Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    ALUGUER DE CARROS BARATO EM VISEU

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo
    Descubra as vantagens
    da Auto Europe
    • Compare diferentes empresas e encontre a melhor oferta
    • Cancelamento grátis até 48h antes do levantamento
    • Sem taxas de cartão de crédito
    • Disponível 7 dias por semana
    • 24,000 balcões de levantamento em todo o mundo

    Aluguer de carros em Viseu – o antigo e o moderno a preços únicos

    A cidade de Viseu está localizada na região centro de Portugal, situando-se entre as cidades de Coimbra (a aproximadamente 95 kms de distância, sensivelmente 1.15h de carro) e do Porto (uma viagem de 1.30h, durante 127 kms) não muito distante de outra cidade do interior, a Guarda, e do Parque Natural da Serra da Estrela. Trata-se de uma cidade sui generis, caracterizada por curiosos contrastes, que consegue equilibrar o antigo com o moderno, sem prejuízo das grandes extensões de áreas verdes, dentro e nos arredores, que garantem o seu alto nível de qualidade de vida em comparação com as outras capitais de distrito em Portugal. É a capital do distrito com o mesmo nome (distrito de Viseu), com uma população de aproximadamente 100.000 habitantes, É também o centro da comunidade intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões, com cerca de 268.000 habitantes. É um pólo económico regional com uma forte indústria vinícola e sede de um conglomerado internacional com negócios em várias áreas e em vários continentes. A cidade é também um importante centro cultural, onde se encontra o aclamado Museu Grão Vasco, é sede da Diocese de Viseu e tem pólos de várias universidades nacionais, incluindo a Universidade Católica Portuguesa

    Viseu é uma cidade de importância histórica fundamental para entender-se as origens de Portugal. Aqui estabelecerem-se vários povoados celtas e iberos logo nos primórdios da cultura castreja ibérica (4000 a.C), sendo o território que hoje conhecemos como Viseu povoado durante milénios por uma grande diversidade de culturas. Entre elas contam-se os romanos, depois os suevos e visigodos, e ainda os mouros durante os longos séculos que se seguiram. Denominada “Vissaîegobor” pelos celtas, seria renomeada “Vissaium” pelos romanos, na época dos quais o povoado de Viseu ganhou importância social, económica e política por se encontrar no cruzamento de uma série de estradas romanas que ligam Mérida, Lisboa e a Galiza. É durante a ocupação romana da Península Ibérica que se crê que Viriato, célebre comandante das forças “rebeldes” lusitanas que combatiam os romanos, tenha vivido algum tempo nas proximidades de Viseu, onde terá preparado a resistência ao invasor. Aliás, Viriato é celebrado hoje como um dos grandes heróis desta cidade sendo que não se descarta a possibilidade de aqui ter nascido. Depois, já durante a Idade Média, a cidade serviu frequentemente de residência a nobres visigóticos cristãos (entre eles o famoso rei Roderico), tendo sido por eles elevada à categoria de cidade e tornando-se sede da Diocese de Viseu pelo menos desde o séc. VI d.C. É também considerada um dos locais prováveis das origens de Afonso Henriques, que se tornaria o primeiro rei de Portugal já durante as guerras de Reconquista contra os mouros.

    Um aluguer de carros em Viseu é a melhor opção para quem prefere conhecer os locais que visita ao seu próprio ritmo. É uma cidade que vale a pena explorar, começando desde logo pela praça do Rossio no centro, com as suas imponentes tílias e tradicionais azulejos. Subindo em direção ao centro histórico chegamos à entrada da muralha medieval, onde passamos na Porta do Soar, conhecida também por Arco dos Melos. Não deixe de passar pelo Adro da Sé, uma das praças mais bonitas de Portugal, fazendo uma visita aos vários monumentos que lá encontra, incluindo uma passagem pelo claustro superior da Catedral e o Museu de Arte Sacra, que expõe peças do tesouro da Sé. Desfrute de momentos agradáveis de passeio pelo Centro Histórico, recuando aos tempos medievais visitando ainda a Rua das Tendas, onde a tradição comercial se mantém em cada detalhe.

