Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA A SUA VIAGEM EM PORTUGAL

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo

    Guia para a sua viagem em Portugal – Vá para fora cá dentro

    Portugal é um destino de eleição de portugueses e estrangeiros. Com uma grande variedade de paisagens, o nosso país encanta quem o decidir visitar. Com um litoral de fazer inveja a qualquer um, com quilómetros e quilómetros de praias de areia fina, banhadas pelas águas do Oceano Atlântico, a costa portuguesa faz as delícias dos habitantes locais. O interior está repleto de aldeias e vilas pitorescas, com muita história e tradição por descobrir. Consulte as melhoras dicas para visitar o nosso próprio país com o guia para a sua viagem em Portugal e vá para fora cá dentro. ÀS vezes nem precisa de ir muito longe!

    Saia das grandes cidades de Lisboa ou do Porto e parta à descoberta do resto do país. É nas Caldas da Rainha que se pode encontrar a Fábrica de Faianças Rafael Bordalo Pinheiro, responsável pela produção de um dos ícones da memória cultural portuguesa, a figura do Zé Povinho. Diz a lenda que a rainha D. Leonor foi curada pelas águas termais desta zona quando por aqui passava numa viagem de Óbidos à Batalha. A região do Alentejo é conhecida pelo seu clima quente e húmido e planícies de perder o fim à vista. A cidade de Évora é bastante procurada pelas suas casas tradicionais caiadas de branco, pelo Templo Romano e pelos monumentos rochosos megalíticos.

    Muitos portugueses dirigem-se para o Algarve nas férias da Páscoa e de verão, para desfrutar de um clima e de águas mais quentes. Albufeira é um dos destinos favoritos e cresceu desde uma pequena vila de pescadores até uma cidade movimentada, repleta de bares, restaurantes e discotecas. Mas o ponto alto na cidade, como acontece por toda a costa algarvia, são as praias. Por isso, esta é a região perfeita, praticamente durante todo o ano, para os apaixonados pela praia e pelo mar.

    A maior parte das pessoas planeia as suas férias na praia e com mais de 900 quilómetros de costa, essa escolha é compreensível. Mas não podemos esquecer que o interior do nosso país tem muito para oferecer! Repleto de história que se pode descobrir nos castelos, igrejas, ruas e ruelas, tradição e culinária de comer e chorar por mais, vale a pena rumar ao interior. E a Auto Europe está aqui para o ajudar, seja qual for o seu próximo destino de férias.

    Consulte os tópicos do guia de viagem em Portugal e clique nas páginas específicas para obter mais informações sobre cada tema

    • Aluguer de carros em Portugal - Este guia oferece-lhe uma visão completa de tudo o que precisa de saber ao alugar um carro em Portugal.
    • Como conduzir em Portugal - Relembre as aulas de código e descubra as melhoras dicas de condução em Portugal que a Auto Europe reuniu para si nesta página.
    • Guia de frota em Portugal - Não sabe qual é a categoria mais adequada para a sua viagem em Portugal? Então este guia com a frota de carros de aluguer disponível no nosso país é indicado para si!
    Road Trips Locais a visitar Perguntas frequentes ao viajar


    Road trips em Portugal com o meu carro de aluguer

    Apesar de ser um dos países mais pequenos na Europa, Portugal tem muitos quilómetros de estrada para percorrer. E para viajar sem stress nem preocupações com o seu carro de aluguer, nada melhor do que planear algumas road trips em Portugal e partir numa grande aventura. De norte a sul são cerca de 8 horas de viagem, do litoral ao interior são cerca de 3 horas de viagem. A escolha é sua! Em seguida, apresentamos quatro ideias para que possa viver uma aventura na estrada inesquecível. Ora veja!

    Passeio pelo PortoSe vive perto do Porto ou arredores, aconselhamos a fazer-se à estrada até à cidade universitária de Coimbra, fazendo umas paragens em Vila Real e no Luso, numa road trip pela região do Dão. Situada no centro de Portugal, a região demarcada do Dão, oferece paisagens de beleza sem fim e vinho de grande qualidade. Das castas aqui produzidas, podemos destacar o Touriga Nacional. Por isso, vale a pena fazer uma degustação de vinhos durante este passeio.

