Alugar um carro pode ser uma experiência desafiadora para qualquer pessoa e parece que existe um conjunto interminável de informações para descobrir antes mesmo de efectuar um aluguer. Na Auto Europe sabemos que o processo de procura pela oferta perfeita pode parecer um pouco assustador e, por isso, decidimos desenvolver este guia completo com dicas úteis de aluguer de carros para o ajudar neste processo. Este guia não inclui somente informações úteis sobre os cuidados a ter antes de efectuar a sua reserva, mas também dicas muito importantes para ter em conta durante o processo de levantamento, utilização do veículo, devolução do mesmo e informações úteis a ter em conta após o aluguer.
Para um melhor entendimento, este guia foi dividido em quatro partes diferentes:
O processo de reserva de um carro de aluguer pode começar semanas ou até mesmo meses antes através de uma visita ao nosso website para descobrir as ofertas disponíveis. Um ponto muito importante a ter em conta no momento de alugar um automóvel é o preço desse aluguer e os websites de empresas intermediárias como o nosso permitem-lhe comparar ofertas de diversas empresas de aluguer numa só pesquisa, além de lhe oferecermos as melhores ofertas e uma ampla selecção de veículos, em resultado das nossas parcerias com as principais empresas de aluguer de carros em todo o mundo.
Ao reservar um carro de aluguer através da Auto Europe, o cliente irá beneficiar das muitas décadas de experiência da nossa empresa neste mercado bem como, da reputação dos nossos parceiros de negócio. Temos trabalhado arduamente no desenvolvimento de parcerias duradouras e sólidas com as principais empresas de aluguer de carros em todo o mundo, empresas nas quais pode confiar, como a Budget, a Thrifty, a Dollar, a Avis, a Hertz, a Alamo, a Enterprise, a Sixt e a Europcar, entre outras.
O processo de reserva através do nosso website não poderia ser mais fácil! Tudo o que precisa fazer é aceder à nossa página inicial e seleccionar os locais de levantamento e devolução, as datas e os horários desejados. Em poucos segundos e apenas num clique irá obter uma lista de ofertas organizadas por categoria de veículo/empresa de aluguer, que lhe irá permitir fazer uma comparação completa antes de seleccionar a oferta mais adequada aos seus planos de viagem. Bastante conveniente é também a nossa política de cancelamento que lhe permite cancelar a sua reserva de forma gratuita até 48 horas antes da hora de levantamento do seu carro de aluguer.
Mas existem outros factores a considerar antes de confirmar a sua reserva. Por exemplo, pretende levantar e devolver o veículo alugado através da Auto Europe num só local ou em locais diferentes? Se pretende, por exemplo, levantar o seu carro de aluguer na Áustria e devolver na Alemanha, isso é perfeitamente possível! Para isso, só tem de seleccionar os locais de levantamento e devolução preferidos no nosso motor de reservas e em alguns segundos irá descobrir as ofertas disponíveis para a pesquisa efectuada. Tenha em conta que para alugueres deste tipo, mais conhecidos como alugueres de sentido único (one way), as empresas de aluguer cobram uma taxa extra por deixar o veículo alugado num balcão diferente, também conhecida como taxa de sentido único (one way).
Também é importante ter em conta outros possíveis custos que podem aplicar-se na sua reserva no momento da escolha da melhor oferta de aluguer de carros para a sua próxima viagem. Por exemplo, caso o condutor principal tenha menos de 25 anos, poderá ser aplicada uma taxa de condutor jovem. Se o cliente necessita de um GPS, é necessário ter em conta o preço do aluguer deste dispositivo que vai afectar o preço final da reserva. Também é importante ter em conta o preço do combustível, portagens e estacionamento durante a sua viagem. A sua reserva inclui quilometragem ilimitada ou está sujeita a um número de quilómetros limitados por dia ou por aluguer? São várias as taxas extra que poderão ser aplicadas. Por isso, tenha sempre em mente aquilo que vai precisar durante o seu aluguer e leia os termos e condições de cada oferta para descobrir a mais conveniente tanto no preço do aluguer, como também no preço dos possíveis extras e taxas locais.
Esta é outra parte do processo de aluguer de carros que deve ser cuidadosamente considerada antes de confirmar a sua reserva. O cliente precisa saber quais as regras aplicadas pela empresa de aluguer aos países incluídos no seu itinerário de viagem, pois os termos e condições variam de empresa para empresa e de país para país e restrições de viagem poderão aplicar-se. Por exemplo, pode não ser possível viajar para outros países com algumas categorias de veículos ou poderá ser aplicada uma taxa adicional por este serviço.
