Capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte fica localizada na região sudeste e é a sexta cidade mais populosa do Brasil. A Population Crisis Commitee da ONU considerou Belo Horizonte a cidade com melhor qualidade de vida da América Latina e 45º na lista com as 100 melhores cidades do mundo.Tendo as montanhas da Serra do Curral como moldura, Belo Horizonte recebeu o título de 'Cidade Jardim' por ser uma das cidades mais mais arborizadas no país.Palco de grandes e surpreendentes espectáculos culturais, o calendário da cidade encontra-se sempre preenchido com múltiplos eventos, oferecendo programações para todos os gostos.
E essa diversidade tem atraído visitantes, tanto de outras partes do Brasil como de todo o mundo, que se interessem por arte, música, teatro, dança e literatura.Uma cidade moderna, com infraestruturas turísticas de qualidade, Belo Horizonte tem consolidado a sua posição no centro da esfera da indústria da hospitalidade. Mas quer na sua modernidade como na sua tradição, os valores de cordialidade e afecto são característicos da população, que acolhem os visitantes com muito carinho e incentivando-os a voltar.
Cultura
Nos últimos anos oito novos museus abriram as suas portas na cidade e muitos deles encontram-se no Circuito Cultural Praça da Liberdade, o maior complexo integrado de cultura do Brasil. Os edifícios que outrora foram escritórios do governo administrativo estatal, são hoje em dia utilizados como espaços para a arte, a cultura e o entretenimento. As seguintes áreas encontram-se abertas ao público:-Centro Cultural-Centro de Arte Popular – CEMIG-Espaço do Conhecimento UFMG-Memorial Minas Gerais – Vale-Museu das Minas e do Metal-Arquivo Público Mineiro-Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa-Museu Mineiro-Casa da Economia Criativa-Palácio de Liberdade.Entre outros pontos culturais de interesse na cidade destacam-se também a Praça da Estação, onde se encontra o Museu de Artes e Ofícios (com 2.500 peças e objectos que contam a história do trabalho pré-industrializado no Brasil), e a Casa Fiat de Cultura, que organiza e patrocina exposições internacionais. Entre as obras já aqui apresentadas encontram-se as obras de Rodin, Caravaggio e Giorgio De Chirico.
A cidade é também conhecida por receber uma grande variedade de festivais de diferentes segmentos culturais. O Festival Internacional de Quadrinhos (Banda desenhada para nós) - FIQ, por exemplo, é o maior da América Latina e Festival Internacional de Teatro - FIT é o terceiro. E não esqueçamos o Festival Mundial de Circo e o Indie, um dos maiores festivais de cinema independente.
Se tiver a oportunidade, não deixe de visitar o Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, a apenas 60 quilómetros de Belo Horizonte, na municipalidade de Brumadinho. O Centro de Arte Contemporânea de Inhotim é o maior museu de arte contemporânea ao ar livre do mundo, com uma área total de quase 790 hectares, quase um quilómetro de jardim e obras do internacionalmente famoso Inhotim, que cativam os visitantes com a sua originalidade e engenho.Na mesma área poderá encontrar também o berço do estilo barroco brasileiro, produzido pelo mestre Aleijadinho durante o período colonial, nas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto e Congonhas, a aproximadamente 100 km da capital.Sendo a anfitriã do maior festival gastronómico do Brasil, Belo Horizonte ainda preserva a tradição culinária mineira, recheada de história, ingredientes simples e muita criatividade. Na cidade encontra ofertas de comida típica e bebidas regionais, assim como elaborados pratos da cozinha internacional. O café, as cervejas artesanais, a cachaça, o queijo minas e o famoso pão de queijo são apenas alguns dos produtos da região que deverá experimentar! E se para si as férias são a melhor altura para provar a gastronomia local, então não perca o Festival de Comida de Buteco, onde poderá deliciar-se com os melhores petiscos servidos pelos bares locais.
Parques
A metrópole, com a azáfama do mundo dos negócios, os carros sempre em circulação, edifícios gigantescos e as actividades diárias da sua vasta população (a capital tem mais de 2 milhões de habitantes), também tem o seu lado bucólico e oferece lugares incríveis para desfrutar de um pouco de ar fresco, paz e muita tranquilidade.
Respire o ar puro, faça um piquenique o simplesmente relaxe, enquanto desfruta do verde luxuriante das paisagens e das belezas naturais da cidade. Parece uma frase saída de um filme de férias gravado numa ilha distante. Mas os parques de Belo Horizonte oferecem tudo isso e muito mais. Na cidade existem 69 parques e centenas de praças, e o acesso a todos é completamente gratuito.[Em baixo encontra alguns dos parque que deve visitar em Belo Horizonte:Jardim Japonês – PampulhaParque Juscelino Kubitschek - CentroParque da Serra do Curral– CentroParque Ecológico da Pampulha – PampulhaParque das Mangabeiras – CentroAquário da Prefeitura - Bacia do Rio São Francisco - PampulhaParque Municipal Américo Renné Giannetti– CentroParque Fazenda Lagoa do Nado PampulhaParque Municipal Mata das Borboletas – CentroParque Professor Amílcar Vianna Martins - CentroZoológico - PampulhaBarragem Santa Lucia - Parque Jornalista Eduardo Couri – Centro