Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    ALUGUER DE CARROS BARATO EM AVEIRO

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo
    Descubra as vantagens
    da Auto Europe
    • Compare diferentes empresas e encontre a melhor oferta
    • Cancelamento grátis até 48h antes do levantamento
    • Sem taxas de cartão de crédito
    • Disponível 7 dias por semana
    • 24,000 balcões de levantamento em todo o mundo

    Aluguer de carros em Aveiro – o centro de Portugal ao melhor preço

    Aveiro é uma cidade portuguesa de média dimensão situada na região centro litoral de Portugal, sendo a capital do distrito com o mesmo nome. Fica a apenas 75 kms a sul do Porto, sendo que a cidade de Coimbra fica ainda mais próxima, a escassos 64 kms para sudeste, e Lisboa, a capital do país, fica a 253 kms para sul, numa viagem de sensivelmente duas horas e meia. É um importante centro urbano (com cerca de 55.000 habitantes), portuário (o seu porto fornece a região centro e norte de Portugal e ainda a zona centro de Espanha), ferroviário (um ramal específico para o porto de Aveiro a partir da Linha do Norte permite o transporte de mercadorias por linha férrea), universitário (onde se encontra a Universidade de Aveiro, na Av.ª João Jacinto de Magalhães, e vários polos de outras instituições de ensino superior) e turístico.

    Conhecida como a Veneza portuguesa, pelos seus longos canais que cortam as ruas pelo meio da cidade, e pelos barcos moliceiros que deambulam pelos mesmos canais e pela ria com o mesmo nome (Ria de Aveiro), o seu maior atrativo está na ponte sobre o canal principal. A cidade é também conhecida pelo seu importante património histórico e cultural e pelo bairro histórico perto da Lota, com as suas casas sui generis em cores pastel, como as que encontra, por exemplo, na Rua João Mendonça Norte, merecendo, por isso, uma visita demorada. Pode aproveitar o seu aluguer de carros em Aveiro para visitar não apenas alguns dos pontos turísticos mais afamados mas também os melhores restaurantes da cidade. Aí deve aproveitar para degustar alguns pratos típicos da região à base de peixe fresco. Aliás, aqui não deve perder as abundantes iguarias de peixes e outros produtos de mar que só uma cidade costeira como Aveiro lhe pode oferecer. Se gosta de peixe, irá encontrar uma variedade muito grande de pratos de pescado, mariscos e bivalves em quase todos os restaurantes. E nada melhor do que finalizar a sua refeição com o doce mais típico da região, os ovos moles. Bom, mas neste caso, os ovos moles podem (e devem) ser degustados em qualquer altura do dia. Por isso, não se esqueça de ir até à zona mais comercial da cidade e provar este doce reconhecido já além fronteiras.

    Aproveite também para conhecer os destinos turísticos dos arredores. Aveiro é famosa pelas suas amplas praias de areia clara, muito características das regiões mais para norte do país. Alugar um carro em Aveiro é a maneira ideal para deslocar-se e perder-se nos encantos da chamada Costa Nova, onde encontra as famosas praias de Espinho, da Baía e da Barra. Se é amante da natureza, vai gostar de conhecer também a praia de São Jacinto, onde se encontra a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto e onde a paisagem protegida é dominante. À beira mar é ainda possível fazer uma visita às Salinas de Aveiro, onde ainda hoje se explora o sal que é comercializado um pouco por todo o país.

    Beneficie de todas as vantagens que oferecemos e aproveite as suas férias da melhor maneira e com total liberdade de deslocação. Trabalhamos com as mais conhecidas empresas de rent a car do mundo, bem como com as empresas nacionais mais afamadas, para lhe garantir sempre o acesso a amplas frotas de carros de aluguer, oferecendo ao mesmo tempo as promoções mais interessantes, os melhores preços e o melhor serviço.

