Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    ALUGUER DE CARROS BARATO EM ATENAS

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo
    Descubra as vantagens
    da Auto Europe
    • Compare diferentes empresas e encontre a melhor oferta
    • Cancelamento grátis até 48h antes do levantamento
    • Sem taxas de cartão de crédito
    • Disponível 7 dias por semana
    • 24,000 balcões de levantamento em todo o mundo

    Aluguer de carros em Atenas – o berço da Civilização Ocidental

    Aluguer de carros em Atenas

    Atenas é uma jóia rara. Uma cidade moderna, vibrante e cosmopolita que é também um monumento vivo com uma riquíssima história de mais de 5000 anos. Esta cidade é considerada o berço da civilização ocidental, o que não é de admirar pois aqui foi a casa de nomes sonantes da cultura mundial como Sócrates, Platão, Hipócrates e muitos outros filósofos, pensadores, matemáticos, etc. Atenas foi, pois, a batuta que iniciou a “música” do Mundo Antigo e, ao fazê-lo, pôs toda uma orquestra a tocar, estabelecendo-se, assim, as bases para a cultura ocidental moderna.

    As marcas da Antiguidade Clássica estão por toda a parte nesta cidade, convivendo, na maior parte dos casos, harmoniosamente ao lado de edifícios modernos e arquitetura de última geração. A Acrópole domina o horizonte, tão impressionante hoje quanto era quando foi construída, há mais de 2000 anos. Os visitantes da cidade poderão deleitar-se em absoluto com os vários pontos de referência históricos, ruínas deslumbrantes e os restos fascinantes de civilizações passadas, mas há muito mais em Atenas do que apenas o seu passado tão rico e emocionante.

    Entre as muitas coisas que a Atenas de hoje tem para oferecer estão os seus charmosos bairros tradicionais, como o Plaka, onde os visitantes podem perder-se num verdadeiro labirinto de ruas estreitas e sinuosas, ladeadas por prédios pitorescos, lojas de artesanato familiares e tabernas gregas típicas.

    E embora as pessoas possam ser perdoadas por pensar principalmente nas ilhas gregas, como Míconos ou Santorini, quando se trata de relaxar à beira mar sob o glorioso sol do Mediterrâneo, o que não falta são praias lindas de águas cristalinas na Península de Ática, onde Atenas está localizada. Com um aluguer de carros em Atenas, você estará livre para explorar toda a área da maneira que quiser. E se deseja não ficar apenas nesta cidade, pode aventurar-se até Patras ou Tessalónica, visitas que recomendamos desde já.

    As sólidas parcerias que a Auto Europe tem estabelecido com as maiores empresas de rent a car do mundo desde a sua fundação em 1954, as quais operam em todo o mundo, incluindo a Grécia, permite-nos dar-lhe acesso a uma imensa frota de automóveis aos preços mais competitivos do mercado. Quer esteja à procura de uma carrinha de passageiros ou um espaçoso monovolume de sete lugares para viajar em família, quer prefira um pequeno citadino apenas para uma escapadinha romântica a dois na cidade, quer queira viajar em primeira classe num carro de luxo ou num potente descapotável para aproveitar o clima grego ao máximo, temos o que procura!

    Além de poder fazer a sua reserva comodamente em sua casa através do nosso website, recorrendo ao nosso potente motor de reservas que encontra no topo desta página, pode sempre recorrer à ajuda e conselhos dos nossos agentes de reservas pelo telefone +351 308 805 968. Fazem parte de uma equipa premiada de atendimento ao cliente, disponível sete dias por semana, que lhe garante a máxima qualidade no processo de reserva. Aproveite ainda para ler as Opiniões de clientes sobre o aluguer de carros em Atenas e fique a saber porque é que milhões de clientes voltam a alugar connosco todos os anos, em Atenas, na Grécia e em muitas outras localizações por todo o globo.

