Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    COMO CONDUZIR NA TURQUIA

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    Conduzir na Turquia

    A Turquia conta com uma extensa rede de estradas que ligam as suas cidades, vilas e pontos de atração turística. Ao longo dos últimos anos o governo turco investiu (e continua a investir) bastante na manutenção e melhoria da sua rede rodoviária. Ao viajar pelas estradas turcas poderá apreciar as magníficas vistas que a costa mediterrânea proporciona, assim como os castelos e as ruínas das suas antigas cidades romanas. Uma vez na Turquia, não deixe de visitar cidades como Istambul, ou Izmir, cuja beleza o encantará num piscar de olhos.

    Requisitos

    Para poder alugar um carro na Turquia, o condutor principal deverá ter no mínimo 21 anos de idade e carta de condução há pelo menos 1 ano, sendo que até aos 25 anos (inclusive) existem companhias que solicitarão o pagamento de uma taxa de condutor jovem. Em alguns casos a idade máxima para poder alugar um veículo é de 70 anos. Como acontece em Portugal, a utilização do cinto de segurança é obrigatória para todos os ocupantes do veículo, mas já a utilização de cadeiras de criança é opcional.

    Limites de velocidade

    Seguem abaixo os limites de velocidade praticados na Turquia e estes aplicam-se sempre que não haja sinalização em contrário:

    • Zonas Urbanas: 50 km/h
    • Estradas principais: 90 km/h
    • Autoestradas: 110 km/h

    Cuidados a ter

    Na Turquia, à semelhança do que acontece em Portugal, a condução é feita pelo lado direito da estrada. Conduza sempre com cuidado, pois, em zonas rurais, é normal encontrar animais a obstruir a estrada. Seja de dia ou de noite certifique-se que conduz sempre com os faróis ligados.

    Postos de abastecimento

    Ao longo da Riviera Turca e em Istambul encontrará um grande número de bombas de combustível, o que não acontece nas localidades mais pequenas, então, certifique-se de que tem o depósito atestado antes de iniciar a sua viagem para o interior turco. O horário de funcionamento dos postos de combustível é normalmente das 06:00 às 22:00 horas nas localidades e 24 horas nas autoestradas.

    Portagens

    Existem algumas autoestradas na Turquia onde será necessário pagar portagem. Para efetuar o pagamento é necessário que adquira um cartão KGS que está disponível à entrada da autoestrada. O acesso à ponte do Bósforo em Istambul também tem uma portagem com um custo inferior a 2 euros.

    Estacionamento

    Não existem parquímetros na Turquia pelo que o pagamento deve ser efetuado ao funcionário do parque de estacionamento. É possível também, em algumas cidades, deixar o veículo estacionado na rua, sendo que nestes casos o estacionamento é controlado e cobrado pela polícia local.

    Sobre seguros

    O seguro dos veículos de aluguer varia bastante de país para país, então, recomendamos que leia atentamente os termos e condições, antes de confirmar a reserva. Todas as tarifas da Auto Europe incluem coberturas de responsabilidade civil, proteção contra incêncio e proteção contra danos e roubo. Há cartões de crédito que incluem também algumas coberturas que podem ser utilizadas durante o seu aluguer. Se pretende saber se o seu cartão tem alguma cobertura que lhe possa ser útil, por favor, contacte a entidade que o emitiu.

    Todas as informações referentes à reserva e ao seguro contratado podem ser encontradas no seu voucher.

    Sobre restrições de aluguer

    Informações gerais

    Não é permitido viajar com o carro de aluguer para fora do país.

    Viajar para outros países

    Os veículos alugados na Turquia não podem ser conduzidos fora do país.

    Aluguer de sentido único (one way)

    É possível levantar e devolver o veículo em cidades diferentes dentro da Turquia, todavia haverá sempre lugar ao pagamento de uma taxa de sentido único. Os one way internacionais, levantamento e devolução em países diferentes, não são autorizados na Turquia.