    Um aluguer de carros barato em Portugal, seja em Aveiro ou noutra cidade portuguesa, é uma experiência de que irá gostar e que por isso recomendamos. Para levantar o seu rent a car em Aveiro, ou em qualquer outro balcão, será necessário apresentar o voucher emitido pela Auto Europe após o pagamento da reserva online, a sua carta de condução válida e um cartão de crédito em nome do condutor principal, pessoa que também deverá estar presente no ato do levantamento. É importante saber que pode adicionar um seguro mais completo e económico logo na reserva (por exemplo, o “Reembolso de Franquia com Super Cover”, um produto exclusivo da Auto Europe) mas, se preferir, pode adicionar um seguro de franquia reduzida, ou mesmo sem franquia, logo na reserva ou diretamente ao balcão (logicamente com outros custos). A escolha é sua. Pode ainda adicionar outros itens, como um GPS ou equipamento de segurança para crianças (que pode ser encomendado na reserva – e terá de ser confirmado – mas que também terá de ser pago diretamente ao balcão pois os itens extra não fazem normalmente parte da tarifa), ou adicionar um segundo condutor à reserva (também este custo terá de ser pago no local de levantamento da sua viatura).

    Visite o nosso website ou contacte-nos através do número +351 308 805 968 para qualquer ajuda de que necessite. E, já agora, para que possa ficar mais descansado com a sua excelente opção de reservar com a Auto Europe, de forma segura e sem complicações, consulte as Opiniões de clientes sobre o aluguer de carros em Aveiro e fique a saber porque milhões de clientes continuam a preferir-nos para reservar as suas viaturas de aluguer. Com a Auto Europe estará a poupar nas suas viagens, ao mesmo tempo que usufrui de um serviço de excelência e de funcionários dedicados para que o seu aluguer de carros ocorra sem imprevistos!

    Como é o trânsito em Aveiro?

    Circular com o seu aluguer de carros em Aveiro nem sempre é fácil, principalmente durante as horas de ponta da manhã e do final da tarde. Evite as principais avenidas da cidade pois o tráfego pode tornar-se intenso nestas zonas. Deve tentar circular de carro fora das horas de ponta ou deixar o carro no estacionamento do seu hotel ou nos parques de estacionamento e percorrer o centro da cidade a pé.

    Aveiro está bastante bem servida de autoestradas que o levam para qualquer ponto do país. O único senão é serem todas sujeitas a portagens. Quando quiser sair de Aveiro para visitar os arredores, saiba que as autoestradas A17, A24, A25, A29 e A32 são todas sujeitas a portagem e são tanto mais caras quanto a distância percorrida em qualquer uma delas. Pode optar pelo uso de estradas nacionais e municipais mas é normalmente por aí que o trânsito mais lento também ocorre à entrada e saída da cidade. Sendo esta uma cidade com muita indústria, o trânsito de veículos pesados é muito frequente e nem sempre é uma boa ideia não optar pela autoestrada.

    Não se esqueça de cumprir todas as regras de condução em Portugal e de pagar todas as portagens para evitar multas desnecessárias. A maioria das empresas de rent a car em Aveiro oferecem o serviço de Via Verde aos seus clientes, o que lhes permite maior conveniência no pagamento das portagens, já que não correm o risco de ficar com uma portagem por pagar e depois acabarem por ter de pagar uma multa mais tarde. Também é possível fazer o pagamento manual das portagens mas apenas nalgumas delas. As ex-SCUT não permitem o pagamento manual, sujeitando o cliente a ter de pagar uns escassos dias depois nas lojas CTT ou PayShop, o que, convenhamos, pode tornar-se bastante inconveniente para quem está de visita e não pretende perder tempo com burocracias. Por isso, recomendamos claramente a opção pelo sistema Via Verde.

    Onde posso estacionar o meu carro de aluguer em Aveiro?

    Estacionar o seu carro alugado em Aveiro é mais fácil ou mais difícil consoante o local da cidade em que se encontre. Por norma, o estacionamento é pago nos dias úteis, entre as 9:00h e as 20:00h, sendo que o espaço de estacionamento está dividido em quatro zonas de acordo com o local em que pretenda deixar o seu carro alugado. Além dos residentes, outros utentes podem usar as zonas A, B e PLD. Mas só os residentes podem usar a Zona AM.