    Clique nos tópicos listados abaixo para obter mais informações sobre o aluguer de veículos em Atenas:

    Fornecedores Perguntas Frequentes Guia de Viagem

    Onde posso efetuar o levantamento do meu aluguer de carros em Atenas

    Alugar um carro em Atenas dá-lhe a vantagem de ter acesso a inúmeras ofertas com a melhor relação custo-benefício, disponíveis não apenas no aeroporto mas também perto do porto do Pireu e dentro da própria cidade. Isto revela-se fundamental na medida em que a procura por aluguer de carros em Atenas pode ser muito grande, particularmente na época alta. Dependendo do horário e do itinerário que escolher, poderá decidir qual o balcão de levantamento que mais lhe convém. E, como vantagem adicional, ainda tem a possibilidade de levantar o carro num local e devolvê-lo noutro local diferente, aproveitando o serviço “one way” com taxa de sentido único, o que lhe permite não estar dependente de voltar ao mesmo balcão, ou sequer de voltar a Atenas, e poder viajar livremente pela Grécia da forma que mais lhe aprouver. Basta marcar o sinal na caixa “Devolver num local diferente?” ao fazer a sua pesquisa e todos os fornecedores e ofertas disponíveis serão exibidos para sua conveniência.

    Ao escolher o local da sua preferência para alugar um carro em Atenas, verá que o nosso poderoso motor de reservas online lhe será muito útil. Ao pesquisar um veículo, basta selecionar todos os locais no menu que encontrará na lista suspensa. Será então apresentado um mapa interativo que mostra todas as agências disponíveis em Atenas. Para facilitar, está ainda disponível uma opção adicional de filtragem dos resultados com base no fornecedor escolhido.

    Aeroporto de Atenas

    A cidade de Atenas é servida pelo Aeroporto Internacional de Atenas – conhecido também por Aeroporto Eleftherios Venizelos. É o maior aeroporto da Grécia e oferece conexões para mais de 170 destinos domésticos e internacionais. Este é também o principal hub da Aegean Airlines, a companhia aérea de bandeira grega. Um rent a car em Atenas é, pois, a forma ideal de se transportar e de começar imediatamente a sua aventura na Grécia.

    Localizado a apenas 43 kms a sudeste de Atenas, o aeroporto é facilmente acessível de carro e a autoestrada Attiki Odos (uma moderna via de comunicação rodoviária) oferece uma conexão fácil e rápida com o centro da cidade. A viagem dura entre 35 e 45 minutos, dependendo do trânsito que se verificar na altura da sua viagem com o seu carro alugado.

    O aeroporto possui dois terminais. O terminal principal e um terminal satélite. Este último está ligado ao terminal principal por acesso subterrâneo. As principais companhias de rent a car presentes no aeroporto de Atenas encontram-se logo à saída do terminal principal, na zona de Chegadas, e junto à zona de recolha de bagagem, tornando o processo de levantamento do seu carro bastante confortável e rápido. Os fornecedores de baixo custo (low cost) têm frequentemente serviços de shuttle gratuitos que terá de tomar à saída do aeroporto e que o levam diretamente para o balcão e parque de estacionamento da locadora escolhida. Qualquer que seja a locadora e a situação desta, a informação relativa ao levantamento do seu automóvel está contida, em destaque, logo na primeira página do seu voucher de reserva (que reflete essa mesma informação que encontra no momento em que faz a sua reserva no nosso motor de reservas). Por favor, leia atentamente as instruções de levantamento contidas no voucher e tenha consigo toda a documentação necessária para o efeito.

    Aeroporto Internacional de Atenas Eleftherios Venizelos (ATH)
    Website: Aeroporto de Atenas oficial
    Morada: Attiki Odos, Spata Artemida 190 04, Grécia
    Telefone: +30 21 0353 0000


    Faça a sua reserva com as melhores empresas de aluguer de carros em Atenas

    O nosso website de aluguer de carros em Atenas não irá decepcionar. Somos verdadeiros especialistas quando de trata de alugar carros baratos em destinos populares por toda a Grécia. Temos uma ampla rede de fornecedores locais e internacionais confiáveis com os quais trabalhamos de perto. Sendo uma das maiores empresas mundiais no aluguer de automóveis há mais de 65 anos, a Auto Europe construiu sólidas parcerias com esses fornecedores e através deles dispõe sempre de uma vasta frota de viaturas à sua escolha. E ainda lhe damos acesso a promoções diversas, como os upgrades grátis, o condutor adicional grátis e outras vantagens periódicas, garantindo também um serviço de apoio às reservas de excelência.