    Ao alugar um carro em Viseu com a Auto Europe, isso permite-lhe o aproveitamento máximo das suas férias ou da sua escapadinha de fim de semana, aqui ou em qualquer outra cidade nas imediações. Há mais de 65 anos que a Auto Europe proporciona aos seus clientes as melhores ofertas e os preços mais acessíveis em mais de 24.000 destinos em 180 países por todo o mundo, incluindo em Portugal. Para além de alugueres de carros, oferecemos também o aluguer de auto-caravanas, para uma experiência de viagem totalmente diferente. Tem ainda a opção de aluguer de carros de luxo, um serviço de verdadeira exclusividade. As parcerias que fizémos ao longo de décadas com as companhias de rent a car mais conhecidas, como a Europcar, a Hertz, a Avis, a Sixt, a Alamo, entre outras, torna-nos capazes de lhe oferecer as melhores cotações do mercado numa grande variedade de carros, com levantamento, por exemplo, no Aeroporto do Porto ou, se preferir, em locais de conveniência no centro da cidade de Viseu. Contacte-nos hoje mesmo pelo número +351 (21) 12 485 73 para saber como é rentável e eficiente usar um aluguer de carros nesta zona do país e, assim, poder conhecer toda a zona ao seu próprio ritmo. Leia as mais recentes Opiniões de clientes sobre o aluguer de carros em Viseu para saber o que os clientes anteriores têm achado dos nossos serviços de aluguer.

    Como é o trânsito em Viseu?

    Sendo Viseu uma cidade de média dimensão, situada no interior de Portugal, ela não sofre da maioria dos problemas de tráfego automóvel das grandes cidades portugueses, como Lisboa ou Porto, ou de outro país europeu. Claro que será sempre sensato evitar as horas de ponta nas principais avenidas da cidade de forma a evitar constrangimentos desnecessários que, de qualquer forma, nunca serão grandes. Sendo bastante bem servida por autoestrada (A25), itinerários principais (IP3 e IP5) e estradas nacionais (N2, N16, N229, etc.), de Viseu pode visitar inúmeros locais nos arredores sem o perigo de apanhar muito trânsito desde que, como dissemos, evite as horas de ponta. Note que, durante a semana, é normal que haja um pouco mais de trânsito de veículos pesados de mercadorias pelo que aconselhamos a que esteja atento a esta situação e facilite a vida a estes veículos que andam um pouco mais lentamente que os carros de turismo alugados pela Auto Europe.

    Onde posso estacionar o meu carro de aluguer em Viseu?

    Com um rent a car em Viseu é conveniente que tenha noção das restrições de parqueamento dentro da cidade. Não se esqueça que, mesmo estando a usar um carro alugado em Viseu, se ao carro for aplicada uma coima por estacionamento abusivo, o valor dessa coima, acrescido dos custos processuais, ser-lhe-ão debitados no cartão de crédito apresentado ao balcão para o levantamento da viatura. Não deixe de visitar a nossa página Como conduzir em Portugal para mais informações acerca das regras de trânsito a que deve ter em atenção em Portugal.

    Existem três parques de estacionamento principais que são explorados pela SABA (Santa Cristina, no Largo Santa Cristina, Mercado 21 de Agosto, na rua 21 de Agosto, e Hospital Velho, na Rua Nova do Hospital), estão todos abertos 24h por dia e são pagos à hora, com preços diferentes entre si mas, ainda assim, bastante acessíveis. Certas zonas, como o centro histórico, estão reservadas ao estacionamento de residentes. Se vai visitar o centro histórico de Viseu deve optar pelo parque de estacionamento, ou estacionamento de rua, numa das zonas periféricas próximas. Neste caso em concreto, opte pelo parque Saba da Rua Nova do Hospital, aquele que fica mais próximo dos principais monumentos de Viseu.