    A Zona AM corresponde à zona histórica da cidade, onde os arruamentos são estreitos e o estacionamento é escasso e, por isso, reservada apenas a moradores. A Zona A pode ser usada por todos os utentes e residentes e é a zona mais central da cidade, que se subdivide em A1, A2, A3 e A4. Neste caso, o que se pretende é dar uma oportunidade de estacionamento ao máximo de visitantes e, por isso, em todas estas subzonas o estacionamento máximo permitido é de duas horas. A Zona B é igualmente oferecida a todos os utentes e residentes, estando subdividida em B1, B2, B3, B4, B5 e B6. Aqui também se pretende uma oferta rotativa, embora mais económica, permitindo também o estacionamento por um dia inteiro através de uma tarifa diária. Finalmente, a Zona PLD (Parques de Estacionamento de Longa Duração) permite o estacionamento indiferenciado, por períodos diários, sendo que aqui pode deixar o seu carro alugado estacionado por vários dias seguidos se assim o pretender. Em todos eles (exceto AM) pode usar um talão simples de máquina que deve ficar visível no seu tablier. Por favor, note que os talões das zonas B e PLD são diários e que se quiser deixar o carro estacionado no dia seguinte terá sempre de renovar o talão no dia seguinte.

    Aeroporto "de Aveiro" (Aeroporto do Porto)

    Aveiro não tem um aeroporto comercial próprio mas o Aeroporto do Porto encontra-se a apenas 87 kms, distância que pode ser quase totalmente percorrida por autoestrada e, por isso, demorando não mais do que uma hora a chegar. Há uma ligação do aeroporto para Aveiro por shuttle bus da Transdev (serviço “vermelho” dos transportes públicos integrados de Aveiro) se não quiser levantar o seu carro de aluguer logo no Aeroporto do Porto e preferir fazê-lo apenas em Aveiro.

    Aeroporto do Porto – Francisco Sá Carneiro (OPO)
    Website: www.aeroportoporto.pt/pt/opo/home
    Morada: Pedras Rubras, 4475-558 Porto, Portugal
    Telefone: +351 229 432 400

    O que fazer em Aveiro

    Ao alugar um carro em Aveiro, aproveite para descobrir a Ria de Aveiro e os canais que por ela passam. E não perca um passeio de moliceiro. De moliceiro pode visitar a Beira-Mar, o Paraíso, o Alboi e a Fonte Nova, que lhe permite contemplar a Art Nouveau, a arquitetura industrial, o património histórico e os diversos bairros da cidade. De seguida, visite o CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental. A pouca distância, visite demoradamente o Cais da Ribeira de Esgueira e os parques ribeirinhos da Pateira, em Requeixo e no Carregal. Depois de um longo passeio pelo centro histórico, pode partir à descoberta dos arredores de Aveiro no conforto do seu carro de aluguer sem longas filas de trânsito pela frente.

    Além de poder visitar a baixa da cidade, com os seus canais de águas da Ria, os bons restaurantes, provar a famosa doçaria tradicional e ainda fazer passeios de moliceiro, as zonas limítrofes da cidade oferecem-lhe as praias da Costa Nova, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto ou as Salinas de Aveiro. Mas a cidade em si mesma apresenta alguns pontos de interesse cultural que o vão ocupar na sua visita:

    • Sé Catedral de Aveiro: Monumento nacional desde 1996 dedicado ao culto mariano, também conhecida como Igreja de São Domingos, é a maior igreja da cidade e sede da Diocese de Aveiro. Foi fundada em 1423 como um convento dominicano, apenas consagrada já em 1464, tendo sofrido vários acrescentos entre os sécs. XVI e XVII que foram sendo sucessivamente ocupados por capelas em estilo barroco dedicadas à devoção dos fiéis. Em 1834 foi ocupada por militares aquando da guerra civil e acabou por sofrer um incêndio muito destrutivo uns anos depois. Feita a reconstrução, foi convertida nesse século à devoção a N.ª Srª da Glória, tornando-se a sede da Diocese de Aveiro em 1938. No seu interior podemos ver várias obras de arte com representações de Santa Isabel e de N.ª Srª do Rosário dos sécs. XVI e XVII e uma imagem gótica da Virgem com o Menino, feita de alabastro. O orgão barroco original, datado de 1754, já não funciona, estando ali apenas como ornamento, tendo sido substituído nos afazeres litúrgicos e concertos por um outro, construído na Hungria e colocado no transepto.

