Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    ALUGUER DE CARROS BARATO EM PONTA DELGADA

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo
    Descubra as vantagens
    da Auto Europe
    • Compare diferentes empresas e encontre a melhor oferta
    • Cancelamento grátis até 48h antes do levantamento
    • Sem taxas de cartão de crédito
    • Disponível 7 dias por semana
    • 24,000 balcões de levantamento em todo o mundo

    Aluguer de carros em Ponta Delgada ao melhor preço

    No centro do Oceano Atlântico, a quase meio caminho entre a Europa e a América do Norte, situa-se o Arquipélago dos Açores. Redescobertas no século XV pelos navegadores portugueses (polémicas históricas àparte), às ilhas dos Açores foi dado o nome romântico de “Ilhas de Bruma” devido às suas peculiares condições climatérias, onde num mesmo dia podemos presenciar “todas as estações do ano” e onde nos picos mais altos é quase constante a presença da tal bruma que lhes valeu o epíteto. É neste contexto que se encontra a cidade de Ponta Delgada, localizada na ilha de São Miguel, a maior e mais populosa das ilhas do Grupo Oriental deste arquipélago. Ponta Delgada é também a capital administrativa dos Açores, seguindo-se-lhe em importância a cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira (Grupo Central), a segunda mais populosa do arquipélago e que, curiosamente, até já foi capital do Reino de Portugal num passado distante.

    São Miguel, tal como todas as restantes ilhas dos Açores, é de natureza vulcânica. Tem, por isso, um terreno acidentado e montanhoso, mais pronunciado nas zonas do interior da ilha. É na cidade de Ponta Delgada, bem como um pouco por todo o concelho, que se encontram alguns dos pontos turísticos mais conhecidos dos Açores, desde logo a Lagoa das Sete Cidades (ex-libris), a Gruta do Carvão e a Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz. A ilha goza de um clima temperado marítimo, com pouca variação térmica ao longo do ano, sendo que as temperaturas médias vão dos 14.ºC em Fevereiro aos 26.ºC em Agosto. Se não é uma pessoa friorenta nem teme um pouco de chuva miudinha aqui e ali, um casaco impermeável leve com capuz bastar-lhe-á para a maioria das utilizações, diurnas ou noturnas, durante a sua estadia. Se vai visitar os picos da ilha, talvez uma camisola extra não seja de descartar pois aí o vento faz-se sentir com esplendor. Com um aluguer de carros em Ponta Delgada pode explorar a cidade e toda a ilha de São Miguel ao seu próprio ritmo, sem pressas nem corropios. Aliás, na verdade, as ilhas açoreanas praticamente nunca têm tráfego automóvel que implique ficar demasiado tempo em filas.

    São Miguel é também conhecida como a Ilha Verde devido às suas extensas pradarias, fartas e verdejantes, que permitem ao gado a alimentação quase exclusiva deste pasto 100% natural, regado por chuvas atlânticas isentas de poluentes. Não é de admirar que, mesmo sem a intenção dos produtores locais tornarem as suas produções agro-pecuárias 100% biológicas, elas acabem por sê-lo devido a estas condições naturais exclusivas. Toda a produção de carne, laticínios diversos, vinhos, frutas e vegetais (para além dos óbvios produtos de mar) gozam de índices semelhantes, senão até melhores, de pureza da normal produção biológica. Por isso, consuma os produtos locais à vontade pois são de confiança.

    Também do ponto de vista turístico interessará saber que, além de ser o destino ideal para os entusiastas de montanhismo e de caminhadas, das mais curtas às mais longas, Ponta Delgada oferece diversas atividades náuticas, incluindo a Rota das Baleias (para os famosos e frequentes avistamentos de cachalotes, golfinhos, orcas, etc), para além de campos de ténis e de golf. Aliás, aqui os campos de golf precisam quase exclusivamente de cortes periódicos. Toda a água que precisam é dada pela natureza. Entretanto, em 2008 a linha de costa foi ampliada pelo governo regional, em parceria com a autarquia, tendo sido criada uma zona de lazer e comércio, denominada “Portas do Mar”. Com o principal objectivo de dinamizar o turismo local, este espaço conta hoje com um terminal marítimo, vários parques de estacionamento subterrâneo, casinos, cinemas e locais específicos para a diversão nocturna.