    Há também o parque de estacionamento da Rua Padre Costa, também aberto 24h por dia. Há ainda vários outros parques públicos (gratuitos) ou privados (pagos) espalhados por vários locais da cidade.

    Aeroporto “de Viseu” (Aeroporto do Porto)

    Viseu não tem um aeroporto comercial próprio sendo o Aeroporto do Porto aquele que se encontra mais próximo, a aproximadamente 137 kms, distância que pode ser quase totalmente percorrida por autoestrada (pela A25, até Albergaria-a-Velha e, depois, pela A29, até ao Porto) durante cerca de 1.30h.

    Aeroporto do Porto – Francisco Sá Carneiro (OPO)
    Website: www.aeroportoporto.pt
    Morada: Pedras Rubras, 4475-558 Porto, Portugal
    Telefone: +351 229 432 400

    O que fazer em Viseu

    Aproveite bem o seu tempo com um aluguer de carros em Viseu. Poucas cidades têm uma tão grande concentração de pontos de interesse em distâncias tão curtas como esta. A sua riqueza histórica e cultural é de tal ordem que qualquer pessoa interessada nestes temas ficará abismada com a grande diversidade que lhe é aqui ofertada. Aqui ficam alguns (muito poucos) exemplos a não perder:

    • Centro Histórico: O centro histórico de Viseu gira à volta da sua catedral e de toda a envolvente mais próxima dentro das muralhas da cidade (construídas no séc. XV). São características as suas casas caiadas de branco, algumas bastante velhas, bem como as vielas sinuosas assentadas em lajes de granito arredondado. Uma visita às ruas mais emblemáticas, como a Rua Direita, a Rua Escura ou a Rua Augusto Hilário é obrigatória pela sua ambiência sui generis. Suba esta última em direção à Praça de D. Duarte onde encontrará uma estátua dedicada a este monarca que reinou no séc. XV, nascido em Viseu em 1391 e o primeiro da Ínclita Geração.

    • Catedral de Viseu: Situada no coração do centro histórico encontra-se a catedral da cidade. Este edifício esplendoroso comecou a ser construído no séc. XII, ainda durante o reinado de D. Afonso Henriques. A partir do largo fronteiro, em cujo centro se encontra o cruzeiro, podemos apreciar a fachada, de estilo barroco, do séc. XVII, ladeada por ambas as torres sineiras. A parte virada a sul ainda exibe a arquitectura original, medieval e austera, enquanto a parte norte, mais moderna e barroca, teve de ser reconstruída após uma forte intempérie ter feito desmoronar aquela parte da catedral. A fusão de estilos díspares no tempo é visível no seu interior, onde ao mesmo tempo que se exibe uma imagem esculpida de Maria no séc. XIV, igualmente podemos ver um retábulo barroco em talha dourada do séc. XVIII.

    • Igreja da Misericórdia: Outro marco importante da cidade de Viseu, situado no Adro da Sé, é a Igreja da Misericórdia, construída no séc. XVIII, no mesmo largo fronteiro da Catedral. Combinando vários estilos, desde o barroco ao rococó e neoclássico, se não fosse a cruz no topo da fachada, constituída por pilastras, frontões, concheados e balaustradas de farta ostentação, facilmente poderíamos confundir este edifício com um palácio. Para além destas evidências de riqueza, o interior não lhe fica atrás, onde encontra três retábulos neoclássicos pintados de branco e dourado, centrados numa imagem (escultura) de Nossa Senhora da Piedade.

    • Museu Grão Vasco: Tendo recebido o nome de um dos mais ilustres pintores do renascimento português, nascido e criado em Viseu, o museu de Grão Vasco reúne uma coleção valiosa de pinturas, esculturas e artes aplicadas de entre os sécs. XIII e XX – incluindo pinturas portuguesas dos séculos XIX a XX, esculturas dos séc. XIII a XVI bem como diversas tapeçarias e outras pinturas que antigamente decoravam a catedral. No seu interior, encontramos um seminário impressionante perto da nave da catedral. Algumas das obras aqui em exposição são muito raras, incluindo uma muito famosa composta no séc. XVI por ambos Grão Vasco e o seu rival Gaspar Vaz. Ambos influenciados por pintores como Francisco Henrique, da Escola Flamenga, que visitou Portugal naquele tempo para leccionar nas antigas oficinas (hoje conhecidas por "workshops") em que se passava o saber aos aprendizes.

