Os acidentes ou as avarias são situações sobre as quais não gostamos de pensar, especialmente se estamos bastante entusiasmados em conhecer o destino escolhido para as férias. Realmente ninguém escolhe ter um acidente, uma avaria ou um pneu furado, mas estas são situações que podem acontecer a qualquer momento. E não importa o quão ocupado está com o planeamento das férias tão desejadas, estar informado sobre estas situações tão inesperadas e saber o que fazer em tais casos também deve fazer parte do seu plano B.
Em primeiro lugar, em caso de um acidente de viação, deverá agir rapidamente. A coisa mais importante a fazer é garantir que o condutor e passageiros estão sãos e salvos. Verifique se há feridos e dirija-se juntamente com os restantes passageiros para um local seguro. Poderá ser necessário telefonar aos serviços de emergência, por isso, lembre-se de anotar o número de emergência antes de viajar. Se tudo correr bem, não vai precisar de o utilizar, mas se precisar, então é bom tê-lo consigo!
Uma vez que estão todos em segurança, tire fotografias da cena e de todos os carros ou objectos afectados durante o acidente. Essas fotografias podem ser de extrema importância mais tarde, como provas valiosas necessárias para a reivindicação do seguro.
Em caso de acidente com um carro alugado, ou em caso de roubo do mesmo, o cliente deve informar a empresa local e as autoridades locais no prazo de 24 horas após o incidente. É claro que seria importante informar a empresa local imediatamente para que o possam auxiliar a organizar a assistência rodoviária. Se verificar qualquer dano novo que não tenha sido observado anteriormente, por exemplo na altura do levantamento da viatura, também deve informar a empresa local dessa situação.
Às vezes, pode estar a voltar ao parque de estacionamento depois de um bonito passeio pela cidade e deparar-se com o carro alugado riscado, danificado ou amolgado. A pessoa culpada não está por perto e vê-se com um carro danificado sem ter sido responsável por isso. Numa situação como esta, ou no caso de verificar um novo dano no carro resultante do estacionamento ou em caso de colisão com a propriedade de outrem, o cliente deve sempre apresentar um relatório policial dentro das 24 horas seguintes ao descobrimento do dano e informar a empresa local o mais rapidamente possível. Mesmo que não seja nada de grave, por favor informe as autoridades locais e a empresa local. Caso contrário, o seu pedido de reembolso de franquia será considerado inválido.
Outro ponto importante a ter em mente são as reparações e a substituição de peças no veículo alugado após um acidente de qualquer tipo. A empresa local deve dar o seu consentimento e autorização para a reparação antes de se fazer qualquer trabalho no carro alugado.
Suponhamos que comprou uma protecção extra para o seu aluguer, como por exemplo o Reembolso de Franquia oferecido pela Auto Europe, e agora deseja reclamar o reembolso do valor pago pelo dano à empresa local. Para processar o seu pedido de reembolso de franquia, a Auto Europe necessita de um relatório de acidente que deve ser assinado por si e pela empresa local antes do fim do aluguer. É extremamente importante lembrar que, em todos os acidentes que envolvam uma terceira parte, o cliente deve entrar em contacto com a polícia local imediatamente e apresentar um relatório policial à Auto Europe. É importante recolher todos os dados e pormenores sobre a terceira parte. Não se esqueça que também deve informar imediatamente a empresa local e a Auto Europe.Para reivindicar o reembolso da franquia à Auto Europe, é necessário que entre em contacto connosco por email, incluindo o seu número de voucher no assunto do email. Todos os pormenores do acidente devem ser descritos no Formulário de Reembolso de Franquia, documento disponível no nosso website para download. Além do formulário preenchido, o cliente deve enviar a documentação pedida para análise do seu caso.
Estar preso na estrada por causa de um pneu furado está longe de ser o sonho de qualquer turista. Se tiver um pneu furado durante a sua viagem, geralmente pode encontrar o pneu sobressalente no carro e pode fazer a troca do pneu. Para problemas ou avarias mais graves, o cliente deve telefonar à assistência rodoviária ou à empresa de aluguer local. O Reembolso de Franquia com Super Cover da Auto Europe cobre danos aos pneus. Aconselhamos, por isso, a informar-se sobre os diferentes tipos de protecção da franquia disponíveis com a Auto Europe e com a empresa local, para seleccionar aquela que mais se adapta às suas necessidades. Agora que está bem informado sobre o que fazer em caso de acidente ou avaria com um carro alugado, já pode viajar descansado. A Auto Europe deseja-lhe boa viagem :)