    Estabelecida há mais de 65 anos, a Auto Europe dispõem atualmente de mais de 24.000 balcões de atendimento em 180 países de todos os continentes, permitindo aos nossos clientes a flexibilidade de optar pelo local de levantamento que lhes é mais conveniente e de tirarem o melhor partido das nossas tarifas, as mais competitivas do mercado. Em Portugal, oferecemos os nossos serviços de aluguer de carros em praticamente todas as sedes de concelho, de norte a sul do país, bem como na ilha da Madeira e nos Açores, o que significa várias centenas de balcões só em Portugal. Na ilha de São Miguel pode alugar um carro em Ponta Delgada num dos balcões dos nossos parceiros localizados em zonas muito convenientes da cidade ou, se preferir, pode levantar logo o seu carro no Aeroporto de Ponta Delgada, a escolha é sua. Utilize o nosso potente motor de reservas no topo desta página para conhecer as nossas ofertas e reserve já!

    Quer opte por levantar o seu carro no Aeroporto de Ponta Delgada, quer dentro da cidade, em qualquer dos casos será necessário apresentar o voucher emitido pela Auto Europe aquando da sua reserva online. Esse voucher é-lhe enviado para o e-mail registado na reserva (por favor, não se esqueça de verificar também a sua caixa de spam), estando também disponível na sua área pessoal no nosso website. Para além do voucher, terá também de apresentar uma carta de condução válida e um cartão de crédito também válido, ambos em nome do condutor principal (aquele que se encontra nomeado na reserva). Para mais informações acerca do aluguer de carros em Ponta Delgada, ligue para os nossos simpáticos agentes de reservas através do número +351 308 805 968. Eles são especialistas em reservas automóveis, têm um conhecimento profundo do mercado e dão-lhe conselhos e dicas como ninguém. E, já agora, aproveite e leia os comentários e as avaliações mais recentes aos nossos serviços pelos clientes anteriores a si, ficando assim a saber as Opiniões de clientes sobre o aluguer de carros em Ponta Delgada nas reservas passadas que fizeram nos Açores em geral e nesta cidade em particular.

    Como é o trânsito em Ponta Delgada?

    Com o seu rent a car em Ponta Delgada, a condução não apresenta quaisquer dificuldades ou diferenças substanciais comparada com a condução em qualquer outra parte do país. Há aliás bastante menos trânsito aqui do que nas grandes cidades do continente, nomeadamente Lisboa e Porto. No entanto, quando estiver a conduzir fora da cidade, é importante lembrar que o terreno da ilha é, por vezes, bastante acidentado e que as estradas tendem a ser estreitas e com muitas curvas, estando muitas vezes húmidas, o que implica a adaptação da sua condução a tais condições. Em subidas e descidas íngremes, use a caixa de velocidades q.b. Sobretudo a descer lembre-se de manter uma mudança mais baixa para evitar estar constantemente a recorrer aos travões. Nunca é demais lembrar que se os discos de travão ficam demasiado quentes por uso excessivo, todo o sistema de travagem pode ficar comprometido. Assim, é preferível andar mais lentamente, numa mudança mais baixa. Mesmo que isso implique gastar mais combustível, ganhará muito mais em segurança.

    Onde posso estacionar o meu carro de aluguer em Ponta Delgada?

    O estacionamento no centro de Ponta Delgada é pago e aplicam-se aqui as mesmas regras de estacionamento que no continente. Saiba mais acerca das Regras de condução em Portugal e fique descansado.

    Esta cidade foi o primeiro local no país onde foi implementado um novo sistema de pagamento de estacionamento através de telemóvel (projeto-piloto mais tarde alargado a outras cidades). Para utilizar este sistema, os condutores devem registar-se no site do "iParque" e seleccionar a duração do estacionamento e a zona onde pretendem estacionar. O sistema é compatível com dispositivos iPad, iPhone, Blackberry, Android e Windows Mobile.

    Quem pretenda pagar o estacionamento através dos meios tradicionais como, por exemplo, dinheiro, continuam a existir os típicos parquímetros nas zonas de estacionamento pago.

