Quem vive em países quentes como Portugal sabe bem que não há coisa pior que entrar num carro estacionado ao sol, a meio de um dia solarengo de Agosto. A temperatura no interior dos automóveis é bastante superior à temperatura exterior. Isto sucede porque o calor entra pelas janelas e é absorvido pelo interior do carro, sendo que o vidro depois funciona como uma espécie de estufa, servindo para ampliar o calor no interior do carro. Por isso é importante nunca deixar crianças nem animais dentro de automóveis em dias quentes, porque mesmo com as janelas parcialmente abertas, aquece bastante no interior de um carro. Seguem-se algumas dicas para combater o calor no interior de viaturas.
1. Estacione à sombra. Começamos pelo óbvio. Mesmo que signifique andar mais um bocadinho até ao seu destino, procure a sombra de um prédio ou de uma árvore. No entanto, lembre-se que árvores significam pássaros, mas é uma questão de escolher o menor dos males (e lavar o carro no Verão até sabe bem, é fresquinho ;)). Tenha ainda cuidado com determinadas árvores, como pinheiros, que largam resina que pode danificar a pintura dos carros.
2. Utilize protectores de sol laterais nos vidros traseiros. Isto é particularmente prático se viaja com crianças no banco de trás, mas os adultos também apreciam a protecção contra o sol. Ainda assim, sobretudo em viagens longas, todos os ocupantes do carro devem usar protector solar com factor de protecção adequado ao tipo de pele.
3. Não tenha medo de utilizar o ar condicionado. É verdade que o ar condicionado contribui para um aumento do consumo de combustível. Contudo, no Verão, a alternativa é ar condicionado ou vidros abertos, e ambos têm vantagens e desvantagens. Estudos demonstram que acima de determinada velocidade (85 km/h), utilizar o ar condicionado consome na realidade menos combustível do que levar os vidros abertos (devido ao atrito causado pelo ar em deslocação). Ao conduzir em cidades (que é sempre pára/arranca), é mais económico abrir os vidros em vez de utilizar o ar condicionado, mas a poluição é outro factor a ter em consideração.
4. Tenha sempre água à mão. No deserto, a água é mais valiosa que o ouro, e por bons motivos. Cerca de 50 a 65% do corpo humano é composto por água, mas em dias de calor e em ambientes quentes, é fácil ficar-se desidratado. Beba bastante água durante a viagem. Se viaja com crianças, insista também para que bebem água durante o dia. Para tentar os mais novos, leve pacotinhos de sumo. Guarde as bebidas numa geleira, de modo a que se mantenham frescas durante o dia (não há nada pior do que tentar beber água morna!).
5. Leve sempre um protector de volante e um protector solar para o pára-brisas. Nem sempre é possível encontrar um lugar para estacionar à sombra. Nesses casos, faça o possível para proteger o interior do veículo do sol, para que seja mais fácil regressar a ele.Quer esteja a conduzir um carro no Algarve ou a preparar-se para umas férias em
Espanha, é importante respeitar o sol e o calor para tirar o maior partido das suas férias :)