Auto Europe

  • PORTUGAL
  • Contacte os nossos agentes de reservas

    ALUGUER DE CARROS BARATO NAS LAJES

    Aluguer de carros em todo o mundo
    Alamo Rental Car
    Avis Car Rental
    Budget Rental Car
    Dollar Car Rental
    Europcar
    Hertz
    National Car Rental
    Sixt Rent a Car
    Aluguer de carros em todo o mundo
    Descubra as vantagens
    da Auto Europe
    • Compare diferentes empresas e encontre a melhor oferta
    • Cancelamento grátis até 48h antes do levantamento
    • Sem taxas de cartão de crédito
    • Disponível 7 dias por semana
    • 24,000 balcões de levantamento em todo o mundo

    Aluguer de carros nas Lajes ao melhor preço – esplendorosa Terceira

    A povoação denominada Lajes é a sede de uma pequena freguesia portuguesa situada na ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores. Faz parte do município da Praia da Vitória, com sede na também ela pequena cidade de Vila Praia da Vitória. Tem apenas pouco mais de 11 km² de área total e não mais de 3750 habitantes segundo o Census de 2011. Um aluguer de carros nas Lajes será a opção perfeita para uma visita à Ilha Terceira pois trata-se do local ideal de onde poderá iniciar o seu périplo para uma estadia bem passada no coração de uma das ilhas mais bonitas dos Açores.

    Foi fundada em 1564, segundo o que é possível depreender dos seus registos paroquiais e também de Alfredo da Silva Sampaio, médico e naturalista terceirense que escreveu “Memória Sobre a Ilha Terceira”, uma monografia dedicada à ilha e em que refere também esta data como a da fundação da localidade. Foi elevada a vila apenas em 2002.

    Uma parte substancial dos seus habitantes centra ainda hoje as suas atividades profissionais à volta da Base Aérea das Lajes (BA4 – Base Aérea n.º 4) e do Aeroporto Internacional das Lajes, conhecido também por Aeroporto da Terceira, que tem uma das maiores pistas de aviação de Portugal, podendo receber aviões de grande porte graças à sua pista principal, com aproximadamente 4000 metros de extensão. Até há alguns anos funcionava aqui em permanência um destacamento da Força Aérea dos EUA, constituído por algumas centenas de militares, incluindo pilotos-aviadores e pessoal de controlo aéreo, mas sobretudo pessoal de apoio às atividades aeronáuticas. A saída deste destacamento americano da base das Lajes constituiu um rombo importante na atividade económica da ilha. Sobretudo dos locais que lá trabalhavam diretamente (e das suas famílias) mas também daqueles cujas atividades fora da base eram, no fundo, dirigidas aos militares e ao funcionamento em geral da base. Apesar de algumas ajudas à desvinculação negociadas entre a Força Aérea dos EUA e o Governo Regional dos Açores (com a ajuda do governo da República), a maioria das pessoas acabou por ser forçada a procurar outras atividades, situação apesar de tudo facilitada pelas ajudas financeiras às regiões ultraperiféricas da União Europeia, como é o caso dos Açores.

    Alugar um carro nas Lajes permite-lhe o aproveitamento máximo das suas férias nos Açores. Há mais de 65 anos no mercado de aluguer de carros, a Auto Europe proporciona aos seus clientes as melhores e mais económicas ofertas em mais de 24.000 balcões em 180 países por todo o mundo, incluindo nos Açores. Em parceria com algumas das mais reconhecidas empresas de rent a car do mundo, mas também com parcerias muito profícuas com as empresas de rent a car locais, a Auto Europe está em condições de lhe oferecer as melhores cotações do mercado numa grande variedade de automóveis de aluguer em locais de conveniência. Contacte hoje mesmo um dos nossos agentes de reservas pelo telefone +351 (21) 12 485 73 para saber como é rentável e eficiente usar um aluguer de carros. Leia também as mais recentes Opiniões de clientes sobre o aluguer de carros na Terceira para saber o que os clientes anteriores têm achado do nosso serviço de aluguer nesta ilha.

    Como é o trânsito nas Lajes?

    Conduzir nos Açores é, normalmente, uma ótima experiência, muito provavelmente diferente daquela a que está habituado no seu quotidiano. Quer nas Lajes, quer pelo resto da ilha Terceira, e de uma maneira geral, o trânsito é muito calmo e raramente encontrará filas (praticamente confinadas às horas de ponta à entrada e saída de Angra do Heroísmo, mas, mesmo assim, curtas). Nas estradas da ilha não impera o caos, o ruído ou a impaciência, comuns nas grandes metrópoles. E ainda usufrui do bónus de estar rodeado de paisagens naturais absolutamente incríveis.