    Aeroporto de Ponta Delgada

    O Aeroporto de Ponta Delgada, também chamado Aeroporto João Paulo II, é relativamente pequeno e calmo, servindo perfeitamente as necessidades, quer dos açoreanos, quer dos milhares de visitantes que a ele acorrem todos os anos. Situado a apenas cinco quilómetros do centro da cidade, pode inclusivamente optar por levantar o seu carro neste aeroporto ou em outros pontos estratégicos do centro. É como preferir.

    Aeroporto de Ponta Delgada (PDL)
    Telefone: +351 800 201 201
    Morada: Aeroporto de Ponta Delgada, 9500-749 São Miguel, Açores, Portugal
    Website: www.aeroportopontadelgada.pt

    O que fazer em Ponta Delgada

    Ao desembarcar no aeroporto, é fácil e rápido a chegada a Ponta Delgada, quer o faça já com o seu carro alugado com a Auto Europe ou optando por algum transfer ou serviço de táxi. No centro da cidade, dispõe de balcões diversos em vários pontos estratégicos para também poder levantar o seu carro na zona que lhe for mais conveninente. A rede hoteleira local é ampla e está apta a acolher os hóspedes com todo o conforto e qualidade, sendo que pode aí pedir as dicas de visita mais emblemáticas da cidade. Também nós temos algumas dicas para si e, como aperitivo, pode começar por apreciar a monumentalidade e a arquitetura açoreana sui generis dos seus edifícios mais antigos – de visita obrigatória – a maioria dos quais são hoje sede, quer da vida política e administrativa, quer da vida religiosa e cultural micaelenses.

    • Igrejas de Ponta Delgada: Deambule pelos passeios da cidade e detenha-se no meio de algumas das suas praças mais emblemáticas. Em cada uma encontrará quase sempre uma igreja de arquitetura micaelense muito própria. É o caso da Igreja Matriz de São Sebastião, construída entre 1531 e 1547, no local onde antes existia uma pequena ermida dedicada a São Sebastião. As portas para o exterior são do estilo manuelino e barroco sendo o interior ocupado por esculturas em cedro e outras madeiras exóticas, como o ébano. Contém também estátuas dos sécs. XVII e XVIII, painéis de azulejos do séc. XVII, mobiliário de jacaranda na sacristia e ainda uma coleção de paramentos do séc. XVI, bordados a ouro sobre tapeçaria; Temos depois a Igreja de São José, localizada no campo de S. Francisco, sendo um dos edifícios centrais da freguesia de S. José de Ponta Delgada. É também ela caracterizada pela arquitetura própria dos Açores, sendo que contém um dos altares de talha dourada mais magestosos da ilha. O teto contém pinturas que também vale a pena observar; Visite também a Ermida de Nossa Senhora Mãe de Deus. que fica situada na Ladeira da Mãe de Deus, freguesia de S. Pedro. Projetada pelo arquiteto Norberto Correia, esta ermida é sobretudo notável pelas suas pedras angulares intrincadamente detalhadas em basalto preto (de origem vulcânica e extremamente duro), revestidas em gesso e pintadas de branco; Merece ainda visita a Igreja do Colégio dos Jesuítas. Também conhecida por Igreja de Todos-os-Santos, faz parte do centro histórico de Ponta Delgada, tendo sido um dos primeiros templos cristãos católicos a ser contruído pelos primeiros colonos portugueses da ilha no século XV.

