Nos últimos tempos, temos recebido muitas questões e feedback relativamente ao nosso produto de Reembolso de Franquia. De modo a ajudá-lo a perceber exactamente o que é o Reembolso de Franquia e para que serve, apresentamos aqui a resposta às perguntas que recebemos com maior frequência.
1. O que é a franquia?O seguro básico do veículo limita a responsabilidade do condutor a um determinado montante a que se chama franquia. Por exemplo, imaginemos um veículo com uma franquia de 300 € que esteja envolvido num acidente com danos num montante de 500 €. Nessa situação, o condutor é responsável por pagar os 300 € da franquia, sendo que o seguro do veículo cobre o resto. O valor da franquia varia em função da empresa de aluguer e da categoria do veículo. De um modo geral, pode encontrar estas informações para cada veículo do nosso motor de pesquisa, em 'Informações importante sobre o produto'.
2. O que é o Reembolso da Franquia?O Reembolso da Franquia é um serviço prestado pela Auto Europe que permite que o cliente solicite o reembolso do montante da franquia em caso de danos acidentais.
3. Tal significa que tenho de pagar a franquia à empresa de aluguer?Sim. Em caso de danos acidentais ao veículo, o cliente paga o valor da franquia à empresa local, solicitando depois o reembolso do valor à Auto Europe.
4. Quais as vantagens de obter o Reembolso de Franquia da Auto Europe em vez de comprar seguros extra à empresa de aluguer local?Em primeiro lugar, pode adquirir o Reembolso de Franquia da Auto Europe online, no momento da reserva do veículo, não tendo de se preocupar em saber se a empresa local oferece um serviço semelhante pelo qual teria de pagar localmente, no momento do levantamento do veículo. Em segundo lugar, o Reembolso de Franquia da Auto Europe tende a ser significativamente mais barato do que seguros oferecidos localmente.
5. Se eu adquirir o Reembolso de Franquia da Auto Europe, continua a ser necessário deixar um depósito de segurança ao levantar o veículo?Sim. O serviço de Reembolso de Franquia da Auto Europe não elimina a franquia da empresa local e continua a ser necessário deixar um depósito de segurança.
6. Os empregados do balcão disseram que eu devia adquirir seguros adicionais mesmo tendo o Reembolso de Franquia da Auto Europe. O que devo fazer?É importante perceber que os empregados locais são vendedores e, como tal, pretendem muito naturalmente vender os seus próprios produtos. Adquirir seguros extra ao balcão é uma questão de preferência pessoa e, excepto em casos muito específicos, é inteiramente opcional. Se lhe oferecerem um seguro para reduzir a franquia, tal será provavelmente redundante caso já tenha o Reembolso de Franquia da Auto Europe. Podem ainda oferecer-lhe seguros para a cobertura de elementos não abrangidos pelo seguro básico do veículo, tais como pneus, vidros, etc. Nesse caso, cabe ao cliente determinar se considera tais seguros necessários para viajar mais descansado.
7. Quer isso dizer que o Reembolso de Franquia não abrange todo o veículo?Por vezes (mas não sempre) existem exclusões não abrangidas pelo seguro básico e pelo Reembolso da Franquia. Apesar de as exclusões variarem em função da categoria do veículo e da empresa de aluguer, são comuns as seguintes: interior do veículo, parte inferior do veículo, pneus, vidros e tejadilho. De um modo geral, no entanto, o Reembolso de Franquia cobre estes elementos. Pode sempre consultar a lista de exclusões completa, caso estas existam, na descrição do produto no nosso motor de pesquisa e nos Termos e Condições do voucher.
8. O que é necessário para pedir um reembolso à Auto Europe?Para consultar a explicação detalhada do processo,
clique aqui. Tenha em atenção que é extremamente importante que contacte a polícia e obtenha um relatório do incidente, mesmo que não haja outros veículos envolvidos.
9. Quero adicionar o Reembolso de Franquia à minha reserva, mas não vejo a opção online? E agora?O Reembolso de Franquia não está disponível para todos os carros e postos de levantamento. Quando disponível, é apresentada a opção de adicionar o Reembolso de Franquia antes de proceder para o pagamento da reserva.
10. Tenho sempre de pagar extra pela opção de Reembolso de Franquia caso a pretenda adicionar à minha reserva?Não. Por vezes, a Auto Europe inclui o Reembolso de Franquia como parte do preço básico do veículo sem que o cliente tenha de pagar qualquer taxa extra. Quando é o caso, a indicação de Reembolso de Franquia é apresentada por baixo do preço do veículo. Caso pretenda, pode ainda utilizar os filtros do lado esquerdo do ecrã para visualizar apenas veículos cujos preços já incluam Reembolso de Franquia/Franquia Zero.
11. A Franquia Zero e o Reembolso de Franquia são a mesma coisa?Não. A Franquia Zero, quando disponível, elimina a franquia. Para obter mais informações sobre os serviços de Reembolso de Franquia e Franquia Zero, clique aqui.