Com uma conta cliente poderá aproveitar ofertas e descontos exclusivos de até 15%. Faça login ou crie uma conta aqui. Reserve já e poupe!
Há muito para ver e fazer na Horta, capital da ilha do Faial. É o destino perfeito para uma pausa do stress do dia-a-dia, junto à natureza no seu estado puro e às paisagens grandiosas dos Açores. A cidade da Horta fica situada no sudoeste da ilha do Faial, que pertence ao Grupo Central (de ilhas) do Arquipélago dos Açores. É uma cidade pequena, com apenas cerca de 15.000 pessoas, que quando comparada com a capital dos Açores, Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel (com quase 69.000 habitantes), ou com a segunda maior cidade do mesmo arquipélago, Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira (com cerca de 35.000 habitantes), deixa notar facilmente a sua pequenez. O que tem as suas vantagens: a quantidade diminuta de população que nela reside e, bem assim, em toda a ilha, permite que a calma e o sossego sejam dominantes, que os parques e zonas de ecologia protegida estejam intactos e que a condução sem stress seja uma experiência verdadeiramente gratificante. Por isso, não existe melhor maneira para conhecer a cidade da Horta do que ao volante de um carro alugado.
Capital da charmosa Ilha do Faial, a Horta faz parte de uma comunidade que nos brinda com uma riqueza arquitetónica muito própria que podemos observar, mal chegamos de avião à ilha, através dos seus inúmeros edifícios e monumentos. Entre as visitas obrigatórias contam-se a Baía e a Marina – a baía da Horta exibe orgulhosamente o galardão de membro do Clube das Mais Belas Baías do Mundo da UNESCO – onde encontrará iates de todos os estilos vindos dos quatro cantos do mundo, que aqui fazem escala nas suas viagens pelo Atlântico Norte. Aqui pode fazer uma visita aos museus locais, entre os quais de encontram o Museu da Horta, a Casa Manuel da Arriaga (primeiro Presidente da República de Portugal) ou o Museu da Fábrica da Baleia de Porto Pim. Por falar em baleias, não pode perder uma viagem de barco para observar os cetáceos que abundam no arquipélago ou, quem sabe, até mesmo nadar com os golfinhos. E como se trata de uma ilha de origem vulcânica (todos os Açores o são), logicamente terá também de visitar locais de beleza rara como o Monte da Guia, a Ponta da Espalamaca, o Vulcão dos Capelinhos ou a formidável Caldeira, uma cratera vulcânica com cerca de dois quilómetros de diâmetro, que deixa claramente expressa de que forma o Faial surgiu no meio do oceano Atlântico. Venha visitar a Horta, são inúmeras as atividades que aqui poderá realizar com a sua cara-metade ou com a sua família e amigos nesta ilha paradisíaca. Com as temperaturas médias a rondar os 14°C a 27°C ao longo de todo o ano, o conforto térmico é garantido nas suas caminhadas e passeios no Faial.
Um aluguer de carros no Aeroporto da Horta com a Auto Europe garante-lhe as ofertas mais competitivas e os preços mais acessíveis numa vasta gama de veículos, não apenas nesta cidade e ilha mas também nos Açores no seu todo e em mais de 24.000 outros balcões em 180 países por todo o mundo. Com uma ampla variedade de veículos disponíveis, de que pode tomar conhecimento na nossa página dedicada à Frota de Aluguer de Carros em Portugal, não há dúvida de que connosco vai encontrar exatamente o que procura. Se precisar de ajuda, lembre-se que a dedicada e simpática equipa de agentes da Auto Europe está à sua disposição para ajudar na sua reserva, com todos os pormenores que deseja e para garantir que encontra o veículo e as condições que mais se adaptam às suas necessidades. E se precisa de um empurrãozinho extra para se convencer, leia as Opiniões de clientes sobre o aluguer de carros na Horta e saiba porque os nossos clientes confiam em nós para a sua mobilidade particular no Faial.
O Aeroporto da Horta é uma infraestrutura aeroportuária internacional de pequena dimensão, com capacidade para aviões comerciais de pequeno e médio porte, localizada na freguesia de Castelo Branco, na ilha do Faial, a aproximadamente nove quilómetros de distância da cidade da Horta. Serve de hub de referência para as companhias aéreas SATA Air Açores e SATA Internacional, com voos inter ilhas no circuito denominado “ilhas do triângulo” (Faial, Pico e S. Jorge), voos de e para Portugal Continental e ainda voos internacionais. É também um dos aeroportos de referência para as aeronaves de pequeno porte, que aqui fazem escala nos voos entre a Europa e a América do Norte (e vice-versa). Recebe anualmente uma média de 200.000 passageiros (números pré-pandemia da Covid19), tendo atingido em 2019 o seu pico máximo, até essa data, de 262.000 passageiros.
Aeroporto da Horta (HOR)
Morada: Castelo Branco, 9900-321 Castelo Branco HRT – Portugal
Telefone: + 351 292 200 500
Localização: O Aeroporto da Horta situa-se na freguesia de Castelo Branco, a aproximadamente nove quilómetros da cidade da Horta, na Ilha do Faial, Arquipélago dos Açores.
Companhias aéreas a operar no Aeroporto da Horta: Este aeroporto é um hub de referência para as companhias aéreas açoreanas SATA Air Açores e SATA Internacional. Sempre que se justifica, a companhia aérea de bandeira portuguesa TAP Air Portugal também opera neste aeroporto, sobretudo com voos provenientes de Portugal continental. Outras companhias aéreas fazem escala no Aeroporto da Horta para abastecimento de aeronaves de pequeno porte mas as mesmas não operam neste aeroporto.