    • Jardins da cidade: Ponta Delgada é rica em jardins e espaços ajardinados muito bem cuidados. Visite o Jardim António borges, um dos jardins históricos mais importantes da ilha de São Miguel pelo seu alto valor patrimonial, construído entre 1858 e 1861. É desde 1957 um espaço público e gratuito de recreio e de lazer; Visite também o Jardim da Universidade dos Açores. Apesar de ter apenas cerca de um hectare e meio, o Jardim do Campus Universitário de Ponta Delgada (nome oficial) proporciona a realização de atividades científicas e eventos sociais diversos, pertencendo à Universidade dos Açores desde a sua fundação em 1976. Foi mandado construir em conjunto com o palacete do Visconde de Porto Formoso nos finais do séc. XIX, na altura privativo mas hoje aberto ao público; Não muito distante encontra o Jardim José do Canto, um espaço privilegiado para os amantes de paisagística e de botânica, lar de árvores de porte monumental e de morfologia peculiar que impressionam até os connaisseurs. Este jardim é imóvel de interesse público, inscrito na UNESCO através do BGCS e faz parte do Guia Mundial dos Jardins Botânicos. Visite ainda o Jardim do Palácio de Sant’Ana, ambos do séc. XIX e ambos parte do chamado “ciclo de ouro” da economia dos Açores devido à produção e exportação de laranja para o Reino Unido. Trata-se de um jardim com espécies botânicas exóticas provenientes de várias partes do mundo, sendo o palácio atualmente a sede do Governo Regional dos Açores.

    • Lagoa das Sete Cidades: Trata-se, na verdade, de duas lagoas, que se juntaram através de um pequeno estreito quando o nível das suas águas aumentou, estreito esse que é hoje atravessado por uma pequena ponte que dá acesso à freguesia das Sete Cidades. Está situada na cratera de um vulcão adormecido, o vulcão das Sete Cidades, e cada uma destas lagoas é ecologicamente diferente da outra (uma de cor verde, outra de cor azul). Situado a cerca de 850 metros de altitude (na elevação máxima das suas paredes), este vulcão está situado no terço mais ocidental da ilha de São Miguel. A Lagoa das Sete Cidades é, sem dúvida, o ex-libris da ilha de São Miguel, rodeada por colinas (as paredes da cratera) carregadas de vegetação luxuriante, proporcionando das vistas mais bonitas e espetaculares do mundo, tendo sido nomeada uma das Sete Maravilhas de Portugal.

    • Museu Regional Carlos Machado: Este museu é o mais antigo dos Açores, tendo sido fundado em 1876 com o nome Museu Açoriano. Começou por ser um museu dedicado à história natural (os Açores são ricos em fauna e flora endémica e introduzida) mas acabou mais tarde por conglomerar outras valências. Foi fundado pelo naturalista Carlos Machado, que lhe dá nome, e para além de contar com um importante espólio local de botânica e de zoologia, conta também com um valioso espólio etnográfico, de escultura e de pintura. Entre outras obras encontram-se as de autores como Canto da Maia (escultura) ou Domingos Rebelo (pintura).

    • Gruta do Carvão: Havendo quem lhe chame Algar do Carvão (nada a ver com o Algar do Carvão da Ilha Terceira), a Gruta do Carvão é uma cavidade geológica de origem vulcânica, formada de há cerca de 12.000 anos até mais ou menos há 5000 anos, com características de elevado interesse geológico. Trata-se de um tubo de lava com quase dois quilómetros de extensão, constituído por quatro troços em que apenas um deles (Paim) está aberto ao público – os outros estão reservados a espeleologia e investigação devido ao perigo de derrocada. É considerado um monumento natural sendo que todo o conjunto é constituído por três cavidades principais e algumas zonas intermédias (algumas obstruídas por colapsos entretanto ocorridos). Apresenta uma grande variedade de estruturas geológicas diversificadas, típicas do chamado vulcanismo efusivo, contendo, por exemplo, estalactites e estalagmites, pontes lávicas, estrias, bolhas de gás, etc., o que a tornam um espetáculo bastante interessante de observar.

    Excursões de um dia com o meu rent a car a partir de Ponta Delgada

    Todos os destinos em Portugal têm maravilhas muito próprias que merecem ser devidamente exploradas. Os Açores não são exceção. Mesmo com tanto para ver e fazer dentro da cidade e do concelho com o seu aluguer de carros em Ponta Delgada, a ilha de S. Miguel tem muitos outros locais que valem bem a pena uma visita, quer você seja um amante de caminhadas ao ar livre, um amante da natureza, um amante das artes e da cultura ou, simplesmente, alguém que apenas procura o verdadeiro significado de umas férias anti-stress para recarregar baterias.

