Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    COMO CONDUZIR NA RÚSSIA

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    Conduzir na Rússia

    A Rússia é um país imenso e a melhor forma de o conhecer é alugar um carro e fazer-se à estrada. Conheça cidades como Moscovo ou São Petersburgo. As suas estradas estão em bastante boas condições e se não falar uma única palavra de russo nada tema, pois os sinais de trânsito estão traduzidos para o alfabeto latino.

    O mesmo já não acontece se se embrenhar em alguns locais menos turísticos. Aí as estradas de alcatrão são substituídas por estradas de terra batida ou cascalho. Se tenciona visitar a Rússia, aqui vai um conselho, verifique sempre a previsão do tempo, pois, na terra dos Czares o inverno é bastante rigoroso.

    Requisitos

    Embora possa variar de acordo com a categoria do veículo, a idade mínima para poder alugar um carro na Rússia é de 21 anos, sendo que o condutor deverá ter a sua carta de condução há pelo menos um ano. Existem casos em que condutores com até 25 anos (inclusive) terão de pagar localmente uma taxa de condutor jovem. Mesmo não sendo obrigatório, recomenda-se que o condutor tenha uma carta de condução internacional na sua posse, na hora de levantar o veículo. Tenha também em consideração que a utilização do cinto de segurança é obrigatória por parte de todos os ocupantes do veículo.

    Limites de velocidade

    Os limites de velocidade na Rússia são muito semelhantes aos de Portugal. Veja abaixo as velocidades que deverá cumprir, sempre que não haja, é claro, sinalização em contrário:

    • Zonas Urbanas: 60 km/h
    • Estradas principais: 90 km/h
    • Autoestradas: 110 km/h

    Cuidados a ter

    Preste especial atenção às regras rodoviárias na Rússia, pois é frequente haver operações Stop e a polícia russa não é conhecida por ser tolerante com infrações. Os sinais e regras de trânsito no país são muito semelhantes aos dos restantes países europeus, à exceção do nível de álcool no sangue permitido, que na Rússia é de 0 g/l de sangue. É importante que saiba que, fora das localidades, deve conduzir sempre com os faróis (mínimos) ligados e que é absolutamente proíbido apanhar ou dar boleia!

    Postos de abastecimento

    Grande parte dos postos de combustível russos funcionam entre as 06:00 e as 22:00 horas, sendo que algumas áreas de serviço nas autoestradas estão abertas 24 horas por dia. Não é comum encontrar água e ar nas estações de serviço e/ou bombas de combustível, pelo que deve assegurar-se sempre, antes de iniciar a viagem, de que o veículo tem água suficiente para efetuar a viagem, bem como a pressão exigida nos pneus. Uma vantagem na Rússia é que o preço da gasolina é significativamente mais baixo do que na restante Europa.

    Portagens

    Irá encontrar algumas autoestradas com portagens na Rússia, nomeadamente nas regiões de Barnaul e Pskov (na fronteira com o estado de Pechori), por isso tenha sempre alguns “trocos” à mão.

    Estacionamento

    Estacionar em algumas cidades russas, como é o exemplo de Moscovo, pode ser caótico. As pessoas estacionam literalmente no local que estiver mais “à mão”, e a polícia, no sentido de reduzir o número de reboques no centro da cidade, aplica multas altíssimas aos infratores. Sugerimos então que procure sempre deixar o carro numa área segura, de preferência num parque de estacionamento vigiado. Uma boa alternativa é verificar se o local onde vai ficar hospedado tem estacionamento próprio.

    Sobre seguros

    Existe toda uma panóplia de seguros para carros de aluguer e é aconselhável que os consulte antes de efetuar a sua reserva. Todas as tarifas da Auto Europe já incluem proteção contra incêndio, responsabilidade civil e proteção contra danos e roubo.

    Há alguns cartões de crédito que têm associados a si, seguros que podem ser utilizados durante a vigência do seu aluguer. Recomendamos ainda assim que contacte sempre a entidade que emitiu o cartão e que se assegure que estará totalmente protegido com essas coberturas. Todas as informações referentes ao seguro contratado estão descritas no seu voucher de confirmação de reserva.

    Sobre restrições de aluguer

    Informações gerais

    Lamentavelmente não é possível sair da Rússia com o seu carro de aluguer.

    Viajar para outros países

    Como já indicado acima, não será permitido sair do país com o seu carro de aluguer.

    Aluguer de sentido único (one way)

    É possível devolver o veículo numa cidade diferente da de levantamento na Rússia, porém haverá necessidade de pagar uma taxa de sentido único. Já os alugueres de sentido único internacional não são aceites, pois não é permitido viajar para fora do país.