Uma vez que existem poucas empresas de rent a car no Aeroporto da Horta, recomendamos que faça a sua reserva previamente para evitar a possibilidade de quebra de frotas, o que seria um grande desapontamento. Dependendo da altura do ano, pode haver uma alta taxa de procura, o que pode tornar difíceis as reservas de última hora. Por favor, certifique-se de que tem a sua carta de condução em dia, o seu cartão de cidadão (se natural de um dos países da UE) ou passaporte e um cartão de crédito em nome do condutor principal (cartões de débito normalmente não são aceites) com plafond suficiente para a franquia/caução local. Se tiver alguma dúvida, por favor, não hesite em contactar a equipa de agentes da Auto Europe (+351 (21) 12 485 73) que lhe fornecerão toda a assistência de que precisar.
Horário do operador local de referência:
![]() |
Ilha Verde no Aeroporto da Horta Castelo Branco HRT Faial, Portugal 9900-321 HRT +351 292 943 945 |
Horário de funcionamento: 8:00h-20:00h todos os dias |
![]() |
Avis no Aeroporto da Horta Castelo Branco Faial, Portugal 9900-321 HRT +351 292 943 945 |
Horário de funcionamento: 8:00h-19:00h todos os dias |
![]() |
Hertz no Aeroporto da Horta Açor Rent Faial Faial, Portugal 9900-017 HRT +351 292 208 130 |
Horário de funcionamento: 7:00h-21:00h todos os dias |
O Aeroporto da Horta tem um único terminal que serve para todos os serviços. O edifício do terminal está dividido em três andares, sendo que as Partidas e as Chegadas se encontram no mesmo piso (piso 0). A área de café e lounge está no piso 1 e o lounge de embarque e de logística encontra-se também no piso 0. As portas de embarque e desembarque estão também no piso 0, situadas em extremidades opostas do terminal consoante se trate de Partidas ou de Chegadas de passageiros: no check-in, a verificação de bagagem e de segurança ficam na ala oeste; na ala este fica a porta de desembarque, sendo esta delimitada quer por razões de segurança quer para não haver mistura de pessoas que chegam com as pessoas que partem. Tem um tapete rolante para a descarga de bagagem onde os passageiros podem fazer a recolha da sua bagagem e é aqui que se encontram também os balcões das rent a car que lhe interessam. As portas de embarque e de desembarque no piso 0 estão ligadas diretamente ao nível da rua por escadas normais e escadas rolantes. Finalmente, o piso 2 serve apenas para serviços administrativos. Uma pequena curiosidade que lhe poderá interessar: o café e o lounge do piso 1 têm um miradouro exterior, com vista para a pista e torre de controlo, que lhe permite uma vista soberba sobre a ilha do Pico – uma forma interessante de se despedir do Faial e tirar as últimas fotos antes do regresso a casa.
Este aeroporto oferece uma loja duty free, com os normais artigos de venda que encontra noutros aeroportos espalhados pelo mundo, como perfumes, bebidas, chocolates, moda e acessórios, relógios e jóias e ainda artesanato local e iguarias portuguesas de grande qualidade. Encontra também um restaurante-bar da cadeia Peter Café Sport, que aqui se denomina “Aeropeter”, que além de servir um menu variado de refeições ligeiras e de sobremesas, serve ainda o famoso gin tónico do Peter. A mesma cadeia tem também neste aeroporto uma loja de artigos locais diversos, denominada “Loja do Peter”, com venda de artesanato feito a partir de miolo da figueira e de escamas de peixe, esculturas em marfim e osso de baleia, t-shirts, etc – e ainda livros, jornais e produtos gourmet. Para além destas amenidades, o Aeroporto da Horta oferece serviços para pessoas com mobilidade reduzida, como o serviço de assistência MyWay. Pode deixar a sua bagagem extra (aquela de que não necessita nas suas viagens de carro pela ilha) à guarda do aeroporto por um valor diário bastante simpático. Tem ainda à sua disposição serviços de saúde e o já tradicional WiFi grátis e ilimitado para as suas comunicações via internet.
Se alugar um carro no Aeroporto da Horta não vai ter qualquer dificuldade em lá chegar. Fica situado na freguesia de Castelo Branco, a aproximadamente nove quilómetros do centro da cidade. A estrada até à cidade, e vice-versa, não padece de problemas de tráfego intenso, havendo normalmente espaços diversos para estacionar, quer no aeroporto, quer na cidade. Basta uma curta viagem de menos de 15m pela EN 1-1A para chegar ao centro da Horta no seu carro alugado.
Existem dois parques onde pode estacionar o seu aluguer de carros no Aeroporto da Horta. São eles o P1, dedicado ao estacionamento de curta duração, e o P2 dedicado ao estacionamento de média e longa duração. A empresa gestora dos parques é a Parking ANA (a ANA Aeroportos é também a empresa gestora do aeroporto) e, consoante o parque que pretende utilizar, é cobrado um valor. Ambos os parques são vigiados, estão abertos 24/7 (todos os dias durante todo o ano, 24h por dia) e podem ser usados, também, mediante a compra de um cartão pré-pago que pode recarregar quando quiser com os montantes que quiser. Saiba mais dirigindo-se ao balcão do caixa-parques do aeroporto.
Entretanto, dentro da Horta, poderá deixar a sua viatura no parque de estacionamento do porto. Trata-se de um parque amplo, descoberto e gratuito. E existem outros dois parques de estacionamento gratuitos na ilha: o parque de estacionamento do Monte da Guia e o parque de estacionamento da Praia da Conceição. Com um ambiente calmo e sendo o estacionamento gratuito em praticamente toda a ilha, não vale a pena ficar preocupado de antemão. Converse com os funcionários do local onde irá ficar alojado para se inteirar das melhores opções.