Informações sobre as taxas extras aplicadas quando pretende viajar para outros países ou sobre as restrições de viagem para outros países poderão ser encontradas online, no nosso website, e consultadas durante o processo de reserva. Se preferir, também poderá entrar em contacto com o nosso departamento de reservas a partir do número de telefone para Portugal, o +351 308 805 968, e os nossos agentes de reservas poderão verificar essa informação para si. No momento do levantamento do seu carro de aluguer, também é necessário confirmar que a empresa de aluguer está informada sobre os seus planos de viagem e sobre os países que pretende visitar, para que o possam informar correctamente sobre os procedimentos a seguir e as condições aplicáveis a essa situação.
Ao reservar um veículo através da Auto Europe, a reserva terá incluído o seguro obrigatório para conduzir nesse país. No entanto, o cliente é responsável por uma franquia em caso de danos ou roubo do veículo alugado. O valor da franquia varia de empresa para empresa, está dependente da categoria alugada, será bloqueado no cartão de crédito do condutor principal e restituído na totalidade quando o veículo é devolvido nas mesmas condições em que foi entregue.
Além da cobertura básica e de uma cobertura para danos de colisão (CDW), a Auto Europe oferece diferentes produtos que o ajudam a proteger a sua franquia. Se estiver interessado em saber mais sobre estas e outras opções, não hesite em ler o nosso guia completo sobre a cobertura do seu carro de aluguer com a Auto Europe aqui.
Depois de todo o planeamento, a viagem finalmente começa quando aterra no seu destino de férias. Assim que chega ao balcão de aluguer, tudo aquilo que quer fazer é pegar nas chaves do carro e dirigir-se até ao seu alojamento de férias. Contudo, existem algumas coisas que são necessárias fazer no momento do levantamento, a fim de evitar problemas mais tarde e para garantir que a sua experiência é o mais tranquila possível.
Em primeiro lugar e talvez o mais importante de tudo, é verificar cuidadosamente o veículo e anotar qualquer dano pré-existente. Se encontrar alguma mossa ou arranhão que não tenha sido registado no formulário de check-out do veículo, será necessário informar o colaborador da empresa local e fazer esse registo antes de deixar o balcão de aluguer. Certifique-se de verificar cuidadosamente todos os painéis, janelas e vidros, pneus, rodas, jantes, etc., em conjunto com a equipa da empresa de aluguer e tire fotos de todo o veículo para que tenha provas, caso se verifique alguma disputa mais tarde.
De acordo com o contrato de aluguer, também terá de verificar se o tanque de combustível está cheio, já que na maioria dos casos o cliente levanta o veículo com o tanque cheio e deverá devolve-lo igualmente cheio. Antes de ir embora, também é aconselhável verificar a pressão dos pneus e verificar se todos os cintos de segurança funcionam correctamente e outras comodidades, como as entradas de USB, o rádio do carro, o ar condicionado, o GPS, entre outros.
Quanto aos aspectos práticos da condução do veículo, aqui estão algumas perguntas que poderá querer ver respondidas pelos colaboradores da empresa de aluguer antes de ir embora:
E agora vem a parte mais interessante - faça-se à estrada e desfrute da sua viagem! Quando alguém visita o website da Auto Europe e passa pelo processo de reserva, não pode deixar de pensar como será a paisagem e o ambiente enquanto conduz o seu carro alugado. Quer seja uma viagem pela famosa Route 66 nos Estados Unidos ou pela Great Ocean Road na Austrália, ou até mesmo por uma estrada no interior da França ou da Itália, as probabilidades de desfrutar de uma vista magnífica de tirar o fôlego são cada vez maiores.
E se algo acontecer no caminho? O que é poderá fazer em caso de avaria ou em caso de esquecer as chaves dentro do carro com as portas trancadas? Ambos os cenários são mais comuns do que aquilo que possa imaginar! Por isso, deixamos algumas dicas úteis de como actuar em caso de acidente ou avaria com o seu carro de aluguer.
A solução mais comum é contactar a assistência em viagem. Por isso, confirme se este serviço está incluído no preço ou se tem de ser pago à parte antes de viajar. Além disso, informe-se do número da assistência em viagem e tenha-o sempre à mão durante a sua condução. Por fim, aproveite as melhores dicas da Auto Europe sobre o que fazer em caso de acidente ou avaria com um carro alugado. Esteja sempre preparado para qualquer eventualidade e desfrute de umas férias ao volante de um carro de aluguer sem stress nem preocupações!
Já pensou onde poderá estacionar o seu carro de aluguer durante a sua viagem por uma das grandes cidades mundiais, como Londres, Roma ou Nova York? Sugerimos que antes de partir numa grande aventura, guarde algum tempo para planear o seu itinerário com antecedência e com a ajuda da internet. Mesmo que seja mais caro, é aconselhável utilizar parques de estacionamento seguros nas grandes cidades, já que os veículos alugados são um alvo para os ladrões de carros. Também deverá informar-se se o local onde vai ficar alojado possui estacionamento para clientes, o que é uma grande vantagem na hora de escolher o local onde pernoitar.
