A forma mais fácil de um condutor ser multado em Itália é entrar acidentalmente numa ZTL. ZTL significa 'Zona a Traffico Limitato', ou seja, Zona de Tráfego Limitado. Esta é uma zona demarcada no centro de cidades italianas, em que há restrições de trânsito, sendo que normalmente só é permitida a entrada a viaturas de residentes e transportes públicos. A zona é assinalada por sinais de trânsito com um círculo vermelho sobre um fundo branco, por cima do qual é apresentada a indicação 'Zona a Traffico Limitato'.
Existem dois motivos principais pelos quais se entra acidentalmente nestas zonas, apesar da sinalização em contrário:
- Porque há outros veículos a circular na ZTL e a entrar na mesma.
Tal sucede porque residentes locais e transportes públicos podem circular na Zona de Trânsito Limitado.
- Porque ia a seguir as instruções do GPS.
Normalmente os GPSs apresentam o caminho mais curto para o seu destino, não reconhecendo necessariamente quando há zonas de tráfego limitado. É portanto necessário que se mantenha sempre atento à sinalética existente.
Depois de entrar numa ZTL, sempre que passar por uma das câmaras de trânsito, o seu veículo será fotografado. Isto significa que pode ser multado várias vezes num espaço de poucos minutos. Normalmente, se for multado ao volante de um carro alugado, a multa será enviada para o seu domicílio e a empresa de aluguer cobrará ainda uma taxa administrativa por cada multa.
Há quem considere o sistema da ZTL uma forma de fazer dinheiro à custa da ignorância de turistas, mas na verdade a função das ZTLs onde estas existem é a protecção dos centros históricos das cidades italianas, tanto contra a poluição como contra o desgaste, através da redução do número de veículos que aí podem circular. O importante para quem aí pretende conduzir é estar ciente da existência destas zonas e da sinalização a ter em conta para evitar o incumprimento.
Espero que tenha achado este artigo informativo. Caso tenha quaisquer dúvidas ou questões, pode sempre deixar-nos um comentário abaixo ou visitar-nos no Facebook ou Twitter.