    Também pode optar por percorrer a rota do vinho do Porto e descobrir as cidades do Porto, Viana do Castelo, Braga e Guimarães (local da fundação da nossa nação). Deixe-se deslumbrar pela região do Vale do Douro, acompanhado de um cálice de vinho do Porto e descubra mais sobre a história deste vinho apreciado e admirado local, nacional e internacionalmente.

    Agora rumamos em direção a sul para descobrir as praias da área da Grande Lisboa, numa viagem que o vai levar desde a capital até às praias do Estoril e de Cascais, deste lado do Tejo e, até às praias icónicas da Costa da Caparica, do outro lado do rio. Antes de apanhar banhos de sol e relaxar nas águas do mar, aconselhamos a visitar a cidade de Lisboa através dos miradouros que a embelezam.

    Se preferir, pode aventurar-se numa road trip pela região da Estremadura e viajar desde Lisboa, passando por Óbidos (vila medieval e capital do chocolate em Portugal), pela Nazaré (quem sabe não terá a sorte de ver ao vivo uma das maiores ondas do mundo), até chegar à vila romântica de Sintra e deslumbrar-se pelo parque natural e pelo Palácio da Pena. Deixamos mais algumas dicas para aqueles que querem visitar algumas cidades no centro de Portugal neste artigo que pode encontrar no nosso blog de viagens.


    O que fazer em Portugal

    Escrever apenas cinco sugestões do que fazer em Portugal é extremamente difícil. Há muito para ver e descobrir no nosso belo país! Esperamos que gostem das sugestões apresentadas em seguida e que vos inspirem para selecionar o próximo destino de férias. Por vezes, as melhores descobertas não aparecem descritas nos roteiros de viagem, mas surgem de uma paragem espontânea, de um olhar mais atento, de um detalhe que chama à atenção pelas estradas e estradinhas do nosso Portugal.

    Castelo da Pena - Sintra

    • Viagem de comboio pela região do Douro: A linha do Douro faz a ligação entre a estação de São Bento, no Porto, e a cidade de Peso da Régua e aldeias de Pinhão e do Pocinho, por exemplo, no vale do Douro. O trecho entre a Régua e o terminal do Pocinho, ao longo da margem do rio Douro e por entre as colinas enfeitadas pelas vinhas, fazem desta uma das mais belas viagens de comboio da Europa. Além disso, também pode optar por viajar no comboio histórico do Douro, que circula anualmente entre junho e outubro. Faça uma viagem atrás no tempo numa locomotiva a vapor, à beira do rio Douro, entre o Peso da Régua e o Tua e deixe-se deslumbrar pela beleza da paisagem classificada como Património Mundial pela UNESCO.

    • Parque Natural da Peneda-Gerês: Este parque natural está situado a cerca de 40 quilómetros da cidade onde nasceu Portugal, Guimarães, e a uma distância similar da cidade de Braga. Aqui poderá descobrir aldeias em granito que remontam ao nascimento da nossa nação, no século XII. Este é o destino perfeito para aqueles que gostam de atividades ao ar livre, como canoagem, passeios de bicicleta e caminhadas por entre a história e a beleza natural desta região.

    • Miradouros em Lisboa: Descubra Lisboa a partir dos miradouros da cidade num passeio original através do mito das sete colinas. A partir daqui poderá deslumbrar-se com vistas únicas da cidade. Não pode deixar de andar de elétrico e de ir até Belém para apreciar o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e fazer uma pausa para comer uns belos pastéis de Belém quentinhos acabados de sair do forno.

    • Parque Natural da Arrábida: O Parque Natural da Arrábida está situado perto da cidade de Setúbal e a cerca de 54 quilómetros de Lisboa. Com vistas deslumbrantes sobre o mar e com praias escondidas na serra, temos a certeza que se vai apaixonar por esta paisagem. Para chegar a algumas das praias vai ter de fazer uma bela caminhada pela serra abaixo mas temos a certeza de que o esforço vai valer a pena!

    • Serra da Estrela: Dirija-se até à Serra da estrela e suba até à Torre onde vai desfrutar de uma vista magnífica a cerca de 1993 metros de altitude. Este é um destino de eleição no inverno para brincar na neve, fazer desportos de inverno e aproveitar a paisagem vestida de branco. Esta cadeia montanhosa é a mais alta em Portugal continental e está distribuída pelos municípios de Seia, Manteigas, Gouveia, Guarda e Covilhã.

