Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    COMO CONDUZIR NA IRLANDA

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    Conduzir na Irlanda

    Mesmo sendo um país relativamente pequeno, a Irlanda oferece-lhe uma grande variedade de destinos, com paisagens que lhe vão tirar o fôlego. Vale a pena percorrê-lo de ponta a ponta, sem deixar para trás um único canto por conhecer! A Irlanda conta com uma extensa rede de autoestradas que vai facilitar a sua circulação pelas suas costas e encostas, mas lembre-se de que à semelhança do Reino Unido, na Irlanda também se conduz pelo lado direito. Do que está à espera para começar as suas férias? Com um pouco de sorte poderá até encontrar um dos tesouros do famoso duende irlandês, o Leprechaun!

    Requisitos

    Para estar apto a conduzir um carro alugado na Irlanda, o condutor principal do veículo deve ter pelo menos 25 anos de idade (pode variar consoante a categoria) e ter a sua carta de condução há pelo menos 1 ano. Caso o condutor tenha menos de 25 anos poderá ser cobrada uma taxa de condutor jovem. Já os condutores com mais de 69 anos serão chamados a pagar uma taxa de condutor sénior com algumas companhias de aluguer, sendo que existem empresas que apenas autorizam alugueres até aos 79 anos. É também importante que saiba que crianças com menos de 12 anos e 1,35 metros de altura devem ser sempre transportadas na respetiva cadeira de criança.

    Limites de velocidade

    Seguem abaixo os limites de velocidade praticados na Irlanda (salvo sinalização em contrário):

    • Zonas Urbanas: 45 km/h
    • Estradas secundárias: 95 km/h
    • Autoestradas: 110 km/h

    Cuidados a ter

    As regras de condução na Irlanda são as mesmas que no Reino Unido, pelo sempre que conduzir deve fazê-lo pela esquerda e se desejar fazer uma ultrapassagem deve executá-la pela direita. Já as rotundas devem também ser feitas pela esquerda.

    Postos de abastecimento

    O horário de funcionamento da grande maioria dos postos de combustível é das 07:00 às 19:00 horas, sendo que nas grandes cidades, como é o exemplo de Dublin, encontrará alguns postos a funcionar 24 horas por dia.

    Portagens

    Para conduzir nas autoestradas M1, M4 e nas East Link Bridge e West Link Bridge é necessário o pagamento de portagens. Como é hábito o valor da portagem depende da categoria do veículo, sendo que pode variar entre os 2 e os 10 euros.

    Estacionamento

    As maiores cidades irlandesas estão equipadas com parquímetros e o sistema de estacionamento funciona como em Lisboa, por exemplo. Basta retirar o bilhete para o tempo em que deseja deixar o veículo estacionado e colocá-lo no painel do carro, junto ao para-brisas. Evite, no entanto, estacionar em áreas marcadas com duplo traço amarelo, pois o estacionamento nesses locais é proibido.

    Sobre seguros

    Como sabemos o seguro dos carros de aluguer varia bastante de país para país, portanto recomendamos que leia atentamente todas as informações disponíveis durante o processo de reserva, pois os regulamentos do país onde levanta o veículo entram em vigor após o levantamento e prevalecerão durante a duração do aluguer.

    Todas as tarifas da Auto Europe incluem seguro de responsabilidade civil, além de seguro contra danos e roubo do veículo. Existem cartões de crédito que incluem também algumas coberturas que podem ser utilizadas durante o aluguer do veículo. Se deseja obter mais informação em relação a essas coberturas entre em contacto com a entidade que emitiu o seu cartão. Todas as informações acerca da sua reserva e seguros associados podem ser encontrados no seu voucher de confirmação de reserva.

    Sobre restrições de aluguer

    Informações gerais

    A maioria dos veículos alugados pode viajar por todo o país e inclusive cruzar a fronteira com a Irlanda do Norte, no entanto, existem algumas restrições em relação a algumas categorias de viaturas (por exemplo carros de luxo) e a determinados destinos, pelo que recomendamos sempre que verifique se o veículo que tenciona alugar se adequa ao seu itinerário.

    Viajar para outros países

    Como já informámos, veículos alugados na Irlanda podem viajar para a Irlanda do Norte, desde que o condutor principal não tenha uma carta de condução norueguesa. Já a viagem para os restantes países do Reino Unido é permitida por algumas companhias de aluguer, mas mediante o pagamento de uma taxa extra, ao contrário do que se sucede nas viagens para o continente europeu que não são autorizadas em nenhuma circunstância.

    Aluguer de sentido único (one way)

    O aluguer de sentido único entre duas cidades distintas na Irlanda é possível em alguns destinos e com algumas companhias de aluguer. Nesse caso haverá lugar à cobrança de uma taxa extra. Já os one-way* internacionais só serão aceites para algumas categorias de veículos e se a entrega for em Belfast (Irlanda do Norte). Aqui também haverá necessidade de pagar uma taxa de sentido único.

    *O serviço “one way” dá-lhe a possibilidade de devolver o automóvel num balcão diferente do de levantamento.