Perder peso, ganhar mais, deixar de fumar, ser mais paciente... Estas são apenas algumas das resoluções de Ano Novo que todos os anos fazem parte da nossa lista. E a antes que Fevereiro acabe,por causa de algumas frustrações estas resoluções são descartadas. Demasiados planos, objectivos muito difíceis de atingir, enfim, os mais variados motivos para justificar a desistência. Quase que faz mais sentido não estipular objectivos. Ou quem sabe escolher metas mais fáceis de atingir, e ter assim a satisfação de conseguir pequenas mas significantes vitórias. Talvez um pequeno aumento salarial, 3 kilos a menos e cigarros só aos fins de semana... E uma vez que provamos o sabor dessas pequenas conquistas, vamos com certeza querer torná-las maior, dando assim passos pequenos em direcção às grandes vitórias. Vamos aqui dar-lhe algumas dicas sobre como estipular e realizar os seus objectivos para 2015.
Determine exactamente o que pretende alcançar, de preferência por escrito. “Perder peso” é bastante vago. Escolha uma meta realística e precisa e faça um esforço genuíno para conseguir atingi-la.
- Ponha o seu plano em acção
Para conseguir os seus objectivos trace um plano detalhado com os passos a seguir. Divida cada meta em pequenas sub-metas para que possa desfrutar de cada triunfo. Documentar a evolução do seu plano também ajuda.
- Leve o tempo que for necessário
Tudo leva o seu tempo. E isso também se aplica à concretização das suas resoluções. Se, por exemplo, decidiu praticar desporto como forma de perder peso, é indispensável que organize o seu tempo de forma a poder fazê-lo regularmente. Inclua no seu plano actividades do dia a dia que ajudem a concretizar o seu objectivo e dê a devida prioridade às mesmas.
Se realmente leva o seu projecto a sério é importante que o partilhe com os amigos. Isso pode aumentar um bocado a pressão mas vai mantê-lo focado e menos propenso a desistir e os seus amigos podem sempre ajudar.
- Encontre pessoas com os mesmos objectivos
Quando partilhados, os sacrifícios não custam tanto. Procure pessoas que tenham as mesmas metas. Inscreva-se em actividades de grupo ou procure ajuda profissional. Vai ver que será bem mais fácil.
E acima de tudo, seja muito feliz! Que 2015 seja um ano de sucessos e realizações!