Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    O QUE ACONTECE QUANDO SE ATRASA PARA LEVANTAR O SEU AUTOMÓVEL

    Está atrasado para levantar o seu carro? Saiba o que fazer
    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    O que acontece quando você se atrasa para levantar o seu carro no fornecedor e porque deve evitar essa situação

    O que deve fazer se estiver atrasado para levantar o seu carro

    Não há nada pior, depois de uma viagem cansativa e por vezes stressante, do que chegar ao balcão para levantar o seu carro e dizerem-lhe "o seu carro já não está disponível"! Estas situações acontecem ocasionalmente quando um cliente chega ao fornecedor com atraso uma vez que o fornecedor só pode manter o veículo disponível durante um curto espaço de tempo até ser obrigado a libertar a viatura para outro cliente.

    Porque é que o fornecedor não espera por si se você está atrasado?

    As companhias de rent a car dependem de um constante fluxo de carros das suas frotas, não apenas para maximizar os seus lucros mas também para evitar congestionamentos nas estações de levantamento. Como as situações de atraso com os viajantes muitas vezes não são culpa sua (por exemplo, controlos extra por causa da pandemia de coronavírus, atrasos nos voos, mau tempo, etc.), os fornecedores acabam por ser confrontados com a necessidade de libertar o carro antes da chegada do cliente mesmo que quisessem mantê-lo.

    Quando alguém não chega às horas estipuladas para levantamento do carro, a companhia de rent a car pode presumir que o cliente já não virá e, depois de um curto período de espera graciosa, a reserva do cliente será dada como "no show" (o cliente não apareceu). Isto significa que a reserva será cancelada sem direito a reembolso, podendo o veículo ser alugado a outra pessoa logo de seguida.

    Por diversas razões logísticas, e devido aos termos e condições específicos estipulados por muitos fornecedores, muito raramente é possível fazer o reembolso de uma reserva perdida nestas condições porque, quando a empresa aluga o carro a outro cliente, o período de aluguer é muitas vezes mais curto ou o seguro pode não ser tão abrangente, o que faria, por exemplo, com que a empresa perdesse dinheiro com um atraso que não é da sua responsabilidade.

    Perguntas frequentes acerca de um atraso no levantamento de um carro alugado

    Resumidamente, se você se atrasar para levantar o seu carro, é muito provável que este já não esteja disponível no local de levantamento quando lá conseguir chegar. "De que atraso estamos a falar?", perguntará você? E o que poderá você fazer se já souber, de antemão, que irá chegar atrasado, seja por causa do trânsito ou porque o seu avião está demorado para a partida?


    Quanto me posso atrasar para levantar o meu carro de aluguer?

    Contacte o Departamento de Reservas da Auto EuropeNa maioria dos casos é-lhe permitido levantar o seu carro até duas horas depois da hora marcada na sua reserva. No entanto, dependendo do nível de tolerância de fornecedor para fornecedor, o período de espera graciosa pode ser tão curto como de apenas 30 minutos. Por isso, recomendamos vivamente que informe ambos a Auto Europe e o fornecedor o mais depressa que puder. Diga que vai chegar depois da hora registada e a razão. Se não o fizer, o fornecedor irá considerá-lo "no show" e potencialmente irá alugar o carro a outra pessoa.

    Todos os detalhes referentes às datas e horas de recolha podem ser encontrados no nosso website no momento em que faz a sua reserva. Basta clicar em "Detalhes da tarifa" em letras azuis. Pode obter as mesmas informações nos nossos Termos de utilização do serviço e ainda no voucher de reserva, emitido no momento em que a mesma é confirmada. Se tem dúvidas, sinta-se à vontade para ligar aos nossos especialistas em reservas através do número +351 308 805 968 e eles poderão dar-lhe assistência extra e descansá-lo.

     

    O que devo fazer no caso de já saber de antemão que vou chegar atrasado para levantar um carro?