    Mais abaixo encontra os logótipos de alguns dos nossos parceiros de confiança em Atenas. Para além desses, podemos nomear também outros, como a Enterprise, Carwiz, Global, Goldcar, Payless ou Drive, para nomear apenas alguns. Através do nosso motor de reservas pode visualizar rapidamente todos os fornecedores disponíveis para as datas e categoria de veículo escolhidas. Por isso, se já tem uma companhia de rent a car em Atenas específica em mente, concerteza encontrará aqui as melhores ofertas disponíveis no mercado para alugar um carro em Atenas.

    Avis - Informação de rent a car Alamo - Informação de rent a car Budget - Informação de rent a car Europcar - Informação de rent a car

    Se tiver dúvidas sobre quais as companhias que têm carros disponíveis, ou acerca das suas políticas de aluguer, não hesite em contactar os nossos agentes pelo telefone ou através de correio eletrónico. Eles estão disponíveis sete dias por semana para o ajudar.


    Perguntas frequentes sobre aluguer de carros em Atenas

    Contact Us

    Com uma escolha tão vasta, talvez se sinta um pouco sobrecarregado de informação e com dificuldades em decidir qual a oferta que melhor se adapta às suas necessidades. Por isso, seguem-se abaixo algumas respostas às perguntas mais frequentes dos nossos clientes quando pretendem fazer um aluguer de carros em Atenas. Foram devidamente compiladas para sua conveniência e cobrem uma variedade de tópicos relativos a este tema. Se não encontrar aqui a resposta a alguma das suas dúvidas, por favor, entre em contacto connosco pelo telefone e um dos nosso especialistas em reservas terá todo o prazer em ajudar.


    Preciso de um cartão de crédito para alugar um carro em Atenas?

    Sim, vai precisar de um cartão de crédito válido, em nome do condutor principal, para poder levantar o seu carro em Atenas. O fornecedor irá reter um depósito temporário no cartão de crédito como caução, depósito esse que será devolvido assim que o carro for devolvido ao fornecedor nas mesmas condições em que lhe foi entregue a si. Quer isto dizer que o cartão de crédito a utilizar deverá também ter crédito suficiente para sustentar esta caução durante o tempo que mantiver o carro na sua posse. De referir que os carros de marcas premium ou de luxo podem exigir não apenas um, mas dois cartões de créditos, ambos no nome do condutor principal.

     

    De que tipo de seguros preciso ao alugar um carro em Atenas?

    Todas as viaturas reservadas no website da Auto Europe com os nossos parceiros locais em Atenas contam já, na sua tarifa básica, com o seguro básico obrigatório por lei que inclui a Responsabilidade Civil, o Roubo, o Incêndio e o CDW (Collision Damage Waiver), ou seja, cobertura contra Choque e Colisão. No entanto, sendo este um seguro básico contra terceiros, está sujeito ao pagamento de uma franquia, normalmente incluída na caução aplicada ao seu cartão de crédito, sendo que essa franquia só é accionada e efetivamente cobrada (retirada da caução) caso apresente o carro com danos na devolução.

    Para além disso, o seguro da tarifa básica não cobre outro tipo de danos no veículo, resultantes, por exemplo, de pequenos toques, arranhões, rodas danificadas, pneus furados, vidros partidos, etc. Uma vez que é relativamente frequente a possibilidade de pequenos danos deste género, recomendamos que prefira uma tarifa com proteção extra incluída, tal como o nosso "Reembolso de Franquia com Super Cover", que lhe garante a cobertura dessas partes do carro – danos nos vidros, tejadilho, pneus e rodas, parte de baixo do carro – e ainda cobre os custos administrativos derivados destas situações. O valor desta cobertura extra é determinado em função da categoria de carro que reservar, duração da reserva e local de levantamento/devolução.