    Um pouco de história

    Portugal foi habitado por diversos povos e as suas influências são visíveis até aos dias de hoje. Pensa-se que a zona que é ocupada por Portugal já é habitada desde a Era do Gelo. As civilizações que aqui se instalaram trouxeram consigo a agricultura, o trabalho com o bronze e com o ferro, por exemplo. Tribos celtas chegaram do norte por volta de 700 a.C., os fenícios e os gregos por volta de 800 a.C., os romanos em 210 d.C., os suevos em 409 d.C. e os árabes em 726 d.C. As guerras travadas ao longo dos séculos culminaram na criação do Reino de Portugal. Talvez a mais importante tenha sido a Batalha de São Mamede, que decorreu nesta localidade situada em Guimarães no ano de 1128 e que colocou as tropas lideradas pelo futuro rei de Portugal, Afonso Henriques, a as do conde galego Fernão Peres de Trava e esposo da sua mãe, Teresa de Leão, frente a frente no campo de batalha. Portugal conseguiu oficialmente a sua independência no ano de 1143 com a assinatura do tratado de Zamora. O nosso país tem as mesmas fronteiras desde 1139, o que faz de Portugal a nação mais antiga da Europa.

    A Era dos Descobrimentos é marcante na nossa história e considerada a idade de ouro do nosso país. No século XV, Portugal tornou-se numa potência marítima mundial, aventurando-se para além da sua costa e desenvolvendo rotas comerciais com países até então desconhecidos pelo Velho Mundo. Ceuta foi conquistada em 1415, a Madeira foi descoberta em 1419 e os Açores em 1427. Os portugueses navegaram ao longo da costa africana, estabelecendo postos comerciais ao longo do caminho e, em 1488, Bartolomeu Dias tornou-se no primeiro europeu a atravessar o Cabo da Boa Esperança (anteriormente conhecido entre os marinheiros como Cabo das Tormentas) na África do Sul. Em 1498, Vasco da Gama abriu a primeira rota marítima para a Índia e, com o tempo, o Império de Portugal chegou ao Brasil e a Timor. O explorador português Fernão de Magalhães realizou a primeira circum-navegação da Terra entre 1519 e 1522.

    Com o terramoto de 1755, as guerras napoleónicas e o assassinato do rei D. Carlos em 1908, o império português começou a sua queda. Em 1910, formou-se a primeira República e, entre 1910 e 1926, Portugal teve 4 governos, 20 golpes militares e 12 presidentes diferentes. Os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram a primeira travessia aérea do Oceano Atlântico em 1922. A ditadura portuguesa durou desde 1926 a 1974. Foi no dia 25 de abril de 1974 que o exército foi para a rua e a revolução dos cravos veio estabelecer a democracia no nosso país. A independência dos territórios ultramarinos foi concedida pouco tempo depois. O nosso país aderiu à Zona Euro em 1999. No mesmo ano, Portugal entregou a soberania de Macau à República Popular da China. Portugal tem-se revelado um destino turístico de eleição. Como prova disso, diversas cidades já receberam prémios na área do turismo e esta tem sido uma área cada vez mais importante na economia do nosso país.


    Perguntas frequentes ao viajar em Portugal

    Contacte-nosDepois de deixarmos algumas dicas do que visitar em Portugal, das viagens de carro mais interessantes e lhe relembrarmos um pouco daquilo que aprendemos nas aulas de história na escola sobre o nosso país, também queremos deixar-lhe as respostas às perguntas mais frequentes ao viajar por Portugal. Sabia que algumas cidades portuguesas aplicam uma taxa turística? E já descobriu qual é a categoria mais adequada para a sua viagem em Portugal? Em seguida, poderá descobrir estas informações e muito mais! Não perca!

    Se depois de consultar a nossa secção de perguntas frequentes, lhe restar ainda alguma dúvida, não hesite em contactar os nossos agentes de reservas por email ou telefone. Além disso, dê uma vista de olhos no guia completo com dicas de viagem que a Auto Europe preparou para si, onde pode encontrar uma grande variedade de tópicos relacionados com aluguer de carros e viagens. Aproveite!


    É preciso pagar uma taxa turística em Portugal?

