Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    COMO CONDUZIR NA IRLANDA DO NORTE

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    Conduzir na Irlanda do Norte

    A Irlanda do Norte é um país com apenas 136 quilómetros de comprimento e 112 de largura, o que lhe dá a possibilidade de conhecer muito em poucas em horas. A Calçada dos Gigantes e as suas praias atlânticas farão a sua visita valer a pena. Ao viajar pela extensa rede de estradas da Irlanda do Norte poderá desfrutar de paisagens encantadoras e descobrir lugares que ficarão para sempre gravados na sua memória.

    Requisitos

    Para que possa alugar um carro na Irlanda do Norte, o condutor principal deve ser encartado há pelo menos 1 ano e ter no mínimo 21 anos de idade (a idade mínima pode variar de acordo com a categoria do veículo), sendo que até aos 23 anos poderá haver a necessidade de pagar uma taxa de condutor jovem. O mesmo acontece para condutores com mais de 70 anos, que terão de pagar uma taxa de condutor sénior localmente. Isto, é claro, se a empresa permitir o aluguer a condutores com mais de 69 anos. Se viajar com crianças até aos 3 anos, estas devem circular na respetiva cadeira de criança, adequada ao seu peso e idade, e o cinto de segurança deve obrigatoriamente ser utilizado por todos os ocupantes do veículo.

    Limites de velocidade

    Seguem abaixo os limites de velocidade praticados na Irlanda do Norte e estes aplicam-se sempre que não haja sinalização em contrário:

    • Zonas Urbanas: 45 km/h (30 mph)
    • Estradas principais: 95 km/h (60 mph)
    • Autoestradas: 110 km/h (70 mph)

    Cuidados a ter

    Na Irlanda do Norte os veículos apresentam o volante à direita e a condução deve ser feita pelo lado esquerdo, assim como a entrada nas rotundas.

    Postos de abastecimento

    Embora nas grandes cidades algumas gasolineiras estejam abertas 24 horas por dia, a grande maioria apenas funciona entre as 07:00 e as 19:00 horas.

    Portagens

    Não existem autoestradas com portagem na Irlanda do Norte.

    Estacionamento

    Existem zonas de estacionamento com parquímetros nas maiores cidades da Irlanda do Norte. Para estacionar basta retirar o ticket e deixá-lo num local visivel no tablier, junto ao para-brisas. Tenha atenção aos traços no chão antes de estacionar, pois se estes forem vermelhos ou duplos e amarelos, o estacionamento não é permitido.

    Sobre seguros

    Os seguros dos carros de aluguer costumam variar bastante entre países, pelo que deve ler atentamente todas as informações a esse respeito antes de proceder à sua reserva, pois durante o período do aluguer vigoram as leis praticadas pelo país de levantamento.

    Todas as nossas tarifas já incluem as coberturas de responsabilidade civil, proteção contra dano e roubo e proteção contra incêndio. Repare que existem alguns cartões de crédito que possuem seguros de viagem, que podem ser utilizados em carros de aluguer. Contacte a entidade que emitiu o seu cartão para obter mais informações a esse respeito. Todas as informações relativamente aos seguros contratados estão indicados no seu voucher de confirmação de reserva.

    Sobre restrições de aluguer

    Informações gerais

    A maior parte dos veículos pode viajar entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda sem restrições, à exceção, por vezes, de carros de luxo. Nesta categoria podem ser aplicadas algumas restrições. Se planeia viajar por vários países, verifique se o veículo escolhido é o indicado para efetuar o itinerário que deseja, antes de confirmar a reserva.

    Viajar para outros países

    Por norma os veículos alugados na Irlanda do Norte podem viajar para a República da Irlanda sem necessidade de pagar uma taxa adicional, mas atenção, pois existem exceções. Já as viagens para a Grã-Bretanha e para o continente europeu têm na maioria das vezes uma taxa de cruzamento de fronteira associada.

    Aluguer de sentido único (one way)

    É possível devolver o veículo numa cidade diferente na Irlanda do Norte, com algumas empresas, mediante o pagamento de uma taxa de sentido único. Já o one way internacional só é autorizado na República da Irlanda, desde que a devolução seja feita numa das seguintes cidades, sendo sempre necessário o pagamento da taxa de one way: Dublin, Shannon, Galway, Cork, Waterford, Wexford, Killarny e Sligo.