    Os fornecedores locais também podem aferecer-lhe seguros adicionais, como, por exemplo, os de Franquia 0€ (danos próprios). Estes podem incluir, mas não estão limitados a, Seguro de Acidentes Pessoais (PAI) ou Assistência Rodoviária melhorada, entre outras coberturas. Esses seguros são opcionais, não havendo obrigatoriedade de os contratar localmente uma vez que, quer a tarifa de base, quer a de reembolso de franquia acima referida, já incluem o seguro obrigatório por lei. Chamamos a atenção para o facto da Auto Europe não poder reembolsar seguros adquiridos localmente. Esses seguros são produtos próprios das empresas de rent a car e nada têm que ver com a reserva original feita com a Auto Europe. Consulte a nossa página Opções de cobertura para o seu aluguer de carros para obter mais esclarecimentos.

    A idade mínima legal para conduzir na Grécia é 18 anos mas chamamos a atenção para o facto da maioria dos fornecedores de aluguer de automóveis aplicar, na Grécia ou em qualquer outro país do mundo, as suas próprias limitações de idade, quer sejam idade mínima (condutores recém encartados, por exemplo) e idade máxima (condutores séniores). No caso da idade mínima, e tendo em atenção que nenhuma companhia de rent a car aceita condutores com menos de um ano de carta, essa idade é os 19 anos. Mas, como dissemos, as rent a car definem as suas próprias regras em termos de idades e podem permitir apenas o levantamento do carro por pessoas com 21, 22, 23 ou até mesmo 26 anos de idade, independentemente dos anos de experiência de condução. Por isso, recomendamos a leitura atenta dos botões em letras azuis “Detalhes da tarifa” e “Termos e Condições, Taxas Locais e Termos de Utilização do Serviço” enquanto está a fazer a reserva online do seu carro, antes de proceder ao pagamento da mesma.

    Aceitando o seu caso, e se for um condutor jovem, importa também entender que as rent a car podem aplicar uma “taxa adicional de condutor jovem”, que não é um seguro mas apenas uma taxa a pagar pelo suposto risco acrescido que representa a condução por condutores jovens. Encontra mais informações sobre este tema na nossa página Limites de idade para alugar um carro. Confira a informação e ligue-nos se precisar de ajuda ou esclarecimentos adicionais.

    Estas restrições de idade também se aplicam a quaisquer condutores adicionais que deseje adicionar ao seu aluguer. Alguns fornecedores permitem um condutor adicional, ou mais, gratuitamente mas, por norma, será sempre aplicada uma taxa por cada condutor adicional, taxa essa que deverá ser paga ao balcão no momento do levantamento do carro, sendo esta da exclusiva responsabilidade da rent a car local. Mas atenção: a Auto Europe tem algumas promoções, entre as quais se encontram as Ofertas com condutor adicional grátis. Por isso, consulte esta página e verifique se o seu destino e datas de reserva estão abrangidos.

     

    Como é o trânsito em Atenas?

    Conduzir o seu aluguer de carros em Atenas pode parecer desafiante no início. O tráfego pode ser intenso em certos momentos devido à fraca fluidez de trânsito. Não nos podemos esquecer que, sendo uma cidade antiga e cheia de vestígios arqueológicos e monumentos com mais de 2000 anos, os acessos, vias de comunicação e ruas foram sendo construídas ao longo dos séculos, baseadas num traçado pouco orgânico para as necessidades rodoviárias atuais. Tendo isto em mente, recomendamos que não tenha receio: o que à primeira vista pode parecer por vezes caótico é, na verdade, bastante fácil assim que se habitua ao ambiente. Faça uso sistemático das vias Leoforos, as grandes avenidas com várias faixas de rodagem que cruzam a cidade. Deve planear as suas rotas com antecedência e incorporar estas vias o máximo possível nessas rotas, o que será uma grande ajuda para lhe garantir viagens tranquilas.