    • Palácio do Gelo: Se o dia estiver chuvoso ou não puder passear, uma boa ideia para passar algum tempo a fazer compras e outras atividades de lazer é uma visita ao Palácio do Gelo, uma unidade comercial situada a sul do centro da cidade construída em 1996 e entretanto modernizada. Com mais de 160 lojas, encontra aqui todas as marcas da moda e também alguns artigos mais tradicionais da região. No entanto, se está com a sua família, o principal atrativo deste espaço são mesmo as instalações de lazer, desde logo a popular pista de Bowling, a galeria de diversões e, a rainha do espaço: a pista de patinagem no gelo, com 600 metros quadrados. Há ainda outros mimos mais virados para adultos, como o SPA, onde se podem encontrar os banhos turcos, o jacuzzi e tratamentos diversos de saúde e bem-estar.

    • Museu do Quartzo: A norte da cidade, perto da pedreira de quartzo do Monte de Santa Luzia, encontramos o único museu do mundo dedicado a este minério especial. Foi concebido pelo geólogo português, Professor Galopim de Carvalho, tendo sido inaugurado em 2012, no local onde antigamente se encontrava uma linha de produção de elétricos. A zona envolvente é de uma beleza deslumbrante, com uma vista soberba sobre Viseu. E os amantes de minerais, estudantes de ciências naturais ou apenas curiosos têm aqui uma oportunidade única para se maravilharem com as peculiares formações de cristal que aqui se encontram em exposição, aprendendo ao mesmo tempo as muitas aplicações que o quartzo tem hoje a nível comercial.

    • Cava de Viriato: Apesar do nome, em princípio nada ter a ver com o general lusitano da époda romana. Ao norte da cidade encontra-se um local que muito tem intrigado os historiadores desde há séculos. Trata-se da Cava de Viriato, um octogono colossal de 38 hectares que se crê ter sido destinado a contruir uma grande fortaleza, a qual nunca chegou a ser construída. Há várias teorias em aberto mas as mais comummente aceites são as de que seria uma construção dos mouros ou dos cristãos durante a guerra da Reconquista no séc. XII. Foi declarado monumento nacional em 1910 e as suas encostas reforçadas com paredes em 2001 para combater a erosão. Do lado sul existe um passadiço por onde os visitantes devem seguir a fim de os ajudar a visualizar o perímetro enorme e a grande ambição de tal projeto.

    Excursões de um dia com o meu rent a car a partir de Viseu

    Viseu fica no coração de uma região cultural, histórica e paisagística muito rica, cheia de serras verdejantes encimadas por castelos antigos, florestas centenárias e matas quase inalteradas desde o fundação da nacionalidade portuguesa. Aproveite a estadia em Viseu para se aventurar por terras habitadas por vários povos há mais de 6000 anos e que aqui deixaram a sua marca gravada nas pedras. Visite também as nossas dicas para uma Road trip na região do Dão, com várias opções que, com certeza, lhe irão agradar.

    Penedono

    A 68 kms para nordeste de Viseu, numa viagem de cerca de uma hora pelo IP5 e pela N229, passando por Aguiar da Beira e por Sernancelhe, visite a vila de Penedono. Poucos lugares no mundo conservam o seu caráter medieval, militar e austero como esta localidade, já muito próxima dos socalcos vinhateiros da Região Demarcada do Douro. Penedono, a quase mil metros de altitude, conserva o seu castelo erguido no séc. XI, exemplar único de arquitetura militar pela sua forma triangular e famoso por ser o berço de Álvaro Gonçalves Coutinho (um dos “Doze de Inglaterra”), imortalizado n’Os Lusíadas de Camões pelo seu espírito combativo e ousadia. O elegante pelourinho em gaiola, as suas ruas seculares ladeadas de igrejas e capelas ricas em arte sacra, o magestoso Solar dos Freixos recentemente recuperado e ainda o edifício dos Paços do Concelho criam uma atmosfera singular, que parece saída de uma destas novas séries de cavaleiros e dragões e que irá conseguir despertar o interesse até dos mais distraídos.

