Com uma conta cliente poderá aproveitar ofertas e descontos exclusivos de até 15%. Faça login ou crie uma conta aqui. Reserve já e poupe!
Há muitos fatores a serem considerados quando aluga um veículo, tais como o preço da tarifa diária, preço do seguro, complementos e o tipo de carro de que precisa para a sua viagem. Também deve estar ciente do local exato onde irá efetuar o levantamento do carro (haverá um shuttle de transporte incluído?) e onde terá de o devolver.
Quando está com pressa para embarcar no seu voo de volta a casa, devolver um carro alugado ao fornecedor pode ser uma experiência de algum stress se não estiver devidamente preparado – por isso, compilámos o guia que a seguir lhe apresentamos para o ajudar a devolver o seu veículo o mais rápido possível e sem problemas. Lembre-se que o segredo é estar bem preparado com antecedência.
Planeie o seu caminho
A primeira coisa a fazer é planear a sua rota minuciosamente. Isto para garantir bastante tempo de folga caso aconteçam imprevistos na estrada que o possam atrasar, como trânsito intenso (muito comum nas horas de ponta), avaria, mau tempo, etc. As empresas de aluguer costumam cobrar uma taxa por devoluções atrasadas. Por isso, é importante estar bem informado da hora exata em que o seu veículo deve ser devolvido ao fornecedor.
Certos recursos online, como o “Google Maps”, podem ajudar a prever os tempos de viagem mas não costumam ter em consideração as obras nas estradas e outras situações no trânsito que o poderão atrasar. Por isso, se não tem a certeza de como chegar pacificamente ao ponto de entrega do seu aluguer de carros, ligue ao seu fornecedor para que eles possam orientá-lo (encontrará o número deles no documento que lhe dão a assinar no levantamento do carro). O melhor momento para obter estas informações é logo à chegada, quando vai levantar o seu carro. Os pontos de entrega em aeroportos e estações de comboio têm geralmente uma área dedicada. Portanto, procure pelas placas indicativas da zona de “Devolução de Aluguer de Carros” ou algo semelhante.
Procure uma estação de serviço na área para atestar o depósito
Além de ser uma boa ideia pedir logo informações sobre o ponto de devolução do veículo no momento do levantamento, é também uma boa ideia descobrir logo nessa altura onde se encontram os postos de abastecimento mais próximos. Isto pode ajudar bastante a poupar tempo no dia em que irá embarcar no seu voo. A maioria dos contratos de aluguer de automóveis inclui uma política de combustível "cheio para cheio", o que significa que, se o tanque de combustível estiver cheio quando levantar o carro, será de sua responsabilidade reabastecê-lo totalmente antes de devolver o veículo. Alguns mapas e outros recursos online podem ajudá-lo a encontrar um posto de abastecimento próximo do local de devolução mas é sempre uma boa ideia verificar essas informações com o fornecedor no início do seu período de aluguer.
Ao efetuar o pagamento do combustível na estação de serviço, peça sempre o recibo caso precise de um comprovativo de que o tanque estava cheio no momento em que entregou o veículo. Outras políticas de combustível, como "cheio para vazio", significam que não precisa devolver o carro com o tanque cheio, o que é uma escolha muito útil por ser uma coisa a menos com que tem de se preocupar no final da sua viagem. Para saber qual a política de combustível associada ao seu aluguer, basta consultar os Termos e Condições do seu voucher de reserva, cuja cópia pode encontrar, quer no e-mail de confirmação enviado para si, quer na sua área pessoal no website da Auto Europe em “A minha reserva”.
Certifique-se de que o carro está limpo e bem cuidado
Outra coisa importante de que se deve lembrar é da limpeza do carro, que hoje em dia pode fazer parte das ‘expectativas’ do fornecedor ao devolver o veículo no final do período de aluguer. Embora os fornecedores de veículos não esperem que os seus carros sejam devolvidos totalmente limpos, espera-se que haja pelo menos o bom senso de não serem devolvidos sujos. Caso contrário, uma taxa de limpeza será efetivamente cobrada.