    Se estiver a dirigir-se para o centro da cidade, há duas coisas principais a ter em mente com um carro alugado em Atenas: primeiro, existem muitas faixas de rodagem exclusivas para transportes públicos – não há problema em pisá-las apenas no momento em que vira para ruas à sua direita mas tenha consciência de que manter-se nelas durante várias centenas de metros sem necessidade é uma atitude reprovável do ponto de vista do código da estrada e, portanto, passível de multa – sobretudo nas vias principais; segundo, existem restrições de tráfego no centro da cidade na maior parte do ano para ajudar a diminuir a taxa de poluição atmosférica – nos dias do mês com números pares, é permitida a circulação de veículos com matrículas cujo último número termina em número par, nos dias do mês com números ímpares, é permitida a circulação de veículos com matrículas cujo último número termina em número ímpar. Tão simples quanto isto.

    As restrições de tráfego no centro da cidade estão projetadas para ajudar a reduzir a poluição. No mês de Agosto, mês de preferência dos gregos para férias, a maior parte da população residente sai da cidade para locais de veraneio fora de Atenas. Assim, no mês de Agosto é suspensa temporariamente esta restrição de circulação no centro da cidade por causa da poluição. Estas restrições são também suspensas aos fins de semana e sempre que haja greves nos transportes públicos de Atenas. Para obter mais informações sobre como conduzir na Grécia, consulte o nosso Guia de condução na Grécia.

     

    Onde posso estacionar o meu carro de aluguer em Atenas?

    O estacionamento de rua em Atenas é identificado por uma placa com o P branco sobre fundo azul. Existem três tipos de estacionamento de rua nesta cidade, marcados no asfalto em conformidade: a azul, o estacionamento pago; a amarelo, o estacionamento reservado a veículos comerciais, policiais ou governamentais; a branco, o estacionamento que não é pago mas...apenas aos domingos (todo o dia) e durante a noite nos restantes dias da semana.

    Além do estacionamento na rua, há também estacionamentos de superfície e subterrâneos um pouco por toda a cidade. Há também instalações Park & Ride nos subúrbios sem limite de tempo de estacionamento. Os estacionamentos de superfície obedecem às mesmas cores já referidas atrás para o estacionamento de rua mas a diferença é que a área azul é reservada aos moradores locais, sendo o estacionamento para visitantes limitado a três horas. Os subterrâneos podem ser encontrados perto de pontos de referência da cidade, onde é normal haver grandes multidões, como centros comerciais ou mercados. Estes, tal como os Park & Ride, não têm limite de tempo.

     

    Terei de pagar portagens ao conduzir o meu carro de aluguer em Atenas?

    Sim, é preciso pagar portagens logo na Attiki Odos, de e para o aeroporto de Atenas, a rota mais rápida e conveniente. Esta autoestrada foi criada para aliviar o congestionamento de tráfego dentro e ao redor da cidade e é uma das mais seguras e modernas, não apenas da Grécia mas também da Europa. As portagens são pagas logo à entrada da autoestrada e podem ser pagas em dinheiro, cartão de crédito ou um sistema e-pass. O valor a pagar depende apenas da categoria do carro e não dos quilómetros percorridos.

     

    Posso levantar o meu carro em Atenas e viajar com ele para as ilhas?

    Se alugar um carro em Atenas e quiser levá-lo consigo num ferry para visitar alguma das ilhas gregas, alguns fornecedores permitem-lhe essa possibilidade mediante o pagamento de uma taxa extra a pagar no levantamento. Pode encontrar mais informações sobre este tema em “Detalhes da tarifa”.

    Note que a maioria das locadoras não permite que os carros alugados em Atenas sejam levados para as ilhas e, mesmo as que permitem, independentemente do valor que cobram, têm de ser avisadas com pelo menos 72h de antecedência antes de iniciada a sua reserva porque elas têm de fornecer uma autorização escrita. Sem essa autorização prévia, quaisquer seguros que o carro tenha associados serão totalmente anulados a partir do momento que entre com o carro no ferry e durante toda a visita à(s) ilha(s) o que o tornará responsável pelo valor total dos danos na viatura e danos em terceiros. Para agilizar este processo, faça a sua reserva com um dos nossos agentes de reservas, que procurará a melhor solução consigo e ativará imediatamente o pedido de autorização necessário.


