Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas
    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    Pesquisar no blog


    Categorias

    A procurar.........

    Conduzir em Itália - O que são as ZTL e como evitá-las?

    Se está a planear visitar Itália de carro, é de extrema importância conhecer as zonas restritas ao trânsito. Neste guia extenso poderá encontrar todas as informações necessárias para conduzir sem surpresas em qualquer cidade italiana. Descubra o que são as zonas limitadas ao tráfego e como evitá-las, consulte os mapas das cidades italianas com estas zonas identificadas e saiba o que acontece e o que deve fazer caso seja apanhado a conduzir numa destas zonas restritas.

    Zonas de tráfego limitado em Itália - Perguntas frequentes

    A razão mais comum pela qual os clientes são multados ao volante dos seus carros de aluguer em Itália é porque circulam dentro de uma zona limitada ao tráfego. Por vezes, os clientes nem sequer sabem da existência destas zonas. Outras vezes, não conseguem identificar os sinais que demarcam os limites da zona restrita ao trânsito. Para que os nossos clientes estejam 100% preparados para conduzir nas cidades italianas sem receios apresentamos, em seguida, uma lista das perguntas frequentes para aqueles que alugam um carro em Itália com a Auto Europe e querem saber tudo sobre as ZTL.

    O significa ZTL?

    ZTL significa 'Zona a Traffico Limitato', ou seja, Zona de Tráfego Limitado. Esta é uma área no centro das vilas e cidades italianas em que há restrições ao trânsito. Estas zonas de tráfego limitado não existem em todos os locais em Itália, mas se está a pensar visitar uma das principais cidades italianas, como Florença, Pisa ou Roma, por exemplo, é seguro assumir que existe uma ZTL no centro da cidade.Como identificar as zonas ZTL ao conduzir em Itália

    Como sei que estou a entrar numa ZTL?

    Ao contrário do que se costuma ouvir dizer, todas as entradas de uma zona de tráfego limitado estão claramente identificadas com sinalização apropriada. O sinal de trânsito é constituída por um círculo vermelho sobre um fundo branco, por cima do qual se pode ver escrito "Zona a Traffico Limitato" e por baixo do qual se podem ver mais informações sobre as restrições específicas dessa zona. Por exemplo, "08,00 - 20,00" significa que existem restrições ao tráfego somente entre as 08:00 e as 20:00. Outro indicador de que está numa zona de tráfego limitado é a existência de câmaras de segurança nos postes localizados na berma da estrada. Depois de entrar numa ZTL, provavelmente não irá ver mais nenhuma sinalização ao longo do percurso com a indicação de que se trata de uma zona restrita ao trânsito. Por isso, é importante dar uma vista de olhos à sua volta e verificar se existem câmaras de segurança que possam indicar que está a conduzir numa destas zonas restritas ao tráfego.

    Há outras pessoas a conduzir dentro da ZTL. Porque é que elas podem e eu não?

    Apesar de as regras variarem de cidade para cidade, o tráfego está normalmente autorizado a residentes e transportes públicos. Não presuma que é possível circular numa destas áreas restritas só porque vê outros veículos a entrar nelas. Esteja sempre atento à sinalização presente, pois é ela que indica a existência de uma ZTL.

    O que acontece se o meu hotel está situado dentro de uma zona ZTL?

    Nesse caso, aconselhamos a que pergunte ao hotel se é possível registar a sua matrícula junto das autoridades locais durante a sua estadia. Geralmente, este serviço é gratuito, mas verifique com o hotel antes da sua viagem. Além disso, apesar de lhe ser autorizada a circulação na zona restrita ao trânsito onde o seu hotel está localizado, isso não quer dizer que pode circular em todas as ZTL da cidade. Por isso, é sempre importante estar atento ao conduzir e ter cuidado para não entrar em outras zonas de tráfego restrito.

    Porque é que ninguém me avisou sobre as ZTL no balcão de aluguer?

    É da responsabilidade do cliente estar informado sobre as leis e regulamentos dos países para os quais viaja.

    O que acontece se eu entrar acidentalmente numa ZTL?

    Será multado! Existem câmaras nos limites da zona ZTL que registam as matrículas dos carros que entram nestas áreas restritas, e o condutor será multado de cada vez que a sua matrícula for fotografada pelas câmaras. Isto significa que o condutor pode receber várias multas numa única viagem.

    Qual é o valor da multa por conduzir numa ZTL sem autorização?

    O valor da multa por conduzir numa ZTL sem autorização está situado entre os 80€ e os 300€. O preço varia de cidade para cidade. Além disso, a empresa de aluguer local também irá cobrar uma taxa administrativa por cada multa de trânsito, que será cobrada no cartão de crédito do condutor principal, dado no momento do levantamento do carro de aluguer.

    Como é que as autoridades locais me podem multar se eu já não estou em Itália?

    As autoridades locais entram em contacto com o dono do carro, que neste caso é a empresa de aluguer. Esta, por sua vez, irá fornecer a morada pessoal do condutor às autoridades locais para que possam enviar a multa directamente. Note que as empresas de aluguer NÃO pagam as multas aos seus clientes. Ao invés disso, elas enviam os dados do condutor às autoridades locais, serviço pelo qual cobram uma taxa administrativa por cada multa e, posteriormente, o cliente irá receber a multa na sua morada pessoal para pagamento.

    Esta parece ser uma forma de fazer dinheiro às custas da ignorância dos turistas. Porque é que existem zonas ZTL?

    As ZTL têm como objectivo reduzir o impacto do tráfego nos centros históricos das cidades italianas. Além disso, as restrições ao tráfego reduzem os níveis de poluição e permitem a criação de áreas mais adequadas aos peões, em locais frequentemente visitados por um grande número de turistas.

    Mapas das principais cidades italianas e respectivas zonas ZTL

    Mapa e zona ZTL de Rome

    Zonas de tráfego limitado

    Mapa e zona ZTL de Florença

    Zonas de tráfego limitado

    Mapa e zona ZTL de Milão

    Zonas de tráfego limitado

    Mapa e zona ZTL de Pisa

    Zonas de tráfego limitado

    Zonas ZTL - Dicas de viagem

    Neste momento deve estar a perguntar-se como pode evitar conduzir numa zona ZTL durante a sua viagem por Itália ao utilizar o GPS ou outro dispositivo de navegação. Por isso, gostaríamos de informa-lo de que o GPS nem sempre informa acerca das zonas de tráfego limitado.

    Isto acontece porque os sistemas de GPS normalmente não incluem informações sobre as zonas ZTL ou os seus limites, devido ao facto de os regulamentos serem determinados por cada cidade e poderem estar sujeitos a alterações periódicas. Além disso, o GPS calcula normalmente a rota mais curta, não tendo necessariamente em conta estas zonas restritas ao tráfego. Por isso, é necessário estar sempre atento à sinalética existente para evitar entrar numa ZTL ao seguir as indicações do GPS.

    Outras dicas de viagem

    Dicas de viagem úteis ao alugar um carro - Aproveite as dicas de viagem da Auto Europe e esteja preparado para viver uma experiência inesquecível durante a sua próxima viagem com um carro de aluguer!

    Pesquisar no blog


    Categorias