Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    ROAD TRIP ROTA DOS CONTOS DE FADA

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    A Rota dos Contos de Fada: 600 quilómetros de magia!

    Se cresceu com as estórias dos irmãos Grimm, esta road trip pela rota dos Contos de Fada, na Alemanha, é perfeita para si! Um maravilhoso trajecto ao longo de deslumbrantes paisagens alemãs que com certeza o levarão ao reino das fantasias. Parta à descoberta da Casa dos Doces na tranquila vila de Hesse ou atreva-se a dar um passeio pelas suas densas florestas!

    A rota dos Contos de Fada é um dos mais belos percursos que irá percorrer na Alemanha, estendendo-se por cerca se 600 quilómetros por paisagens encantadoras, entre majestosas catedrais e castelos mágicos.

    Se ainda está no inicio da planificação da sua viagem, sugerimos que escolha um período como a Primavera, o Verão ou o Outono para percorrer esta rota - o tempo durante essas estações irão dar à sua jornada um toque ainda mais especial. Na Primavera, os vales fluviais estão completamente decorados com as mais belas flores silvestres de diferentes cores. O Verão oferece a temperatura a ideal para uma viagem de carro, enquanto o Outono proporciona uma atmosfera mágica: com as cores quentes das folhas que começam a cair e as aldeias montanhosas que lentamente se cobrem com uma névoa fantasmagórica. Reserve ainda hoje o seu aluguer de carros na Alemanha e garanta as melhores ofertas para a sua aventura pela rota dos Contos de Fada!

    Itinerário Distância (km) Tempo Aprox. de viagem
    De Frankfurt a Hanau 25.6 29 minutos
    De Hanau a Steinau an der Strasse 48.5 30 minutos
    De Steinau an der Strasse a Marburg 131 1 hora e 55 minutos
    De Marburg a Kassel 144 1 hora e 20 minutos
    De Kassel a Göttingen 114 1 hora e 54 minutos
    De Göttingen a Hameln 125 2 horas e 7 minutos
    De Hameln a Bremen 181 2 horas e 51 minutos
    Total: 769.1 km 12 horas e 23 minutos

    Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 1: De Frankfurt a Hanau

    Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 1: De Frankfurt a Hanau Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 1: De Frankfurt a Hanau

    De forma a aproveitar ao máximo a sua jornada pela rota dos Contos de Fada, sugerimos que inicie a sua road trip até Bremen em Frankfurt. A cidade é considerada a capital financeira do país, garantindo assim que consegue voos directos de qualquer um dos aeroportos portugueses e proporcionando um ponto de partida estratégico para a sua exploração.

    O que fazer em Frankfurt:

    Se se decidir a iniciar a sua road trip em Frankfurt e, dependendo da duração das suas férias na Alemanha, poderá dedicar um ou mais dias à exploração da cidade. Entre as várias atracções turísticas espalhados pela cidade, recomendamos o Museu de História Natural (Naturmuseum Senckenberg), a casa de Goethe, Römer (Câmara Municipal) e a margem sul do rio, onde encontra restaurantes, bares e discotecas.

    O que fazer em Hanau:

    Mal pode esperar para partir nesta mágica aventura à descoberta da rota alemã dos Contos de Fada? Levante o seu aluguer de carros em Frankfurt directamente no aeroporto e faça-se imediatamente à estrada! Em apenas uma hora e meia de carro chegará ao seu primeiro destino: Hanau. Uma vez na cidade se dará conta do quanto os habitantes desta cidade respeitam as histórias dos irmãos Grimm. E a este propósito, a principal atracção da cidade é a Nationaldenkmal Brüder Grimm, uma estátua de bronze dos famosos irmãos, erguida em 1898, mesmo em frente à Rathaus (Câmara Municipal).

    De forma a aproveitar ainda mais a sua visita, recomendamos que estacione o seu aluguer de carros em Hanau e continue a exploração a pé. Perto do edifício da Câmara encontra o Schloss Philippsruhe, um castelo que alberga um museu dedicado aos dois escritores. As exposições incluem uma colecção de trajes, documentos e outros artefactos que pertenceram aos irmãos Grimm.