    Informações úteis para a sua viagem a Atenas

    Localizada na região grega da Ática, Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo e a mais antiga capital conhecida da Europa. Tem sido continuamente habitada desde 1400 AC e, tal como noutros casos de cidades antigas europeias, como Lisboa ou Roma, está construída em torno de várias colinas, sendo a mais alta a de Lycabettus. Atenas está também cercada por várias montanhas: os montes Aigaelo, Parnitha, Pentelicus e Hymettus. O Monte Parnitha é o mais alto dos quatro e foi declarado parque nacional. É o lar de alguns locais de extraordinária beleza natural bem como de inúmeros locais de interesse histórico, como as várias fortalezas bem preservadas, que nos tempos antigos protegiam Atenas de forças invasoras inimigas.

    Outrora uma poderosa cidade-estado, Atenas não é apenas o berço da cultura ocidental e de grande parte da civilização europeia. É também amplamente identificada como o berço democracia. Durante a chamada “Idade de Ouro” da democracia ateniense, foi lar de alguns dos mais proeminentes (e famosos) filósofos, dramaturgos e artistas do Mundo Antigo. Ao longo dos séculos, testemunhou mudanças sociais, guerras, revoluções, ascenção e queda de impérios, ocupação otomana e ascensão do estado moderno grego. Tudo isto deixou marcas no horizonte e no caráter da cidade. Com o seu rent a car em Atenas, poderá descobrir tudo isto em vários dos pontos turísticos principais da cidade entre outras possibilidades igualmente válidas, como passeios mais longos de um dia a outros locais maravilhosos nas imediações da capital da Grécia.

    Excursões de um dia com o meu rent a car a partir de Atenas

    Alugar um carro em Atenas dá-lhe toda a liberdade e flexibilidade não apenas para descobrir a cidade em si mas também para explorar a região circundante. A Ática, onde Atenas está localizada, está repleta de paisagens de cortar a respiração e marcos históricos fascinantes que você não vai querer perder.

    Delfos

    Localizado a cerca de 190 kms de Atenas, a meio caminho entre as cidades de Delfos e Arachova, o sítio arqueológico de Delfos é um dos mais importantes da Grécia. Já foi considerado o centro do mundo e nele reuniam-se reis, generais e filósofos para consultar o famoso Oráculo. Hoje em dia já ninguém consegue beneficiar da sabedoria do Oráculo mas quem se aventura por lá é abençoado com os explêndidos e bem preservados restos do Templo de Apolo, que fica no topo de uma colina pitoresca, mesmo no final do antigo Caminho Sagrado. Ao longo de Delfos, os viajantes encontrarão muitas outras ruínas fascinantes, como as do Tesouro Ateniense e da Coluna Serpentina.

    Meteora

    Nenhuma visita a Atenas fica completa sem uma viagem de um dia a Meteora. Esta formação rochosa única é lar de um dos maiores e mais complexos mosteiros ortodoxos orientais do mundo. Seis mosteiros coroam as grandes formações rochosas e dominam a paisagem. Meteora está localizada a cerca de 355 kms de Atenas, uma viagem de quatro horas de carro. Ao planear esta viagem, é importante que saiba que nem todos os mosteiros estão abertos todos os dias da semana. Tenha, pois, esse fator em consideração. Todos os mosteiros abrem ao fim de semana mas se está a fazer uma excursão de apenas um dia a Meteora, será conveniente selecionar apenas dois ou três da sua preferência já que a caminhada é comprida até ao topo. O estacionamento está disponível ao lado da estrada, perto de todos os mosteiros.