    Fraga da Pena

    A cerca de 85 kms a sul de Viseu, numa viagem de pouco menos de 1.30h pelo IP3 e pelo IC6, encontrará a Serra do Açor, área de paisagem protegida, e a Mata da Margança, que esconde um dos tesouros naturais de Portugal continental: a Fraga da Pena. Trata-se de um autêntico cenário idílico, local privilegiado de encontro com a natureza, onde a água passa por entre a vegetação densa e culmina numa belíssima cascata com mais de 20m de altura. Esta maravilha natural é também ela protegida, estando praticamente intocada, imperando uma impressionante serenidade que apenas o som da água e o chilrear dos pássaros interrompe. A mata onde a Fraga da Pena se insere incluí exemplares antigos de espécies de plantas de elevado interesse botânico que prosperam nas margens deste recanto paradisíaco, tais como o carvalho-alvarinho, o castanheiro, o medronheiro, o trovisco e ainda adernos diversos.

    Caramulo

    A Serra do Caramulo fica a 35 kms de Viseu, através da autoestrada A25, N228 e M627/M623. Na localidade do Caramulo valem bem a pena uma visita ao Museu do Caramulo, onde pode ver uma coleção muito interessante de automóveis antigos. Trata-se de um dos mais curiosos museus do automóvel em Portugal pois, entre muitos outros modelos raros, encontram-se o Mercedes original oferecido a Salazar por Hitler nos anos 30 do séc. XX (que, diz-se, nunca chegou a ser usado pelo ditador português), ou a coleção completa dos carros desportivos portugueses da marca Alba dos anos 50. Vale também a pena uma visita a pé pelos antigos hotéis termais onde os hóspedes aproveitavam as águas medicinais e o clima frio e seco para tratarem doenças respiratórias. Embora a maioria desses hotéis tenha sido abandonada nos anos 70 e 80, o recente aumento exponencial de procura turística em Portugal está a fazer com que alguns grupos hoteleiros se mostrem interessados em recuperar muitos deles, tornando-os hotéis de charme e aproveitando a evidente polivalência de uso das suas águas termais.

    Buçaco

    A Serra do Buçaco fica situada a 63 kms a sudoeste de Viseu, numa viagem que passa também por Tondela e Santa Comba Dão pelo IP3. O seu ponto mais alto é a Cruz Alta, a 549m de altitude, e encontra-se coberta pela frondosa Mata do Buçaco, constituída por uma magnífica floresta que, embora pequena em extensão comparada com outras por essa Europa fora, é considerada uma das mais belas de entre todas. Inclui espécies exóticas das mais diversas origens (cerca de 300) juntamente com as espécies autóctones (cerca de 400), numa harmonia pouco comum. Tem seis trilhos para passeios pedestres e é lar do famoso cedro do Buçaco, originário do México e já com mais de 350 anos de idade. Mais ou menos no centro da floresta encontra-se um hotel de cinco estrelas muito famoso, que ocupa um palácio construído ao estilo neo manuelino. Muito próximo ergue-se um antigo mosteiro de Carmelitas Descalços, responsáveis pela construção dos muros que envolvem esta floresta e pelas primeiras árvores exóticas aqui plantadas. Foi fundado em 1628 e ainda hoje é possível observar a capela, o claustro e algumas das celas que ocupavam. Nas encostas desta serra travou-se, em 1810, uma das batalhas mais importantes da guerra entre Portugal e França, que confrontou as tropas anglo-lusas comandadas pelo duque de Wellington e as tropas napoleónicas comandadas pelo general Massena, e que culminaria na expulsão definitiva dos franceses do território português, (depois de outras duas invasões fracassadas nos anos anteriores).