    Próxima paragem: 29 minutos


    Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 2: Steinau e Marburg

    Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 2: Steinau e Marburg Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 2: Steinau e Marburg

    Depois de visitar os pontos de interesse da cidade, prossiga a sua road trip desde Hanau e em cerca de 30 minutos chegará à também pequena cidade de Steinau an der Strasse, onde se iniciará oficialmente a nossa viagem pela rota dos Contos de Fada. Steinau an der Strasse foi um dos lugares que mais influência teve sobre os irmãos Grimm, uma vez que foi a cidade onde nasceram e viveram até aos 12 anos. Faça uma viagem no tempo e deixe-se levar pela memória das histórias da sua infância, as casas típicas em enxaimel, as ruas em paralelepípedo e os castelos com as suas torres mágicas.

    O que fazer em Steinau:

    Uma das principais atracções turísticas de Steinau an der Strasse é a casa onde nasceram os irmãos Grimm, hoje transformada num autêntico museu, dedicado à conservação e à exposição das obras dos irmãos.

    O castelo de Steinau é outra atracção turística importante, oferecendo uma vista fabulosa sobre toda a cidade. Organize uma visita ao Steinauer Marionettentheater, no interior do castelo e desfrute do espectacular teatro das marionetas, que irá com certeza levá-lo de volta à sua infância!

    Restaurantes em Steinau:

    Para uma deliciosa experiência culinária durante a sua road trip por Steinau an der Strasse, não deixe de reservar uma mesa no Brathähnchenfarm. Apesar de ficar localizado no topo de uma colina, garantimos que vai valer a pena fazer o percurso até ao restaurante, que além dos pratos locais também oferece especialidades portuguesas.

    No que respeita a alojamento, recomendamos o Burgmannenhaus, um hotel que oferece aos seus hóspedes um ambiente típico dos romances dos irmãos Grimm, combinado com serviços modernos, como por exemplo, Wi-Fi.

    O que fazer em Marburg:

    Uma vez a bordo do seu aluguer de carros ao longo da rota dos Contos de Fadas, poderá aproveitar uma relaxante condução pelos vales que atravessam Freiensteinau, Lauterbach e Alsfeld até Marburg, descrita por Jakob Grimm como a cidade com "mais escadas nas ruas que nas casas".

    Pode parecer um exagero, e hoje em dia grande parte das subidas para a Oberstadt (cidade alta) pode ser feita em elevadores panorâmicos, mas a verdade é que Marburg é uma cidade íngreme, constituída por várias estradas que são na realidade apenas escadarias em pedra. Graças à existência de uma universidade, a cidade desfruta de uma vitalidade juvenil, proporcionada pelos estudantes que frequentam a instituição. Como resultado, a cidade oferece uma grande variedade de lojas modernas, restaurantes e diversas opções de diversão.

    Entre os pontos de interesse mais populares que poderá visitar durante a sua road trip por Marburg destaca-se o Landgrafenschloss (Castelo do Conde) localizado num ponto tão elevado que nem mesmo as torres da Elisabethkirche (Igreja de Santa Isabel) com os seus 80 metros de altura conseguem atrapalhar a sua vista cénica. A Elisabethkirche, considerada o edifício mas importante da cidade, também merece o nosso destaque. Esta igreja é o lugar de sepultura da Santa Elisabete e o lugar onde encontra uma ampla colecção de arte sacra, afrescos e estátuas religiosas.

    Alojamento em Marburg:

    Para a sua estadia em Marburg, sugerimos o Welcome Hotel Marburg. Apesar do exterior do hotel não causar o mesmo fascínio que a grande maioria dos edifícios em Marburg, este hotel oferece alguns dos quartos mais confortáveis da cidade, um restaurante próprio, o "Tartaruga", um bar e uma sauna. Depois de uma relaxante noite, sentir-se-á pronto a partir numa nova jornada com o seu aluguer de carros desde Marburg. Se tiver tempo suficiente e gostaria de visitar outras cidades alemãs, faça um pequeno desvio e visite a belíssima Colónia.