    Lagoa

    Situada na costa sul da ilha de S. Miguel, Lagoa é uma pequena cidade com cerca de 9000 habitantes e sede de um municipio constituído por cinco pequenas freguesias. Aqui tem vários locais de interesse que pode visitar, incluindo a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira (artista), inaugurada em 2011 e com um acervo de cerca de 20.000 títulos e documentos diversos de valor patrimonial e histórico – inclui ainda o Museu de Lagoa e o Arquivo Histórico; a Casa da Cultura Carlos César (político), edifício de alto valor arquitetónico usado para promoção de atividades culturais; o Centro Cultural da Caloura, implantado junto a terrenos divididos em talhões, os quais são delimitados pelos típicos muros de pedra solta açoreanos, tendo sido criado para descentralizar a oferta cultural sempre mais centrada nas zonas urbanas; a Casa-Museu de Maria dos Anjos Melo; o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, para promover as atividades de campo relacionadas com a vulcanologia, sismologia, geotermia e ambiente; a Expolab (Centro de Ciência de Lagoa); entre outros locais de interesse como o Complexo Municipal de Piscinas, o Trilho “Rota da Água” e ainda outros.

    Nordeste

    Situada na parte oriental norte da ilha de S. Miguel, esta vila de cerca de 5000 habitantes distribuídos por nove freguesias está cheia de pontos de interesse para uma visita, como o Miradouro da Ponta do Sossego, o Miradouro da Ponta da Madrugada, a Serra da Tronqueira, o Farol do Arnel, o Parque Natural dos Caldeirões, entre outros pontos de paisagem natural e miradouros de elevado interesse paisagístico e que permitem uma vista privilegiada sobre o mar e a interação da ilha com o oceano. É a zona por excelência onde nascem as hortências e as azáleas, tão características dos Açores. Aqui encontra também o Pico da Vara, o ponto mais alto da ilha, com 1100m de altitude, sendo uma zona rica em pequenas ribeiras que recortam os terrenos e deslizam por entre a vegetação. Lar de flora rara e do Priolo, uma ave endémica, é um local de beleza rara e muita paz, onde qualquer amante da natureza vai encontrar o seu “habitat” natural.

    Povoação

    Povoação é uma pequena vila com cerca de 2100 habitantes, sede administrativa de um território com 6 pequenas freguesias, situada na ponta leste e sul da ilha de S. Miguel. Aqui pode visitar a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, mandada construir por José do Canto como promessa pela melhoria da saúde de sua esposa enferma. Trata-se de uma pequena maravilha arquitetónica, no estilo neo gótico, enriquecida por vitrais de grande valia artística e elevada a imóvel de interesse público em 1998. Aqui é também obrigatória a visita à Lagoa das Furnas. Nesta última, muito conhecida pelas suas águas termais, divididas entre as piscinas térmicas, a Poça da Beija e as caldeiras, encontra-se o Hotel Terra Nostra, implantado junto às águas termais e com uma piscina natural, todos ladeados pelo famoso Parque Terra Nostra. É daqui o tradicional bolo lêvedo e o cozido açoreano que é cozinhado debaixo de terra ao calor do vulcão que se encontra ativo no subsolo, o que lhe confere um sabor requintado e diferente do tradicional sabor do Cozido à Portuguesa.

    Ribeira Grande

    É uma pequena cidade cujas cinco freguesias são compostas por cerca de 13.000 habitantes. Aqui valem a pena um passeio pela Ponte dos Oito Arcos, um dos ex-libris da cidade, situada no centro histórico. Visite o Centro de Artes Contemporâneas, onde estão patentes exposições, um centro documental e um centro de produção audiovisual. Aqui encontra vários museus, entre os quais o Museu da Emigração Açoreana, dedicado à diáspora dos habitantes acoreanos que, em vagas sucessivas desde o século XIX, emigraram para várias partes do mundo, sobretudo para a América do Norte, e onde existem hoje várias comunidades de luso descendentes de origem açoreana, algumas bastante ativas, que mantém as ligações às suas origens no arquipélago. Para além deste, conheça ainda outros museus, como o Museu Municipal, um museu de cariz maioritariamente etnográfico, o Museu Casa do Arcano, espaço dedicado à vida e obra de Madre Margarida do Apocalipse e o Museu do Tabaco da Maia, vocacionado para a investigação, conservação e divulgação da agro indústria local do tabaco.