    Os terceirenses são pessoas naturalmente calmas e se há coisa que não encontrará por aqui é pressa no trânsito. Não raras vezes, as vias das estradas da ilha dão lugar às ovelhas ao invés de carros. E nem pense em ultrapassá-las pois essa será uma missão impossível. Quando der por si, estará totalmente rodeado por elas e, nesse caso, mais vale desligar o motor do seu rent a car nas Lajes e apreciar o momento. A nossa sugestão é simples: recoste-se confortavelmente no seu banco e observe o quadro excecional e único que o envolve. E espere um pouco, afinal verá que até nem demora muito. Aproveite para conhecer as normas de condução em Portugal, que são as mesmas que encontra aqui nos Açores.

    Onde posso estacionar o meu carro de aluguer nas Lajes?

    Estacionar o seu carro alugado nas Lajes ou nas suas imediações não será tarefa árdua. Existe muita oferta de parques de estacionamento, pagos e gratuitos, distribuídos por toda a ilha Terceira, particularmente em cidades como Angra do Heroísmo ou Vila Praia da Vitória, mas também nas Lajes. Já encontrar estacionamento na rua vai depender da época do ano em que esteja a fazer a sua visita. Em alturas de festa poderá dar-se o azar de ter de deixar o seu carro um pouco mais longe do seu alojamento ou do local que pretende visitar. A palavra “longe” neste contexto é sempre muito relativa pois, como já percebeu, a densidade populacional local é baixa. Praticamente todas as cidades são de pequena dimensão e, sendo assim, também as Lajes são uma localidade relativamente pequena e de baixa densidade populacional. Por isso, verá que, na maior parte das vezes, terá um lugar de estacionamento à sua espera, próximo do local que tenciona visitar.

    Aeroporto das Lajes (Terceira)

    Localizado na freguesia da Vila das Lajes, o Aeroporto Internacional das Lajes, também conhecido por Aeroporto da Terceira ou Aerogare das Lajes, partilha ambas a pista e as estruturas de controlo e apoio com a Base Aérea das Lajes, pertencente à Força Aérea Portuguesa (FAP). É o aeroporto com a pista mais longa entre todos os aeroportos do arquipélago do Açores, com uma extensão de cerca de quatro quilómetros. Embora este aeroporto nunca tenha sido sujeito a stress de movimento diário propriamente dito, como no caso de aeroportos de grande fluxo do continente (estudando a sua capacidade para receber mais), tem capacidade folgada para cerca de 750.000 passageiros ao ano. O Aeroporto Internacional das Lajes é um dos dois únicos aeroportos portugueses que dispõem de infraestruturas com capacidade para receber o famoso Airbus A380, o maior avião comercial do mundo da atualidade, em conjunto com o Aeroporto Internacional de Beja. É servido pelas companhias aéreas SATA Air Açores, TAP Air Portugal e Ryanair, garantindo-se desta forma as ligações entre as restantes ilhas do arquipélago, com Portugal Continental e com destinos internacionais, como o Canadá e os Estados Unidos da América, onde se encontra grande parte da diáspora açoreana que mantém estreitos laços familiares e económicos com os Açores.

    Aeroporto Internacional das Lajes (TER)
    Telefone:+351 295 545 454
    Morada:Pedreiras, 9760-251 Lajes, Praia da Vitória
    Website: www.aerogarelajes.azores.gov.pt

    O que fazer nas Lajes

    A vila das Lajes tem coisas interessantes a oferecer aos seus visitantes. Além de alguns bons restaurantes e cafés, espalhados um pouco por toda a localidade, e da normal agitação durante as épocas festivas, existem algumas opções interessantes para quem, sendo forasteiro, visita a cidade pela primeira vez. Aqui ficam algumas recomendações:

    • Igreja de São Miguel Arcanjo: É talvez o monumento principal das Lajes. Terá sido construída no mesmo ano da fundação da localidade, em 1564, e durante a sua vida até aos dias de hoje foi demolida e reconstruída por diversas vezes devido à ocorrência de violentos sismos que a tornavam demasiado perigosa para acolher os fiéis. Devotos, voltaram sempre a reconstruí-la, até à última ocorrência, em 1980, em que, depois de reparada, adquiriu o aspeto que tem hoje, ao estilo típico açoriano.

    • Ilhéu do Norte: O Ilhéu do Norte é uma pequena maravilha do património natural dos Açores, situado ao largo das Lajes e do próprio aeroporto. Constituído em rocha basáltica, é o que resta do cone de um antigo vulcão submarino sujeito à erosão constante do mar. Apesar de pequeno e de não ter particular interesse à tona de água, o caso muda totalmente de figura debaixo das suas águas, onde se encontra uma profusão de espécies marinhas num ambiente perfeito para o mergulho.