Aspetos como a localização, o clima ou o tempo que o carro esteve na sua posse serão geralmente considerados pelo fornecedor na devolução do veículo. Por exemplo, um pouco de areia no chão normalmente será tolerado num destino de praia. No entanto, se o carro for devolvido excessivamente sujo, a cobrança de uma taxa de limpeza é mais que certa, sendo esta usada para cobrir os custos de limpeza completa do veículo antes do próximo aluguer. Para evitar surpresas, é sempre uma boa ideia aspirar quaiquer migalhas, pó ou areia dos assentos e limpar manchas ou impressões digitais nos vidros enquanto dá uma lavagem rápida no carro. Também vale a pena ter em conta que todos os carros alugados são agora exclusivos para não fumadores. Se é fumador ou se um dos seus acompanhantes é fumador compulsivo, não conseguindo aguentar sem fumar dentro do carro, prepare-se para pagar, não uma, mas duas taxas de limpeza: a taxa normal e uma taxa de limpeza adicional. O cheiro a tabaco dentro de um carro é dos odores mais difíceis de eliminar (fica entranhado nos estofos, forros, etc.) sendo que qualquer cliente mais sensível consegue identificar imediatamente o cheiro a tabaco (por muito desodorizante para carros que se use), podendo assim o cliente seguinte recusar o carro, o que causará prejuízo ao fornecedor.
Tire fotografias
Não se esqueça de tirar tantas fotos ao veículo quanto possível caso apareçam mossas, marcas ou arranhões que não sejam da sua autoria. A maioria das pessoas tem hoje uma boa câmara, com boa resolução, nos seus telemóveis. Por isso, não é difícil recolher evidências fotográficas para usar em caso de disputa subsequente na devolução do carro. Deve tirar fotos em particular ao chassis, guarda-lamas e pára-choques, às jantes, ao interior do carro, ao nível do combustível e à quilometragem. Isto poderá ser particularmente útil quando o veículo é devolvido fora do horário de expediente do balcão, em que ninguém da locadora se encontra presente para assinar o termo de entrega. Ter essas fotos na sua posse irá certamente ajudar se a locadora tentar cobrar-lhe por danos que você não fez. Por favor, tome nota de que isto se aplica tanto ao processo de levantamento do veículo como ao processo de devolução.
Recolha todos os seus pertences
Além da limpeza, também deverá estar atento ao esquecimento de objetos dentro do carro. É sempre uma preocupação conduzir até ao aeroporto para embarcar num vôo, e ter que deixar um carro alugado primeiro agrava ainda mais o stress da situação. Além de verificar se há danos no veículo e de tirar fotos sempre que possível, também é muito importante que se certifique de que não deixou nenhum de seus pertences dentro do carro. Verifique sempre debaixo dos bancos (muitas vezes as coisas caem do bolso durante a condução) e dentro do porta-luvas, onde os documentos do carro costumam ser guardados. Também é boa ideia dar uma vista de olhos à mala do carro antes de entregar as chaves para o caso de algo ter sido ali esquecido. Além disso, certifique-se de que leva os documentos da apólice assinados no início do aluguer.
Verificação do carro com um representante do fornecedor
A devolução das chaves é apenas uma pequena parte do processo de entrega do veículo. Um representante do fornecedor local irá querer inspecionar o carro e procurar por quaisquer danos que possam ter ocorrido durante o período de aluguer, como mossas ou arranhões, lascas ou pontos de quebra no pára-brisas, arranhões nas jantes, etc. Se algum novo dano for encontrado e você está certo de que não o causou, a melhor coisa a fazer é pedir ao representante do fornecedor que faça uma nova verificação ao relatório de danos original – o documento assinado ao balcão aquando do levantamento do carro – para confirmar se o dano tinha sido documentado ou não. Também é aconselhável olhar para as fotos que você tirou ao carro no momento do levantamento porque a melhor maneira de resolver tais situações é certificar-se de que o seu veículo foi totalmente documentado no levantamento. Naturalmente, se foi você quem causou o dano, então é justo que lhe seja cobrada uma taxa de reparação, deduzida do depósito (caução) do seu cartão de crédito. Como alternativa, poderá receber uma fatura para pagar mais tarde mas essa opção é já raramente colocada.
Assim que o veículo for totalmente verificado, receberá a documentação necessária para a confirmação do fim do seu aluguer, frequentemente referida como "formulário de check-in". Uma vez que o fornecedor verifique que tudo está em ordem, será feito o desbloqueio (ou devolução) da sua caução (o depósito de segurança), embora o tempo que levará até que a verba esteja de novo disponível na sua conta-cartão para seu uso pessoal possa variar de acordo com o seu banco e o sistema de crédito emissor do cartão de crédito que você usa.
Devolver o carro sem um representante – opção "drop box" das chaves
Se solicitou a devolução do carro fora do horário normal de expediente (por exemplo, de madrugada), terá de encontrar a caixa eletrónica da empresa de rent a car para lá deixar as chaves do carro (caixa essa que terá o nome e o logotipo respetivo). Se você não encontrar uma caixa apropriada para deixar as suas chaves, verifique na porta do escritório as informações relacionadas com o servico “drop box”, a caixa de depósito ou procure um número de telefone para ligar. A melhor forma de saber onde deixar as chaves é fazer essa pergunta ao representante do fornecedor logo no levantamento do carro. Lembre-se que este processo pode demorar algum tempo e será mais um fator de stress se estiver em cima da hora para embarcar no seu voo. Por isso, aconselhamos novamente a que vá entregar o carro com uma folga de tempo confortável.