    Vila Franca do Campo

    Vila Franca do Campo foi, no primeiro século de povoamento dos Açores, a mais importante povoação da ilha de S. Miguel. Aqui fixaram-se os primeiros oficiais que administraram o território, nomeadamente Gonçalo Vaz Botelho, capitão-donatário, e os edifícios administrativos da Alfândega e Ouvidoria. A sua história seria marcada no séc. XVI por um violento terramoto que provocou um “lahar” (deslizamento de terras) que soterrou não apenas a maior parte desta vila como também algumas aldeias das imediações. Apesar da destruição, a povoação manteve-se mas seria mais tarde suplantada por Ponta Delgada e Ribeira Grande. Ao largo desta vila existe a reserva natural do Ilhéu de Vila Franca, um importante local de vida natural, que tem também importância turística pois atrai os amantes da natureza, de dentro e de fora dos Açores, que a ela acorrem com frequência. A visitar também o Convento de Santo André, as várias ermidas espalhadas pelo concelho, a Igreja de S. Pedro, o Forte de Jesus, Maria e José e a Igreja do Senhor Jesus da Pedra. Para além da Lagoa do Ilhéu, na reserva natural já referida, o património natural mais emblemático é a Lagoa do Fogo, a Praia do Degredo, a Ribeira das Tainhas e ainda a Lagoa dos Nenúfares.

    Transportes públicos em Ponta Delgada

    “Lagarta”

    Em funcionamento todo o ano (mas de Outubro a Maio apenas a partir das 13:30h), a “Lagarta” é um comboio turístico que percorre vários circuitos temáticos em Ponta Delgada, nomeadamente um Circuito Histórico, um Circuito dos Jardins, um Circuito da Praia e um Circuito Periférico. Os bilhetes não vendidos a preço acessível e podem ser adquiridos directamente no veículo.

    Autocarro

    Tanto a “Lagarta” como os mini-autocarros (minibus) que servem a cidade podem ser encontrados na Avenida Infante D. Henrique. É daí que também partem os autocarros que ligam a cidade de Ponta Delgada a outras partes da ilha de São Miguel.

    Ferry

    Existem duas empresas que prestam serviços de ferry entre as ilhas dos Açores, a Atlânticoline e a Transmaçor. A Atlânticoline presta ligações semanais entre as nove ilhas, de Maio a Setembro, mas o serviço está sujeito às condições do mar. Já a Transmaçor faz ligações diárias entre o Pico, o Faial e São Jorge durante todo o ano. Devido à proximidade entre estas ilhas, não há normalmente perturbações do serviço. Tenha em atenção que, normalmente, as empresas de rent a car parceiras da Auto Europe não permitem o transporte dos seus carros em ferries. Se pretende transportar o seu carro alugado em Ponta Delgada para outra ilha nos Açores, contacte-nos através do número +351 308 805 968 com a antecedência mínima de sete dias em relação ao início da sua reserva para que possamos verificar quais as empresas que o permitem, em que condições, e para que possamos pedir a autorização por escrito (obrigatória) antecipadamente à rent a car da sua preferência.

    Avião

    De qualquer das formas, para viajar entre as ilhas é normalmente preferível usar o avião, existindo ligações diárias da SATA entre as maiores ilhas do arquipélago. Para evitar os constrangimentos do uso de ferry com o seu carro alugado, talvez seja preferível entregar o seu carro na rent a car, apanhar o avião e ter um novo aluguer à sua espera na outra ilha. Fale com os nossos especialistas pelo número já referido que eles podem ajudar a estabelecer um itinerário consigo. E se escolher sempre a mesma rent a car, quem sabe, talvez essa empresa lhe dê um tratamento especial.

    Táxi

    Por ser uma cidade pequena e sem problemas de trânsito propriamente ditos, apanhar um táxi para as deslocações é apenas uma questão de comodidade, escolhido maioritariamente por quem tem dificuldades de locomoção e não possui carro próprio ou precise de ajuda com muita bagagem.

    Links úteis

    Turismo dos Açores