    Próxima paragem: 30 minutes


    Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 3: Kassel e Göttingen

    Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 3: Kassel e Göttingen Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 3: Kassel e Göttingen

    Iniciamos agora o terceiro dia da nossa road trip pela panorâmica rota dos Contos de Fada. A condução até ao nosso novo destino irá demorar cerca de uma hora e vinte minutos e com um aluguer de carros até Kassel poderá fazer este percurso com todo o conforto e ao seu próprio ritmo. Esta cidade idílica foi o lugar onde os irmãos Grimm passaram a sua adolescência, a trabalhar como bibliotecários para o Rei da Vestefália (e irmão de Napoleão), Jerónimo Bonaparte.

    O que fazer em Kassel:

    Muito do que existia nos dias dos irmãos Grimm foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade foi reconstruida, mas sem qualquer atenção ao seu antigo aspecto arquitectónico. De qualquer maneira, existem atracções que merecem uma visita durante a sua road trip por Kassel, como o Museu dos Irmãos Grimm e o Castelo e Bergpark Wilhelmshöhe, localizado no lado ocidental de Kassel. O parque é famoso por possuir a a maior área verde em colina da Europa, pelo monumento a Hércules localizado no cimo da colina e pela sua cascata em pedra criada pelo arquitecto Giovanni Francesco Guerniero. Se se decidir a fazer o percurso a pé até o topo da colina, lembre-se de levar sapatos confortáveis e água suficiente.

    O que fazer em Göttingen:

    Depois de ter aproveitado as atracções que Kassel oferece, é chegado o momento de prosseguir nesta road trip até Göttingen, a cerca de duas horas de carro. Göttingen é conhecida principalmente pela sua universidade, onde os irmãos Grimm ensinaram por algum tempo. Uma atracção muito visitada na cidade é a praça do mercado central onde se encontra a estátua de Gänseliesel (a menina com o ganso), uma das estátuas mais beijadas do mundo. Segundo a lenda, cada beijo dado à estátua será recompensado com boa sorte. Por isso mesmo, todos os anos, os finalistas da universidade local deslocam-se à praça para beijar a estátua em sinal de gratidão.

    Restaurantes em Göttingen:

    A esfera culinária de Göttingen consiste, como seria de se esperar, em pratos da cozinha tradicional alemã servidos nos bares e restaurantes locais. Para um jantar relaxante e tranquilo, experimente o Landgasthaus Lockemann, onde as especialidades regionais e sazonais farão as suas delícias. Se, depois de alguns dias, sente vontade de desviar um pouco da cozinha local e experimentar qualquer coisa diferente, visite o Gaudí, um restaurante mediterrânico onde se servem desde pratos de pasta a tapas e pratos de peixe.

    Alojamento em Göttingen:

    No Romantik Hotel Gebhards poderá desfrutar de um alojamento de luxo num ambiente verdadeiramente familiar. Com as suas paredes em madeira escura e estampas florais, banheira de hidro-massagem e sauna, o hotel oferece relaxamento e conforto, para que possa recuperar as energias antes de seguir viagem no seu aluguer de carros desde Göttingen em direcção à nossa última paragem.

    Próxima paragem: 1 hora e 54 minutos


    Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 4: Hameln e Bremen

    Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 4: Hameln e Bremen Road Trip pela Rota dos Contos de Fada - Dia 4: Hameln e Bremen

    Depois de uma fantástica noite de sono, seguimos agora na nossa road trip para Hameln. A viagem até a cidade de Hameln, ao volante do seu carro de luxo, irá demorar cerca de de uma hora e meia. O nome da cidade poderá parecer-lhe familiar, e a razão para tal é que este foi o cenário escolhido para a história d´O Flautista de Hameln (um encantador de ratos que conseguiu livrar a cidade dos roedores). Assim que chegar com o seu aluguer de carros até Hameln irá aperceber-se do orgulho que a cidade tem em ser associada com o Rattenfänger (caçador de ratos). Por toda a cidade irá encontrar os mais diversos tipos de gadgets ilustrados com imagens desta personagem dos Contos de Fada.