    Como encontrar o número de reserva do fornecedor no seu voucherSe algo inesperado acontecer e você souber de antemão que vai chegar atrasado ao local de levantamento do seu carro, a primeiríssima coisa a fazer é avisar a Auto Europe. De seguida, deve entrar em contacto diretamente com a locadora para lhes fornecer o seu número de reserva com eles (que encontra no canto superior direito do seu voucher). Avise-os apenas de que chegará atrasado para levantar o seu carro. Se o seu número de voo mudou, avise também os nossos agentes de reservas para que eles possam atualizar os seus dados no sistema. Contactar o fornecedor local para os avisar do seu atraso significa que eles poderão fazer-lhe uma atenção e reter o carro por mais algum tempo mas não é uma garantia de que efetivamente o façam.

    Como encontrar os contactos do fornecedor no seu voucherOs dados de contacto do fornecedor escolhido podem ser encontrados no seu voucher. Pode solicitá-los também à Auto Europe quando nos telefonar a informar que chegará atrasado.

    No entanto, se sabe com antecedência que não será capaz de chegar no seu horário original de levantamento, a melhor opção poderá ser modificar ou cancelar a sua reserva para que consiga organizar melhor o seu itinerário. Isto pode ser feito de forma grátis até 48h antes da data e hora do levantamento previsto, quer online quer por telefone.

     

    O que tenho de fazer se o meu voo sofrer um atraso?

    Neste caso, tal como noutras situações inesperadas, terá de contactar a Auto Europe diretamente através do número +351 308 805 968 o mais depressa possível e informar-nos. Se o número de voo for diferente daquele que registou na reserva original, por favor, informe-nos do novo número para que o possamos adicionar à sua reserva. De seguida, terá de informar a companhia de rent a car diretamente e dar-lhes o seu número de reserva com eles próprios (que encontra no canto superior direito da primeira página do seu voucher).

     

    O que acontece se, à minha chegada, o balcão já estiver fechado?

    Se por algum motivo o seu atraso é tão grande que o balcão já esteja fechado, telefone à nossa linha de atendimento geral para que tentemos arranjar-lhe uma solução. Se não puder esperar até que alguém apareça para abrir o balcão, podemos tentar arranjar-lhe uma solução com outra locadora que esteja aberta no momento ou tentar que possa levantar o carro noutra agência do mesmo fornecedor.

    Se chegar atrasado e o balcão já estiver fechado, pode também tentar levantar o carro na manhã seguinte e iniciar a reserva apenas no dia seguinte. No entanto, isto vai depender apenas da política de reservas do seu fornecedor e o mais certo é não conseguir ser reembolsado pelos dias de reserva não usados. No entanto, se no seu voucher disser que, às horas referidas, era suposto o balcão ainda estar aberto, por favor, entre em contacto connosco imediatamente para que possamos indagar junto da locadora a razão do balcão estar fechado mais cedo do que previsto.

     

    Posso pedir para levantar um carro fora de horas (quando o balcão já está fechado)?

    Sim, dependendo do fornecedor, em alguns casos é possível levantar um carro depois do horário de expediente da locadora. Se já sabe que o balcão estará fechado à chegada ao local, podemos combinar previamente com a locadora um serviço ‘out-of-hours’, isto é, levantamento "fora de horas". Isto tem de ser obrigatoriamente feito no momento em que faz a sua reserva connosco, online ou por telefone (idealmente por telefone), e está sujeito à confirmação por escrito da locadora. Para requisitar formalmente um serviço "fora de horas", o cliente tem de submeter um pedido juntamente com o seu Formulário de Perfil de Condutor, o qual pode ser encontrado na secção "A minha reserva" no website da Auto Europe. Por favor, note que este serviço é um extra e que o mesmo está sujeito ao pagamento de uma taxa adicional que terá de ser paga diretamente ao fornecedor.

     

    Existe alguma taxa a pagar por levantar um carro fora das horas de expediente do balcão?

    Sim, os serviços "fora de horas" estão normalmente sujeitos a uma taxa adicional. Essa taxa varia consoante o fornecedor e terá de ser paga diretamente ao balcão da companhia de rent a car escolhida no momento do levantamento do carro.