    Olímpia Antiga

    O local original em que se celebravam os Jogos Olímpicos da Era Antiga está localizado a cerca de 270 kms de Atenas, cerca de três horas de viagem de carro. Há muito para explorar neste sítio arqueológico, o que inclui ruínas antigas de templos, instalações desportivas e santuários. O museu próximo também é uma necessidade absoluta e fornece um contexto fascinante para o próprio local e para a história dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Há um estacionamento próximo onde se pode deixar o carro. Como alternativa, também é possível estacionar na cidade e caminhar uma curta distância entre a parte nova da cidade de Olímpia e o sítio arqueológico.

    Cabo Sounion

    Lar do famoso Templo de Poseidon, o Cabo Sounion está localizado a apenas 65 kms de Atenas e é uma viagem de lazer maravilhosa ao longo de estradas costeiras altamente cénicas. Não apenas o templo merece uma visita como também não poderá perder as paisagens verdadeiramente deslumbrantes da costa grega, desde os penhascos grandiosos às belas praias e às profundas águas do Golfo Sarónico.

    O que fazer em Atenas

    Os viajantes têm vindo a Atenas desde tempos imemoriais, e por bons motivos. Quem visita esta cidade nunca carece de coisas interessantes para fazer, desde observar paisagens incríveis a experimentar comida fabulosa. Aqui estão apenas algumas das coisas que não pode perder na sua visita a Atenas:

    • Acrópole: Se você fosse a Atenas uma vez na vida e só pudesse ver uma coisa, teria de ser, sem dúvida, a Acrópole. Habitada desde o 4.º milénio antes de Cristo, ela é o lar de alguns dos marcos mais importantes da cidade, tais como o Partenon, o Templo de Atena Nike (dedicado às deusas Atena e Nike) e o Teatro de Dionísio. Além dos monumentos em si, o Museu da Acrópole também merece uma visita. É lar de inúmeros artefactos de altíssimo valor histórico e civilizacional que nos ajudam a contextualizar a história da própria Acrópole e da Grécia Antiga.

    • Museu Nacional de Arqueologia: Se gosta da antiguidade grega, não pode perder uma visita ao Museu Nacional de Arqueologia de Atenas, o qual alberga a maior coleção de artefactos deste período em todo o mundo. Os destaques da sua vasta coleção incluem a Taça de Nestor e a Máscara de Agamemnon.

    • Plaka: Conhecido como o “Bairro dos Deuses”, Plaka é um pequeno bairro cheio de charme localizado logo abaixo da Acrópole. É um dos bairros mais antigos, continuamente habitados, do mundo e ostenta uma riqueza de arquitetura impressionante e muitas lojas locais de gestão familiar. É o lugar perfeito para um passeio agradável ao fim da tarde e para parar e comer qualquer coisa.

    • Ágora: Esta palavra costumava referir-se a um lugar público central, como as praças, e as “ágoras” podiam encontrar-se em todas as cidades-estado gregas. Hoje em dia, quando se fala na Ágora (tal como quando se fala na Acrópole), invariavelmente estamos a referir-nos à de Atenas. Localizada a noroeste da Acrópole, a antiga Ágora de Atenas rivaliza com aquela em popularidade e abriga ruínas de mais de 30 edifícios que mostram a história fascinante deste local, que já foi o coração da vida pública de Atenas.

    • Estádio Panatinaico: Originalmente construído por volta de 330 AC no local de uma pista de corridas, o Estádio Panatinaico tem vindo a ser usado e abandonado desde então, dependendo dos humores de cada época. A versão que vemos hoje é muito recente, do séc. XIX, e inteiramente reconstruído em mármore. Foi sede das cerimónias de abertura e encerramento dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna e continua a ser usado como local desportivo ainda hoje.

    • Monastiraki: Assim como o Plaka, Monastiraki é um ótimo lugar para passear e para os visitantes mergulharem na vida vibrante e colorida da Atenas moderna. Este bairro pitoresco abriga o popularíssimo Mercado das Pulgas de atenas e fica a uma curta caminhada de distância da Biblioteca de Adriano.

    Links úteis

    Turismo de Atenas