Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    COMO CONDUZIR NA ROMÉNIA

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    Conduzir na Roménia

    A Roménia é um país repleto de locais que não vai querer deixar de conhecer. Desde a cidade costeira de Constança, localizada nas margens do Mar Negro, que ao longo dos tempos se tem transformado num dos destinos favoritos de quem visita o país, até à lendária Transilvânia. Porém, alguns desafios podem surgir na visita à Roménia, como conduzir pelas suas regiões montanhosas quando faz mau tempo, ou até encontrar postos de combustível fora das grandes cidades.

    Requisitos

    A idade mínima para se poder levantar um carro de aluguer na Roménia é de 21 anos (a idade pode variar de acordo com a categoria do veículo) e o condutor deve assegurar que possui uma carta de condução válida há pelo menos um ano. Os condutores até aos 25 anos de idade (inclusive), em alguns casos, terão de pagar uma taxa adicional por serem considerados condutores jovens. A idade máxima para alugar uma viatura na Roménia é de 70 anos. A utilização de cinto de segurança é obrigatória por parte de todos os ocupantes do veículo. Já as crianças não são obrigadas a utilizar a respetiva cadeira de criança embora seja altamente recomendável.

    Limites de velocidade

    Os limites de velocidade na Roménia são:

    • Zonas Urbanas: 50 km/h
    • Estradas secundárias: 90 km/h
    • Autoestradas: 120 km/h

    Cuidados a ter

    Na Roménia conduz-se pela direita e ultrapassa-se pela esquerda. Apenas os elétricos podem ser ultrapassados pela direita. Nas rotundas a prioridade é dada aos veículos que entram pela direita e em caso de infração a polícia pode exigir o pagamento da multa no momento.

    Postos de abastecimento

    A maioria dos postos de abastecimento na Roménia encontram-se nas estradas nos arredores das cidades.

    Portagens

    Existe uma portagem na estrada que liga Giurgiu à Bulgária e na estrada que atravessa o rio Danúbio.

    Estacionamento

    Na Roménia o estacionamento na rua só é permitido do lado direito (na direção do tráfego). Isto aplica-se em particular às grandes cidades, como Bucareste. Tenha em atenção que o roubo de carros é algo bastante comum, portanto, estacione sempre em segurança.

    Sobre seguros

    Lembre-se que o seguro dos carros de aluguer varia bastante de país para país, então aconselhamos que leia atentamente todas as informações que lhe disponibilizamos, antes de confirmar a sua reserva.

    Todas as tarifas da Auto Europe já incluem as coberturas de seguro de responsabilidade civil, proteção contra incêndio e proteção contra roubo e danos. Existem vários cartões de crédito que incluem coberturas que podem ser utilizadas durante o seu aluguer. Se quiser obter mais informações acerca dessas coberturas e/ou confirmar se é o caso do seu cartão, entre em contacto com a entidade que o emitiu. Todas as informações relativas ao seguro contratado no seu aluguer podem ser observadas no seu voucher de confirmação de reserva.

    Sobre restrições de aluguer

    Informações gerais

    A maioria dos veículos está autorizada a viajar para outros países da Europa Ocidental, embora por vezes algumas viaturas de luxo tenham restrições devido aos regulamentos impostos pelas seguradoras. Se deseja viajar com o seu carro de aluguer para vários países, sugerimos que verifique se tal é possível, antes de fazer a sua reserva.

    Viajar para outros países

    Ao alugar um carro na Roménia não será permitido viajar para os seguintes países: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia e Eslovénia. Ao adquirir o seguro extra da companhia de aluguer, poderá viajar para outros países (excetuando os mencionados acima) dependendo da disponibilidade. O seguro extra tem um custo que pode variar entre os 70 e os 100 euros.

    Aluguer de sentido único (one way)

    Levantar e devolver um veículo em cidades diferentes na Roménia é possível, mediante o pagamento de uma taxa de sentido único. Já devolver o carro num país diferente não será permitido.