    • Museu de Aveiro: Este museu ocupa as chamadas salas ocupacionais do antigo Convento de Jesus (séc. XV), para onde se retirou a Infanta D.ª Joana, filha do rei D. Afonso V, que nele acabaria por falecer em 1490, sendo beatificada em 1673. Duas obras notáveis recordam-nos a sua presença: o sepulcro, uma obra magnífica do séc. XVIII com incrustações em mármore atribuída ao arquiteto Manuel Antunes; e o seu retrato, pintura atribuída à Escola de Nuno Gonçalves. A igreja conventual está revestida a painéis de azulejos com seis telas que relatam momentos da vida de Santa Joana Princesa. O museu foi criado em 1911 para albergar as obras de arte recolhidas de várias casas de comunidades pertencentes às ordens religiosas extintas em 1834. São dezenas de coleções de pintura, escultura, talha, azulejaria, ourivesaria, bordados, etc., e ainda exemplares de códices raríssimos dos séc. XV e XVI que tornam esta uma visita obrigatória.

    • Convento de Jesus: A fachada atual data do séc. XVIII mas há elementos cuja construção remontam ao séc. XV como, por exemplo, o claustro, que conserva uma colunata renascentista, algumas capelas manuelinas decoradas com azulejos, e a sala do capítulo. O interior da igreja merece particular atenção devido ao riquíssimo trabalho em talha dourada do séc. XVI na capela-mor. É aqui que se encontra também o sepulcro de Santa Joana Princesa anteriormente referido. Em 1711 foram aqui depositadas as cinzas da Santa por ordem do rei D. Pedro II, tendo sido oficialmente estabelecida, a partir desse ano, a festa litúrgica anual dedicada à santa padroeira de Aveiro, que inclui uma peregrinação e procissão a este convento.

    • Capela do Senhor das Barrocas: É um dos monumentos mais interessantes de Aveiro, uma pequena capela cuja primeira pedra foi aqui colocada em 1722, composta pela nave, de traçado octogonal, e a capela-mor, retangular. De notar, no exterior, os sumptuosos portais, num trabalho em pedra ornamental de grande aparato, e o interior, com magníficos arcos que sustentam a abóbada e acabam num ornamento floral de madeira entalhada. A decoração apresenta ainda os maravilhosos retábulos, também em talha magnificamente trabalhada, que ladeiam várias telas da autoria de Pedro Alexandrino, e ainda dois belos púlpitos.

    • Igreja da Misericórdia: O projeto inicial do séc. XVI é atribuído a Filipo Terzio embora a construção só tenha sido finalizada em 1653 pelo mestre Manuel Azenha. A fachada é revestida a azulejo do séc. XIX, onde sobressai um grandioso portal de inspiração clássica, com ornamentação de estilo barroco, quatro colunas coríntias, nichos com figuras esculpidas e remate com o escudo real, a Cruz de Cristo e uma esfera armilar. No interior sobressaem os azulejos com imagens do séc. XVI numa nave central larga e de grande altura. A capela-mor apresenta uma abóbada ladeada por painéis de pedra de Ança, abundante nesta zona do país. Atente-se também ao interessante retábulo que reproduz o desenho e decoração do portal da fachada da igreja.

    Excursões de um dia com o meu rent a car a partir de Aveiro

    São inúmeras as possibilidades que lhe permitirão usufruir de um dia bem passado em Aveiro ou nas imediações desta cidade. A boa rede de estradas e autoestradas que a servem, aliando-se a isso a grande vantagem de raramente haver tráfego intenso nesta zona de Portugal, facilitam não só o acesso rodoviário a todas as principais atrações que pode visitar, como também facilitam imenso a sua deslocação através de um carro alugado com a Auto Europe. Para além de uma óbvia visita a Coimbra, queira então ficar a saber algumas outras que recomendamos vivamente, de entre as várias dezenas de possibilidades que a zona centro oeste lhe pode proporcionar:

