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    Os extras e as taxas locais

    A satisfação dos nossos clientes é primordial para a Auto Europe (não apenas porque gostaríamos que nos continuasse a escolher no momento de alugar um carro, mas também porque acreditamos no bom Karma que resulta de um trabalho bem feito). Como tal, despendemos tempo e recursos na tentativa de aperfeiçoar as informações que fornecemos aos nossos clientes. Os extras e as taxas locais podem ser bastante confusas, pelo que tentamos a todo o custo garantir que os nossos clientes têm todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada ao selecionar uma oferta ou uma empresa de aluguer nossa parceira. As taxas locais são decididas e aplicadas pela empresa de aluguer local. A Auto Europe não tem qualquer controlo ou poder sobre as taxas aplicadas e o seu valor. Contudo, tentamos listá-las de uma forma tão pormenorizada quanto possível ao clicar nos vários botões de informação de cor azul que acompanham cada tarifa proposta e que pode encontrar nos resultados da pesquisa no nosso motor de reservas e, depois, também no voucher de confirmação da reserva já feita. Além disso, decidimos fazer um artigo especialmente dedicado aos extras e taxas locais, onde explicamos as cobranças mais comuns e como pode evitar algumas delas.

    Combustível

    Existem duas políticas de combustível principais: “cheio-cheio” e “cheio-vazio”. A opção “cheio-cheio” significa que o cliente levanta o carro com o tanque de combustível cheio e deve devolvê-lo igualmente cheio. Nesta opção, o cliente só paga efectivamente pelo combustível que utilizar. A opção “cheio-vazio” significa que o cliente levanta o carro com o tanque de combustível cheio, pelo qual terá de pagar no momento do levantamento do carro e deve devolver o veículo com o tanque o mais vazio possível, já que não haverá reembolso pelo combustível que ficar no tanque. É importante saber que o preço cobrado pelo combustível é superior aos preços praticados pelas bombas de gasolina. Além disso, as empresas aplicam uma taxa de serviço adicional juntamente com o valor do tanque. Este tipo de política de combustível é bastante comum em empresas low cost no sul da Europa (principalmente em Espanha e Portugal, mas também existe em outros países). Algumas empresas locais aplicam as duas políticas de combustível, dependendo do número de dias do aluguer.

    Taxa de condutor jovem/sénior

    Condutor com idade inferior a uma determinada idade, ou com idade superior a uma determinada idade (a idade exacta depende da empresa de aluguer, localização e categoria do veículo) está sujeito ao pagamento de uma taxa extra ao alugar um carro. Isto acontece porque as companhias de seguros cobram mais nesses casos, pelo que as empresas locais também cobram uma taxa extra aos clientes para abranger esses custos extra.

    Como evitar a taxa de condutor jovem/sénior

    Os limites de idade que determinam a taxa de condutor jovem/sénior variam de empresa para empresa. Algumas empresas podem cobrar esta taxa a condutores com idade inferior a 26 anos, enquanto outras empresas poderão aplicar esta taxa extra somente a condutores com menos de 19 anos. Consulte os termos e condições de diferentes empresas de aluguer nossas parceiras para descobrir se existe alguma oferta em que esta taxa não se aplique à sua idade. Caso se aplique, também pode comparar os preços aplicados pelas diferentes empresas de aluguer e selecionar a oferta mais vantajosa para si. O mesmo se aplica à taxa de condutor sénior.

    Taxa de condutor adicional

    Todo o condutor adicional deve ser incluído no contrato de aluguer para ser coberto pelo seguro. Por vezes, existem algumas promoções que incluem um condutor adicional gratuito na reserva (como o nosso Pacote Gold Rate nos EUA), mas normalmente um condutor adicional significa pagar uma taxa extra à empresa de aluguer local.

    Como evitar a taxa de condutor adicional

    Consulte os termos e condições das empresas com as quais está a pensar efectuar o aluguer para descobrir quais são as regras e as taxas para condutores adicionais. Algumas empresas podem cobrar uma taxa diária mais baixa do que outras. Além disso, algumas empresas de aluguer oferecem o primeiro condutor adicional gratuitamente. Consulte as nossas ofertas especiais com condutor adicional grátis e descubra se pode evitar esta taxa no seu próximo destino de férias.

