Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    COMO CONDUZIR EM ITÁLIA

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    Conduzir em Itália

    A Itália possui uma das redes de estradas mais extensas da Europa. Aqui poderá encontrar cerca de 6400 quilómetros de auto-estradas e 288,000 quilómetros de estradas secundárias. O nome para as auto-estradas em italiano é "Autostrada" e, tal como acontece em Portugal, estão sujeitas ao pagamento de portagens. Existem muitas estradas rodeadas por paisagens de grande beleza em Itália. Por exemplo, aventure-se pela estrada SS 48 (Grande Strada delle Dolomiti) que atravessa as Dolomitas e deixe-se deslumbrar pelas vistas de tirar o fôlego.

    Requisitos

    Para alugar um carro em Itália, o condutor deve ter, pelo menos, 21 anos de idade e apresentar uma carta de condução válida há, pelo menos, um ano. A idade mínima pode variar de acordo com a categoria do veículo. Uma taxa adicional, designada de taxa de condutor jovem, poderá ser aplicada localmente aos condutores com menos de 25 anos. A utilização do cinto de segurança é obrigatória e crianças com até 12 anos de idade devem estar sentadas em cadeiras ou assentos apropriados para a sua idade.

    Limites de velocidade

    Os limites de velocidade vigentes em Itália são (salvo sinalização em contrário):

    • Localidades: 50 km/h
    • Fora das localidades: 90 km/h ou 110km/h
    • Auto-estradas: 130 km/h

    Cuidados a ter

    Em Itália conduz-se do lado direito da estrada. A utilização do telemóvel durante a condução é estritamente proibida. Se precisar de utilizar o telemóvel, é necessário utilizar um kit de mãos-livres.

    Postos de abastecimento

    Os postos de abastecimento em Itália estão geralmente abertos entre as 07:00 e as 12:30 e entre as 15:30 e as 19:00. A maior parte dos postos está fechada aos Domingos. É possível encontrar postos de abastecimento abertos 24 horas por dia nas auto-estradas italianas.

    Portagens

    É necessário pagar portagens ao conduzir nas auto-estradas em Itália. O condutor retira o bilhete à entrada da auto-estrada e procede ao pagamento da tarifa corresponde à saída da mesma. O preço depende da distância percorrida. Também é possível efectuar o pagamento com cartão de crédito em algumas estações desde 2009.

    Estacionamento

    É possível estacionar até 1 hora nas zonas azuis. Para isso, é necessário colocar um disco de estacionamento no painel frontal do veículo. Pode encontrar estes discos de estacionamento nos balcões de turismo ou nos postos de abastecimento. Se está a pensar visitar a cidade de Roma, talvez seja melhor estacionar o seu carro de aluguer fora do centro da cidade.

    Ao visitar outras cidades italianas, o turista deve estar atento às cores que delimitam o lugar de estacionamento onde pretende deixar o seu carro de aluguer. Linhas brancas geralmente significam que o estacionamento é gratuito. Linhas azuis significam geralmente que o estacionamento está sujeito a pagamento. Em todo o caso, é de extrema importância estar atento à sinalização existente para obter mais informações sobre como proceder, visto que os regulamentos e as regras de estacionamento podem variar de cidade para cidade.

    Sobre seguros

    Todas as nossas ofertas de aluguer de carros incluem cobertura para danos de colisão (CDW) e protecção contra roubo (TP). O aluguer limita a responsabilidade por danos ou perda do carro de aluguer a uma franquia. Todas as informações sobre o valor específico da franquia e a cobertura incluída no seu aluguer estão descritos nos termos e condições de cada oferta, que podem ser consultados no nosso website durante o processo de reserva bem como, no voucher de confirmação após a finalização da sua reserva.

    Se está a pensar aproveitar a cobertura oferecida pelo seu cartão de crédito, deverá entrar em contacto com a entidade responsável pela emissão desse cartão.

    Cada empresa de aluguer tem as suas regras. Por isso, aconselhamos a que consulte os termos e condições de cada oferta antes de finalizar a sua reserva. Além disso, tenha em atenção que os regulamentos do país em que decorre o aluguer estão em vigor durante toda a duração do seu aluguer.

    Sobre restrições de aluguer

    Informações gerais

    A maior parte das categorias de carros de aluguer pode ser conduzida na Europa Ocidental. Tenha em atenção que não é possível transportar o seu carro de aluguer num ferry. Algumas restrições de viagem podem ser aplicadas a algumas categorias de veículos, como é o caso dos carros de luxo, ou para viajar para alguns países, como é o caso dos países da Europa de Leste. Consulte os termos e condições da oferta em causa para garantir que consegue percorrer o itinerário planeado com o seu carro de aluguer em Itália.

    Viajar para outros países

    Ao alugar um carro em Itália, geralmente é possível viajar para os países vizinhos situados na Europa Ocidental. Algumas restrições de viagem podem ser aplicadas para países localizados na Europa de Leste. Mas as regras variam de empresa para empresa. Por isso, informe-nos se pretende sair de Itália e viajar até outros países com o seu carro de aluguer. Taxas adicionais podem ser aplicadas nestas situações. Não hesite em contactar o nosso departamento de reservas, no número de telefone para Portugal, +351 308 805 968, para obter mais informações sobre este assunto.

    Atenção: Durante o Inverno, os carros de aluguer em Itália não são equipados com pneus de Inverno, pelo que não devem ser conduzidos na Suíça, Áustria ou Alemanha, por exemplo, onde a utilização deste tipo de pneus é obrigatória em dias de neve.

    Aluguer de sentido único (one way)

    Geralmente é possível levantar o seu carro de aluguer em Itália num balcão e devolvê-lo noutro, mas uma taxa extra poderá ser aplicada nesta situação. Esta taxa é designada de taxa de one-way ou taxa de sentido único.

    Caso o balcão de levantamento e de devolução se situem em países diferentes, a taxa é geralmente bastante elevada. Além disso, nem todas as empresas de aluguer permitem que o cliente levante o veículo num país e o devolva noutro, para além de poderem ser aplicadas restrições de acordo com a categoria do veículo alugado.