    O que fazer em Bremen:

    No centro da cidade irá encontrar numerosos exemplos de arquitectura renascentista Weser, com destaque especial para o Rattenfängerhaus e a Hochzeitshaus. Em meados de Setembro, o terraço da Hochzeitshaus ganha uma nova vida com dois eventos ao ar livre organizados para comemorar a lenda do Flautista de Hameln.

    A última etapa do nosso itinerário pela rota dos Contos de Fadas leva-nos em duas horas até Bremen, a mais pequena cidade-estado da Alemanha e onde se encontra o porto mais antigo do país. Em Bremen, há muitas coisas para ver e fazer e, por esta razão, muitos viajantes optam por deixar Hameln no início da tarde para que possam chegar a Bremen antes do anoitecer. Caso faça o mesmo, poderá desfrutar da animada vida nocturna à volta do bairro Schnoorviertel, e dedicar assim o quinto dia da sua road trip por Bremen às suas atracções.

    Entre os lugares que valem a pena visitar em Bremen, sugerimos o Marktplatz, situado no encantador centro histórico, o Roselius-Haus Museum e o St. Petri Dom, uma catedral gótica do século XI. No centro da cidade encontra um outro ponto de referência: a mundialmente famosa estátua dos Músicos de Bremen das fábulas dos irmãos Grimm. O curioso é que, apesar de haver uma estátua destes "heróis" em Bremen, segundo a história, os quatro animais nunca chegaram à cidade.

    Restaurantes em Bremen:

    Em Bremen irá encontrar um grande número de restaurantes, bares e pequenos locais onde poderá desfrutar de uma boa refeição. Se quer aproveitar essa última oportunidade para provar as especialidades do norte da Alemanha, o Ratskeller é a escolha perfeita. Situado numa tradicional adega-taverna, com as paredes revestidas com barris, é considerado um dos restaurantes mais antigos da Alemanha, servindo pratos típicos a preços acessíveis. Se preferir tornar esta noite numa experiência verdadeiramente única, sem olhar a custos, o Grashoffs Bistro irá proporcionar-lhe isso mesmo. De inspiração francesa, o restaurante é trendy, super pequeno, muito exclusivo e um dos melhores lugares no norte do país para apreciadores de queijos e vinhos.

    Alojamento em Bremen:

    Assim como acontece com os restaurantes, a oferta de alojamento em Bremen é bastante variada, tanto a nível de preço como de conforto. Existem hotéis de luxo como o Dorint Park Hotel Bremen e acomodações típicas e acolhedoras como o prático Hotel Pension Weidmann. Uma vez que em qualquer um dos hotéis da cidade o serviço oferecido será da mais alta qualidade, o orçamento disponível será o factor decisivo na hora de escolher o lugar para passar a noite em Bremen.

    A sua jornada pelas estradas da rota dos Contos de Fada termina em Bremen. Já se sente preparado para voltar para casa? Se gostaria de continuar a sua aventura, poderá seguir viagem em direcção à belíssima cidade de Hamburgo, a menos de duas horas de carro, ou então até a cidade vizinha de Hanover.


    Organize a sua jornada pela rota dos Contos de Fada pela Alemanha

    Agora que tem uma ideia de tudo aquilo que poderá ver e da magnífica experiência que será a sua road trip pelo norte da Alemanha, ao longo da rota dos Contos de Fada, só falta mesmo fazer-se à estrada. Com os recursos que a Auto Europe apresentou ao longo deste guia, dispõe agora de toda a informação necessária para preparar um itinerário perfeito, por vilas e cidades encantadas, que serviram de cenário a tantas fábulas. Quando estiver tudo pronto para partir à exploração, visite a página de aluguer de carros da Auto Europe e escolha, entre as várias categorias de veículos, a que melhor se adapta aos seus planos. Boa viagem!


    Informações úteis para a sua road trip na Alemanha

    Dicas para a sua Road Trip
    Dicas para a sua Road Trip
    Aluguer de carros - Serviço One-Way
    Aluguer de carros - Serviço One-Way

    Mais road trips na Alemanha

    Road Trip Rota dos Biergartens Road Trip Rota dos Alpes Road Trip Rota Romântica
    Road Trip pela Rota do Vinho Road Trip - 1000 km pela Autobahn

    Voltar ao topo