    Diversos municípios em Portugal aplicam uma taxa turística a todos aqueles que pernoitam em estabelecimentos deste tipo. A taxa aplicada varia entre 1€ e 2€ por noite, dependendo do município e época do ano. Por exemplo, a taxa turística aplicada em Lisboa e no Porto é similar: uma taxa de 2€ por noite e por pessoa, até um máximo de 7 noites será cobrada ao hóspede. A taxa turística não se aplica a menores de 13 anos ou a aqueles que se deslocam a estas cidades para obterem tratamento médico.

    A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia cobra 2€ por noite e por pessoa durante a época alta (de 1 de abril a 30 de setembro) e 1€ por noite e por pessoa durante a época baixa (de 1 de outubro a 31 de março). Esta taxa é aplicada até um máximo de 7 noites e para viajantes com 16 anos ou mais. Outros municípios, tal como Óbidos, Cascais e Mafra também aplicam esta taxa aos turistas e cidades como Braga, Guimarães ou Fátima, por exemplo, estão a pensar aplicar esta taxa num futuro próximo.

    O dinheiro arrecadado com a taxa turística destina-se ao financiamento de projetos, equipamentos, infraestruturas e estudos relacionados direta ou indiretamente com o turismo. O Município de Aveiro aplicou esta taxa entre 2012 e 2014, mas decidiu retirá-la pois os resultados obtidos ficaram aquém dos valores previstos inicialmente.

     

    Qual é a categoria mais adequada para a minha viagem em Portugal?

    A Auto Europe oferece-lhe uma ampla seleção de veículos para alugar durante a sua viagem em Portugal. O tipo de carro mais adequado depende do seu orçamento, número de passageiros e rotas planeadas. Se está a pensar passar um fim de semana romântico na cidade do Porto ou de Lisboa com a sua cara-metade, talvez um veículo pequeno, como os da categoria mini ou económica, seja uma boa solução para si!

    Se está a viajar com mais dois ou três passageiros, pode considerar alugar um carro da categoria compacta, intermédia ou familiar, neste último caso pode desfrutar de mais espaço e conforto para todos os passageiros. Se está a pensar visitar algumas aldeias no interior no norte e centro do nosso país, talvez um SUV seja uma boa ideia. Assim terá todo o conforto para viajar pelas estradas nas montanhas. Para famílias numerosas ou grupos de amigos numa grande aventura, nada melhor do que alugar uma carrinha de passageiros de 7-9 lugares. Assim, poderão viajar e divertir-se todos juntos.

    Se ainda tem dúvidas de qual é a melhor categoria para alugar em Portugal, não se preocupe! Consulte a nossa secção com as categorias de carros de aluguer disponíveis com a Auto Europe e esclareça todas as suas questões. Assim, poderá tomar uma decisão informada, com base no seu orçamento, número de passageiros, características da categoria e planos de viagem.

     

    Qual é a moeda utilizada em Portugal?

    Portugal faz parte da Zona Euro, sendo atualmente esta a moeda corrente. Portugal tem uma das redes de multibanco mais avançadas da Europa e não é difícil encontrar caixas multibanco em cidades ou vilas. Grande parte dos estabelecimentos comerciais permite o pagamento por multibanco, mas muitos impõem um consumo mínimo que pode ir dos cinco aos vinte e cinco euros.

    Muitos restaurantes, particularmente em zonas turísticas, permitem também a utilização de cartões de crédito, sendo estes também aceites de um modo geral em grandes superfícies comerciais e em postos de abastecimento de combustível de norte a sul do país.

     

    Qual é o fuso horário em Portugal?

    O fuso horário em Portugal continental e na ilha da Madeira é GMT +0. Nos Açores, o fuso horário é GMT -1, pelo que pode contar com uma hora a menos no arquipélago açoriano. Como sucede na maior parte da Europa, Portugal entra na hora de verão no último domingo de março e novamente na hora de inverno no último domingo de outubro.

     

    Eletricidade – Preciso de um adaptador de tomadas em Portugal?

    A tensão elétrica em Portugal ronda os 220-240 Volts e as tomadas utilizadas são de tipo Europeu C. Caso adquira dispositivos elétricos no estrangeiro, poderá ser necessário um adaptador (ou até mesmo um transformador de corrente) para que os possa ligar em Portugal.


    Links úteis

    Vá para fora cá dentro - Escapadinhas em Portugal

    8 destinos a não perder em Portugal

    12 factos curiosos sobre Portugal

    Site oficial do Turismo de Portugal