliminar a influência árabe sobre a cidade. Posteriormente, entre os séculos XVI e XVII, Madrid foi reconhecida como parte de um grande império na idade do ouro, acabando por assumir o papel de capital de Espanha.
Espanha, no seu todo, e Madrid, em específico, sofreram diversas mudanças, aquando do comando do general Francisco Franco Bahamonde. No início do regime, em 1931, o general estava contra a formação da República Espanhola, o que levou à guerra civil. Conhecido por ter cometido crimes contra a população espanhola e por ter levado à construção de campos de concentração com trabalhos forcados e execuções, o General teve o apoio do Reino da Itália e da Alemanha nazi, ao longo de todo o seu regime. O regime autoritário de Franco chegou ao fim com a sua morte em 1975, o que trouxe alguma esperança aos espanhóis. O Rei Juan Carlos assumiu o reinado e transformou Espanha numa democracia parlamentar.
Já que está a pensar visitar esta zona, consulte o nosso plano de road trip pela Espanha Central e descubra outras cidades que poderá visitar nas proximidades da capital espanhola.
Se não quiser alugar de carros em Madrid ou preferir deixá-lo estacionado para visitar todos os recantos da cidade, saiba que Madrid oferece uma rede extensa de rotas de transportes públicos, com 13 linhas de metro, 10 linhas de comboios locais, e mais de 200 linhas de autocarro. Não é somente rápida, eficiente e segura, mas também é bastante acessível. Além dos transportes coletivos, também estão disponíveis inúmeros táxis com preços relativamente baixos e acessíveis.
Cartão de transporte
Os turistas, não residentes em Madrid, para viajar no sistema de transporte públicos da cidade, devem comprar uma Tarjeta Multi, disponível desde 1 de janeiro de 2018. Este cartão é recarregável e pode ser adquirido em todas as estações de metro e em outros locais com revendedores autorizados. Pode optar por um cartão com 10 viagens de autocarro e metro por 12,20€ ou pagar uma viagem individual que custa 1,50€.
Autocarro
A enorme quantidade de linhas de autocarros disponíveis na cidade fazem com que seja possível deslocar-se de forma cómoda para os diversos pontos da cidade, bem como para as periferias. Tenha em atenção que é obrigatório validar o bilhete ao entrar no transporte. Os condutores esperam até ouvir a validação do bilhete e só depois continuam a viagem.
Metro
Com as suas várias linhas de metro, as deslocações na cidade são bastante rápidas e cómodas. Os bilhetes individuais podem ser adquiridos a bordo ou nas bilheteiras das estações. O metro funciona das 06:00h às 01:30h, com uma frequência que varia entre os 3-5 minutos durante o dia. Tente evitar andar de metro durante as horas de ponta, entre as 07:30h e as 09:00h, já que as carruagens ficam bastante congestionadas. Devido à quantidade de câmaras de segurança existentes, o Metro de Madrid costuma ser um meio de transporte bastante seguro. No entanto, preste atenção especial aos seus pertences, pois podem haver carteiristas espalhados pelas estações de metro mais turísticas.
Comboio
A estação de comboios de Madrid Atocha é uma das estações de comboios mais movimentadas da Europa. É a maior estação de Madrid e oferece serviços de comboios regionais, de longa distância e de alta velocidade, todos geridos pela empresa nacional RENFE. Desde 2014, foi aberta uma nova conexão com Marselha. A estação de comboios está conectada com a linha de metro.
Se está a pensar ir de férias a Espanha, talvez alugar uma auto-caravana em Madrid seja a melhor solução para si. Sem necessidade de reservar alojamento e com possibilidade de preparar as suas próprias refeições, vai sentir-se como em casa.