Além disso, já ouviu dizer que o caminho mais rápido nem sempre é o melhor? O GPS é uma das invenções modernas mais práticas quando viajamos por um sítio desconhecido, mas nem sempre tem em conta outros factores importantes quando se está de férias, como seleccionar a estrada mais cénica ou com as paisagens mais interessantes. Verifique se existe algum ponto de interesse imperdível ao longo do caminho e não tenha medo de ignorar o GPS e sair do trajecto programado se houver algo que valha a pena ser visto, tal como um castelo escondido no meio das montanhas ou um megalito antigo e cheio de história. Aproveite as vantagens do GPS para se orientar num lugar desconhecido, mas não deixe de sair do trilho para descobrir uma paisagem, um monumento ou um tesouro escondido.
Depois de alguns dias de férias ou de algumas semanas de viagem, está na hora de devolver o seu carro de aluguer e voltar a casa. Mas, uma vez mais, há algumas coisas que precisa ter em mente antes de entregar as chaves no balcão de aluguer e seguir viagem até casa.
Parece uma dica óbvia, mas certifique-se de devolver o seu rent a car no horário especificado no contrato de aluguer e seleccionado por si no momento em que fez a reserva online ou por telefone. Não devolver o carro a horas poderá causar um problema para a empresa de aluguer, que se poderá atrasar na entrega do mesmo ao próximo cliente mas, acima de tudo, também irá acarretar problemas ao cliente, com a aplicação de uma taxa adicional.
Um número limitado de empresas de aluguer oferece o serviço de drop box, que lhe permite devolver o carro de aluguer fora do horário de funcionamento da empresa. Se disponível, esta opção deve ser previamente acordada com a empresa de aluguer local. Depois, só terá de seguir as indicações dadas: deixar o veículo no local acordado e as chaves na drop box disponível. Descubra mais informações sobre o serviço de drop-box ao ler um artigo anterior sobre este tema no nosso blog.
O combustível é outro aspecto a ter em conta no momento da devolução do seu carro de aluguer. A política de combustível mais comum com as empresas de aluguer nossas parceiras é a política cheio-cheio, situação em que o cliente recebe o veículo com o tanque de combustível cheio e deve devolvê-lo igualmente cheio. Convém verificar se existe um posto de combustível nas proximidades do local de devolução do seu carro de aluguer, seja no aeroporto ou no centro da cidade, e deve sempre ter em conta o horário de funcionamento dos mesmos, especialmente nas áreas rurais. No entanto, se por algum motivo não conseguir encher o tanque de combustível antes de devolver o carro de aluguer, o pior que pode acontecer é ter de pagar pelo combustível em falta no tanque (a uma taxa superior à que é aplicada no posto de combustível) e uma taxa de re-abastecimento será também aplicada.
Gostaríamos de informa-lo de que, por vezes, o ponteiro do combustível não indica que o tanque está cheio apesar de o ter atestado na sua totalidade. Para evitar essa situação, aconselhamos a que o cliente guarde sempre os recibos de abastecimento de combustível (onde se pode ver a matrícula do carro, se possível) para ter uma prova de que realmente encheu o tanque de combustível mesmo antes da sua devolução.
Depois de entregar as chaves ao colaborador da empresa de aluguer, certifique-se de obter um recibo com a confirmação de que está tudo bem com o carro de aluguer e que nenhum dano adicional de qualquer natureza foi encontrado no momento da devolução do veículo. Além disso, este documento também deve ter a informação de que o veículo foi entregue com o tanque cheio para não ter nenhuma cobrança desagradável quando chegar a casa. Em caso de qualquer dúvida ou se precisar de esclarecimentos adicionais, não hesite em contactar os colaboradores da empresa de aluguer antes de ir embora.
Se tiver alguma dúvida depois da devolução do carro de aluguer, não hesite em contactar o nosso departamento de apoio ao cliente, através do seguinte formulário. Qualquer problema ou dúvida que precise esclarecer deve ser-nos comunicada dentro de 90 dias a contar a partir da data da devolução. Após esse período não podemos dar-lhe mais assistência.
Esperamos que o nosso guia completo com as melhores dicas de aluguer de carros lhe seja útil para a sua próxima viagem e que o processo de reserva seja mais simples depois de todos estes esclarecimentos. Caso ainda lhe reste alguma dúvida, não hesite em consultar as nossas dicas de viagem ou a nossa secção de perguntas frequentes. Além disso, pode entrar em contacto com os nossos agentes de reservas 7 dias por semana, 365 dias por ano. Para isso, basta ligar-nos ou enviar-nos um e-mail.
Conduza em segurança e faça uma boa viagem!