    Taxa de sentido único (one way)

    Se o cliente levantar o veículo num balcão e o devolver em outro, as probabilidades de ter de pagar uma taxa extra por esse serviço são grandes. Isto acontece devido à gestão de frotas, já que o carro terá de ser enviado para o balcão original. Há empresas que não aplicam esta taxa se o levantamento e a devolução ocorrem em balcões próximos ou em balcões localizados dentro de um mesmo país. Mas se os balcões são em países diferentes, garantidamente que terá de pagar pela taxa de sentido único. Ao fazer a reserva no nosso website, o cliente recebe um aviso sobre a taxa de sentido único. Ao iniciar a sua pesquisa e colocar os diferentes locais onde quer levantar o seu carro e onde pretende devolver, os resultados aparecem-lhe com uma menção à taxa de "one-way" em letras azuis junto à tarifa e/ou no momento anterior ao processo de colocação dos dados do condutor e pagamento. Já sabe que essa taxa será a somar ao valor da tarifa. Nalguns casos, a mesma já vai estar incluída no preço final mas nem sempre isso acontece e o cliente terá de pagar a taxa extra ao balcão no dia do levantamento. Leia, pois, com calma e cuidado os termos e condições da reserva para não ter surpresas desnecessárioas. Toda a informação estará explícita no momento da reserva e no seu voucher. É possível ver o valor da taxa listada no momento da reserva online junto dos botões de cor azul e, novamente, no voucher de confirmação.

    Taxa por viajar para outros países

    O cliente deve sempre avisar a Auto Europe se desejar viajar para outros países, mesmo se pretende devolver o carro alugado no mesmo balcão em que o levantou. Nestes casos será frequentemente - embora não seja sempre - aplicada uma taxa extra. Isto acontece porque a condução para fora das fronteiras nacionais exige um seguro adicional. Se o cliente decidir conduzir para outros países sem ter informado a empresa local, não tem esse seguro activo e o carro não está coberto fora do país do aluguer. Na verdade, nessas situações é considerado ilegal conduzir noutros países.

    Seguros

    Todos os carros alugados através da Auto Europe possuem o pacote básico de seguro obrigatório para se poder conduzir num determinado país. O cliente precisa de estar atento porque a este pacote de seguros básico, está sempre associada uma franquia pela qual o cliente é responsável em caso de danos ou furto da viatura de aluguer. O valor da franquia depende da empresa de aluguer, localização, categoria do veículo, etc., não existindo por isso um valor universal. A caução bloqueada no cartão de crédito do condutor principal corresponde geralmente à soma do valor da franquia, combustível e IVA (caução = franquia + combustível + IVA). A esta soma também pode ser adicionada o valor de uma diária, para o caso de o cliente devolver o veículo mais tarde do que o acordado no contrato de aluguer. No balcão da empresa local, pode comprar um seguro extra para reduzir o valor da franquia ou para cobrir partes do carro que não estão geralmente cobertas pelo pacote básico de seguros (vidros, rodas, por exemplo). O cliente pode consultar todas as exceções nos termos e condições da sua reserva com a Auto Europe e no seu contrato de aluguer assinado com a empresa local. Por vezes, os colaboradores da empresa local podem ser um pouco insistentes na venda dos seguros locais, mas o cliente deve ter a noção de que este seguro é opcional e de que o cliente (cumprindo todos os requisitos para o levantamento do carro) está no seu direito de se recusar a adquirir esse serviço se o considera desnecessário.

    Pneus de Inverno

    Existem muitos países onde os pneus de inverno são obrigatórios durante alguns meses do ano. Algumas empresas locais já incluem os pneus de Inverno no preço original do aluguer, outras empresas cobram uma taxa extra pelos pneus de inverno. O cliente pode sempre verificar nos “Detalhes da tarifa” se os pneus de inverno estão incluídos na reserva ou se tem de pagar mais por eles. O cliente também pode telefonar para o nosso Departamento de Reservas para esclarecer as suas dúvidas.