    Vale do Douro

    A partir de Viseu, não perca uma visita demorada, talvez até de vários dias, ao magestoso Vale do Douro, situado a norte, até às pequenas cidades de Peso da Régua (a cerca de 70kms pela N2, numa viagem de 50m de carro), a Resende (a aproximadamente 65kms, uma hora de automóvel também pela N2) e ao Pinhão (a apenas 92kms, numa viagem de 1.15h pela N2 e N212). Qualquer português que se preze consegue associar imediatamente as localidades de Resende, Peso da Régua e Pinhão ao Vinho do Porto, aos socalcos do Vale do Douro e aos famosos cruzeiros no Rio Douro. É nos socalcos deste maravilhoso vale, cujo rio banha cada uma destas pequenas cidades, que este vinho mundialmente famoso é produzido desde há séculos e transportado para a cidade do Porto, de onde parte depois para todos os países do mundo onde se encontram os aficionados deste precioso néctar. A Régua recebe milhares de turistas todos os anos, sobretudo aqueles que têm a intenção de realizar um cruzeiro memorável e visitar algumas das muitas quintas afamadas que produzem o Vinho do Porto. Se ficar apaixonado, como a grande maioria dos visitantes fica, não será de admirar que queira ponderar passar a noite num alojamento local, ou mesmo dentro de um dos barcos de cruzeiro, e continuar a explorar a região no dia seguinte.

    Arouca e Passadiços do Paiva

    Arouca, situada a 62 kms a noroeste de Viseu – pouco mais de uma hora de viagem no seu carro alugado pela N16 e N227 – de passagem por S. Pedro do Sul, apresenta-lhe vários pontos de interesse. Pode visitar o Mosteiro de Arouca, cuja construção se inicia séc. X e que afirmará a sua importância na zona a partir do séc. XIII, quando recebe por noviça a Infanta D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I, que aqui se encontra sepultada. Apesar de muito antigo, o mosteiro, foi restaurado nos sécs. XVII e XVIII o que acabou por lhe dar o seu aspeto atual. Neste mosteiro está contido o Museu de Arouca, onde se encontra em exposição um belo acervo de arte sacra, incluindo, pinturas, esculturas, mobiliário e pratas dos séc. XVI a XVIII, e um outro acervo, muito raro, de livros de música dos sécs. XIII a XIX, onde se incluem códices litúrgicos e musicais. Não perca também uma visita aos Passadiços do Paiva (rio Paiva), que distam apenas 14 kms de Arouca pela R326. O passeio pedestre que o lugar proporciona é hoje considerado um dos mais belos passeios de natureza da Europa. Todo o território de Arouca pertence ao Geoparque de Arouca, membro da Rede Europeia de Geoparques e da Rede Mundial de Geoparques devido à sua excecional herança geológica e à criação de programas educacionais e projetos de promoção do Geoturismo e Ecoturismo.

    Transportes públicos em Viseu

    Vá por nós quando afirmamos que alugar um carro em Viseu com a Auto Europe será a sua melhor opção em todas as suas necessidades de deslocação. No entanto, se ainda assim preferir os transportes públicos nalguma parte da sua jornada, saiba que a MUV (Mobilidade Urbana de Viseu) é o nome da rede integrada de transportes públicos da cidade. É constituída por serviços de autocarro (MUV Bus), de bicicleta (MUV Bike) e de parques de estacionamento. Dispõe ainda de serviços de mobilidade para quem vive nas aldeias mais afastadas e de baixa densidade do concelho (Telebus). E ainda oferece serviços de informação online diversos, que podem ser úteis para quem usa um aluguer de carros em Viseu, tais como os postos de abastecimento mais próximos e os pontos de interesse para visitar dentro da cidade.

    Links úteis

    Turismo de Viseu – Centro de Portugal