    Costa Nova

    O mais interessante na Costa Nova é a sua marginal, onde pode encontrar uma linha de cabanas de madeira pintadas às riscas verticais brancas e de cores garridas. Antigamente construídas pelos pescadores para servirem de armazém para as suas artes e equipamento diverso, foram desde há uns anos convertidas em casas de férias sui generis. Com um mar frequentemente agitado, fazendo as delícias dos surfistas, a praia da Costa Nova do Prado é a maior, estendendo-se para sul e ligando com a Praia da Vagueira. Por se tratar de uma passeio bastante longo, constitui um grande atrativo para quem gosta de caminhadas à beira mar. Para um ambiente natural e totalmente diferente, vá até ao estuário da Ria de Aveiro, onde encontrará águas calmas, ideais para a prática de vela e windsurf.

    Ovar

    Num pequeno passeio de carro de 30 minutos pela autoestrada A29 e IC1 (Itinerário Complementar 1), chegará facilmente a Ovar, uma outra cidade costeira próxima de Aveiro (26 kms). Tal como esta, Ovar é banhada a oeste pelo Oceano Atlântico, que lhe confere nada menos que 15 kms de costa constituída por praias agradáveis bem como um clima ameno e agradável. Na lista de locais a visitar nesta cidade encontram-se a Igreja Matriz de Ovar, as capelas dos Passos de Ovar (conjunto arquitetónico de sete capelas espalhadas pelo centro histórico da cidade), o museu de Ovar e a Casa-Museu de Arte Sacra da Ordem Franciscana Secular. São ainda famosos nesta cidade os núcleos museológicos das atividades tradicionais de Tanoaria e Ourivesaria, o núcleo museológico d’As Tricanas de Ovar (danças e cantares tradicionais e folclore) e o Museu Etnográfico de Válega. Se tiver tempo, visite ainda a Igreja Matriz de Válega (recentemente considerada uma das mais belas igrejas de Portugal) e o Cenário – Centro Náutico da Ria de Ovar, para um passeio agradável junto à natureza e conhecer, ao mesmo tempo, o património náutico ovarense (com a possibilidade de passeios de barco de recreio – requer marcação prévia).

    Cidade e Castelo de Santa Maria da Feira

    Noutro pequeno passeio de carro de 40 minutos, também pela autoestrada A29 e IC1, chegará a Santa Maria da Feira, uma cidade mais pequena, já pertencente ao distrito do Porto, mas nem por isso menos interessante para uma visita demorada. Desde tempos imemoriais tem sido local de encontro e de passagem de diversos povos uma vez que aqui se encontra o cruzamento das vias romanas que ligavam Lisboa a Braga e o Porto a Viseu e que continuaram a ser usadas até ao séc. XX. O povoamento deste território é muito antigo, como o comprovam vários vestígios de assentamentos urbanos (castros) e monumentos funerários (mamoas) vários milénios anteriores à presença romana. Desde logo, a grande atração de Santa Maria da Feira é o seu castelo, de índole medieval, onde se faz todos os anos talvez a maior feira medieval do país, com tendas, carroças e atividades da época, feirantes e atores vestidos também à época, espetáculos de falcoaria, torneios medievais, etc. Tal como em quase todas as cidades do norte de Portugal, também aqui a arquitetura religiosa tem uma expressão muito forte, com vários monumentos, entre os quais igrejas, conventos e cruzeiros, que nos remetem para estilos tão díspares como o românico (mais antigo) e o barroco (mais moderno), provas vivas da passagem do tempo e da importância desta cidade naquela região.

    Porto

    Famosa pelas suas ruas estreitas e elétricos antigos, o Porto é uma cidade de grandes igrejas barrocas e belos edifícios neoclássicos, construídos à custa de séculos de comércio ligado à venda e exportação de Vinho do Porto. Numa mistura entre o antigo e o novo, é a segunda maior cidade portuguesa, situada a norte de Aveiro, onde pode chegar em menos de uma hora com o seu aluguer de carros através da autoestrada A1 (pouco menos de 75 kms). É um lugar movimentado que energiza os visitantes com a sua história, arquitetura e esplêndida localização junto ao Atlântico. Aqui, os pontos de interesse são mais que muitos e, por isso, para uma excursão de apenas um dia recomendamos a Livraria Lello, a Torre dos Clérigos, a Igreja de São Francisco e a Sé Catedral. Se ainda lhe sobrar tempo, passe pelo Museu Soares dos Reis ou pela Fundação Serralves. Se não der para visitar tudo isto, então não perca um passeio pela Ribeira em direção ao mar. Com a sua impressionante localização junto à foz do rio Douro e o cenário histórico de longo alcance, verá que vale a pena conhecer o charme imensamente atmosférico desta cidade.