    Equipamentos adicionais (suporte para ski’s, GPS, cadeiras de criança)

    Os equipamentos extra são pagos localmente no balcão de aluguer. Por vezes, pode encontrar nos “Detalhes da tarifa” o valor aproximado para cada um destes itens. Apesar de poder informar a empresa de aluguer no momento do levantamento de que deseja este ou aquele equipamento, corre o risco deste não estar mais disponível. Por isso, aconselhamos a que informe a Auto Europe dos equipamentos que vai precisar, para que possamos reservá-los junto da empresa local e assim garantir a sua disponibilidade no momento do levantamento do carro. Além disso, ao fazer a sua reserva online ou por telefone, é possível acrescentar os equipamentos adicionais de que precisa sem complicações. O preço para estes equipamentos varia de empresa para empresa e geralmente são apresentados os preços diários. Algumas empresas possuem uma cobrança mínima e máxima para os equipamentos. Cuide dos equipamentos extra que alugou durante o período do aluguer, porque será aplicada uma taxa de substituição em caso de perda, roubo ou danos dos equipamentos. A inclusão de equipamento adicional depende geralmente da decisão do cliente. Contudo, no que concerne às cadeiras de criança, existem leis em vigor que exigem que crianças até uma certa idade e/ou altura precisem de uma. Por isso, é importante consultar as leis do país de destino com antecedência para poder planear o aluguer do carro e de qualquer equipamento necessário.

    Como evitar as taxas para equipamentos adicionais

    O GPS talvez seja a taxa mais fácil de evitar, já que existem diversas aplicações para smartphones que funcionam na perfeição. Quanto às cadeiras de criança, compare o preço do aluguer deste equipamento com o preço do transporte do mesmo pela companhia aérea e decida-se. Quanto aos pneus de inverno, consulte e compare diferentes empresas de aluguer, já que algumas incluem os pneus de inverno no preço da reserva. Assim, não terá de pagar uma taxa extra por este equipamento no momento do levantamento do seu rent a car.

    Outras taxas

    Outras taxas locais também poderão ser aplicadas ao seu contrato como, por exemplo, taxa de aeroporto, taxa de estação de comboios, taxa de balcão premium, taxa de estacionamento, taxa fora de horas, ou taxa de devolução tardia.

    As taxas aplicadas de acordo com a localização do balcão de aluguer ocorrem geralmente nos principais centros de transporte europeus, como aeroportos, estações de comboio ou portos de cruzeiros. O custo adicional médio por levantar um carro de aluguer num balcão situado num destes locais é de 40€, sendo que a taxa pode variar entre os 20€ e os 80€. Dependendo da localização, outras taxas adicionais poderão ainda ser aplicadas, como a taxa de estacionamento aplicada na cidade de Veneza, local onde o espaço para estacionar é muito limitado.

    As taxas aplicadas de acordo com o horário da reserva e de funcionamento do balcão de aluguer também poderão ter uma influência no preço final do seu aluguer de carros. Certifique-se de prestar atenção ao horário de abertura do balcão de aluguer onde vai efetuar o levantamento e a devolução do seu carro de aluguer, bem como confirmar os horários de levantamento e de devolução, informação que pode confirmar na primeira página do seu voucher. Entregar o veículo mais tarde do que o horário acordado no voucher e no contrato de aluguer pode custar-lhe o pagamento de uma taxa de devolução tardia, para além do valor da tarifa diária que a empresa de aluguer aplica a esse veículo. Já a taxa fora de horas aplica-se quando o cliente precisa de efetuar o levantamento e/ou a devolução fora do horário normal de funcionamento do balcão de aluguer.

    Como evitar este tipo de taxas (de acordo com a localização e com o horário)

    Para evitar as taxas de aeroporto, estação de comboios ou balcão premium, por exemplo, o cliente poderá efetuar o levantamento do seu carro de aluguer num balcão no centro da cidade. Caso viaje de avião, confirme primeiro que o preço do táxi ou dos transportes públicos entre o aeroporto e o centro da cidade é mais baixo que a taxa de aeroporto que quer evitar. De outra forma, o levantamento no centro da cidade poderá não compensar.

    Caso o cliente deseje levantar ou devolver o veículo muito cedo ou muito tarde, confirme os horários das empresas de aluguer e verifique se alguma está aberta para o horário que deseja. Além disso, o cliente também pode ir para o hotel de transportes ou táxi na noite da chegada e efetuar o levantamento do seu carro de aluguer no centro da cidade no dia seguinte durante o horário de abertura da estação. Como sempre, aconselhamos a que leia os termos e condições das nossas ofertas online, compare-as e descubra a mais vantajosa para si.

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