Em baixo encontrará reunidas algumas das perguntas mais frequentes que os nossos clientes nos fazem em relação ao processo de devolução do aluguer. Se mesmo assim ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda com a sua reserva, não hesite em entrar em contacto com nossa equipa de especialistas em reservas por telefone ou por e-mail (prefira sempre o telefone se o assunto for urgente). Pode também consultar o nosso prático guia de conselhos úteis de viagem, que lhe apresenta uma variedade de diferentes tópicos relacionados com o aluguer de automóveis, cobrindo assuntos como opções de cobertura, requisitos de idade ou como modificar uma reserva.
Infelizmente, nessas situações há pouco que possamos fazer para ajudar. Como entidade intermediária entre o fornecedor e o cliente, não podemos influenciar a decisão do fornecedor de cobrar uma taxa adicional pelo atraso na devolução do veículo. Se você sabe que vai atrasar-se para devolver o carro, é importante informar o fornecedor o mais rápido possível. Feito isto, o problema pode desembocar em duas situações: ou não estava previsto o veículo ser usado imediatamente por outro cliente e, nesse caso, o fornecedor pode concordar em dispensar a taxa (dependendo da sua política), ou outro cliente fica prejudicado por ter de ficar à sua espera – o que causa impacto negativo na imagem da empresa de aluguer – e aí, sim, não deverá ser possível escapar a esta taxa. Dependendo da política da empresa de rent a car e do tempo total do seu atraso, a taxa a pagar pode ser bastante avultada. Por isso, não se atrase.
A coisa mais correta a fazer é entrar em contacto imediatamente com a locadora para informá-la do seu atraso. O que acontecerá a seguir dependerá da sua política geral nestas situações e da existência, ou não, de outro cliente à espera para levantar o carro. Também depende do atraso exato em termos de tempo na entrega do veículo na estação de aluguer de automóveis respetiva. Tendo todos estes fatores em consideração, pode ser-lhe cobrada uma taxa extra ou não. A nossa recomendação na Auto Europe é que marque a entrega do seu veículo para o mais tarde possível para reduzir o risco de algo deste género acontecer.
Infelizmente, conforme estipulado nos Termos e Condições da sua reserva, sempre que haja uma diferença de horas ou dias de aluguer não utilizados, essa diferença muito raramente é reembolsada, independentemente das razões do cliente para a devolução antecipada serem válidas ou não. A única exceção possível poderá ser devido a condições médicas do condutor principal. Se for este o seu caso, precisará fornecer cópias dos documentos probatórios do hospital ou do seu médico. Depois desta diligência, o seu caso será encaminhado para o Serviço de Apoio ao Cliente e a decisão dependerá sempre da política do fornecedor. Informamos que, se for este o seu caso, terá de ser paciente na espera por uma decisão do seu fornecedor pois esses casos demoram algum tempo a serem tratados.
Se o seu avião inicia viagem de regresso já em noite avançada ou de madrugada, é provável que o escritório do fornecedor esteja fechado. Esse problema costuma ser facilmente resolvido. Antes de fazer uma reserva no nosso website, convém esclarecer as informações sobre a disponibilidade de uma “drop box” para deixar a chave do carro, uma vez que nem todas as empresas disponibilizam esta opção. Para jogar pelo seguro, pode entrar em contacto com o nosso departamento de reservas por telefone ou por e-mail (é sempre preferível usar o telefone se for uma situação urgente) e saber, com antecedência, se existe essa oferta com a empresa que lhe interessa. Informações mais específicas sobre a localização do estacionamento e da “drop box” devem ser pedidas ao balcão do fornecedor no momento do levantamento do veículo.
Se por algum motivo o balcão estiver fechado, embora devesse ainda estar aberto, pode entrar em contacto com a Auto Europe por telefone e nós tentaremos ajudar.
Sim, todos os condutores adicionais nomeados no contrato de aluguer assinado ao balcão no momento do levantamento podem devolver o carro sem problemas, mesmo sem a presença do condutor principal. Mas é importante saber que o mesmo sistema não funciona no momento do levantamento. É que, para o condutor principal poder adicionar outros condutores ao contrato de aluguer, ele tem obrigatoriamente de estar presente ao balcão no levantamento pois será o seu cartão de crédito o único a ser aceite para bloquear o depósito de segurança (caução). Após a conclusão do contrato, todos os condutores incluídos no contrato, o principal ou os adicionados, podem devolver o carro por sua conta.