    Arouca e Passadiços do Paiva

    Em Arouca, a 52 kms de Aveiro, numa viagem de uma hora pela N224 (Estrada Nacional 224) pode visitar o Mosteiro de Arouca, cuja história remonta ao séc. X e que afirmará a sua importância a partir do séc. XIII, quando nele ingressa a Infanta D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I, e que aqui se encontra sepultada. Apesar da sua antiguidade, as grandes obras de renovação dos sécs. XVII e XVIII acabaram por definir o seu aspeto atual. Neste mosteiro reside também o Museu de Arouca, onde se encontra um dos melhores acervos de arte sacra de Portugal incluindo, pinturas, esculturas, mobiliário e pratas dos séc. XVI a XVIII, e um raro acervo de livros de música dos sécs. XIII a XIX, constituído por códices litúrgicos e musicais de altíssimo valor histórico. A não perder uma visita aos Passadiços do Paiva (rio Paiva), a apenas 14 kms de Arouca pela R326 (Estrada Regional 326), considerado um dos mais belos passeios pedestres de natureza da Europa. Como curiosidade, todo o território de Arouca pertence ao Geoparque de Arouca, membro da Rede Europeia de Geoparques e da Rede Mundial de Geoparques devido à sua excecional herança geológica e à criação de programas educacionais e projetos de promoção do Geoturismo e Ecoturismo.

    Transportes Públicos em Aveiro

    A rede de transportes públicos em Aveiro é integrada e comporta várias empresas, rodoviárias e ferroviárias:

    Aveiro Bus

    O Aveiro Bus é a principal rede intermodal de transportes públicos da cidade dividido em quatro cores. A verde, falamos do serviço de autocarros urbanos de grande e média capacidade, que servem 13 linhas, ligando todos os principais pontos da cidade entre si. A cor azul está dedicada ao transportge fluvial, ligando as duas margens da Ria de Aveiro por ferry. Neste ferry é possível viajar de carro mas tenha em atenção que não é permitido aos clientes das rent a car viajarem com os carros alugados dentro do ferry, a não ser com uma autorização prévia, e por escrito, a emitir pela rent a car - pergunte se é possível a um dos nossos agentes de reservas ao telefone (+351 308 805 968) com a antecedência recomendada de uma semana em relação ao levantamento do seu carro. A cor vermelha representa as ligações rodoviárias suburbanas entre Aveiro e os concelhos limítrofes, operadas pela Transdev, que tem também um serviço de shuttle de ligação com o aeroporto do Porto. Finalmente, a cor amarela é a que representa os transportes rodoviários de longo curso, seja para várias capitais de distrito de norte a sul do país, seja para o estrangeiro, tendo esta ligações diretas com a rede de autocarros urbanos e suburbanos. A oferta da Aveiro Bus é complementada com a Transdev (que assegura o transporte rodoviário da cor vermelha, shuttles Aveiro – aeroporto do Porto – Aveiro e ainda as ligações com os concelhos limítrofes) e várias companhias de transportes.

    Comboios

    Aveiro fica muito bem situada em termos de serviço ferroviário. Aqui passa a mais movimentada linha férrea de Portugal, a Linha do Norte, que oferece várias dezenas de serviços diários de e para o Porto, de e para Coimbra, quer em comboio expresso de velocidade alta (Alfa Pendular), expresso intercidades (Alfa), regional (com paragem em todas as estações e apeadeiros) e ainda serviços suburbanos.

    Táxi

    Há também a oferta de táxis, tal como em qualquer outra cidade portuguesa, e ainda o serviço cada vez mais generalizado da Uber.

    Links úteis

    Guia Turístico de Aveiro