    • Clube de Golfe da Ilha Terceira: Estabelecido em 1954, é o local ideal para a prática do seu swing. Se é um amante deste desporto, vai encontrar aqui muitos momentos de diversão. Situado a menos de sete quilómetros do centro das Lajes e aberto a sócios e não-sócios, para sua comodidade todo o equipamento necessário está acessível através de aluguer. Fica situado numa área interior da ilha, entre os municípios das Lajes e da Praia da Vitória, no meio da natureza esplendorosa da ilha.

    • Ilhéu dos Fradinhos: O Ilhéu dos Fradinhos é constituído por quatro formações rochosas que derivam do cone de um vulcão submarino, que aparecem por cima das águas ao largo da localidade de Porto Judeu, no sudeste da ilha, mais precisamente a quatro quilómetros de distância da costa da Terceira, e que se consegue ver perfeitamente do Miradouro da Cruz do Canário, para lá dos Ilhéus das Cabras (mais próximos). Tal como o Ilhéu no Norte, é de pequenas dimensões à superfície – trata-se das partes basálticas ainda visíveis do cone de um vulcão que, entretanto, sofreu a erosão do mar – mas constitui um autêntico viveiro de vida marinha nas suas profundezas (com mais de 100 espécies identificadas), incluindo mariscos e peixes de grande porte, como os meros. A limpidez das suas águas permite excelentes momentos para a prática de mergulho embora não seja aconselhável fazê-lo sem supervisão devido às correntes e aos declives frequentes.

    Excursões de um dia com o meu rent a car a partir das Lajes

    Para tirar o máximo partido da sua visita a esta vila e a toda a ilha Terceira, o aluguer de carros nas Lajes surge como a sua melhor e mais viável opção. De automóvel será muito fácil alcançar os locais mais emblemáticos, bem como também os mais recônditos, e uma vez que o trânsito não constitui um problema, não terá qualquer dificuldade em passear pela ilha ao seu próprio ritmo. Assim, aqui ficam algumas sugestões de locais que não deve perder na sua visita.

    Monte Brasil

    O Monte Brasil, situado na freguesia da Sé, em Angra do Heroísmo, tem a classificação de Reserva Florestal de Recreio. Oferece vistas deslumbrantes sobre o mar e sobre Angra de Heroísmo. Gerado por um vulcão extinto que teve a sua origem no mar, é à entrada do Monte Brasil que se encontra uma das maiores fortalezas portuguesas, o Castelo de S. João Batista. Mandado construir nos finais do século XVI pelo rei D. Filipe II de Espanha, na altura também rei de Portugal com o título de Fernando I, o castelo teve várias funções desde a sua fundação, uma das últimas como prisão política durante o período do Estado Novo (1933-1974), para desterrar os opositores ao regime ditatorial instaurado por António de Oliveira Salazar. Este é um dos ex-líbris da ilha e, seja pela paisagem envolvente, seja pela história, não deve deixar de ser visitado.

    Piscinas Naturais de Biscoitos

    As Piscinas de Biscoitos são constituídas por rochas com origem em erupções vulcânicas, entretanto erodidas pelo mar e constantemente banhadas pelas águas límpidas do Atlântico. Estas terão sido as primeiras piscinas naturais da ilha a ser adaptadas para poderem receber banhistas em segurança, tornando-se num excelente local de lazer. Ficam situadas na costa nordeste da ilha, na freguesia de Biscoitos. O contraste da cor escura do basalto com o azul do oceano empresta a este local um charme difícil de igualar. Aproveite para relaxar e dar um mergulho, não se arrependerá. E depois de desfrutar também das belas vistas que aqui encontra, não perca a oportunidade de conhecer o resto da freguesia, particularmente em relação à sua gastronomia e ao famoso vinho verdelho dos Açores – e quem sabe não quererá fazer uma visita ao pequeno museu que aqui encontra dedicado às tradições vinícolas locais?

    Algar do Carvão

    Para muitos, este é o lugar mais espetacular da Terceira. O Algar do Carvão é uma grande chaminé vulcânica muito bem preservada, que termina, lá em baixo, numa pequena, mas lindíssima, lagoa de águas cristalinas azul-celeste (depende da luz disponível no momento), alimentada pela água das chuvas, ali a cerca de 100 metros de profundidade. Com várias estalagmites e estalactites em destaque, esta caldeira é a maior em todo o arquipélago dos Açores e forma uma cavidade vulcânica ímpar. Esta maravilha da natureza está classificada como Monumento Natural Regional e se as maravilhas da natureza são algo que o/a apaixonam, então aqui não se irá arrepender de passar uns bons momentos.

    Observação de baleias e golfinhos

    Como já deve saber, o conjunto das ilhas dos Açores encontra-se na rota de migração de várias espécies de baleias, golfinhos e outras espécies marinhas, o que torna este arquipélago num dos melhores locais do mundo para a observação destes animais. Desde que a caça à baleia foi abolida, este local tornou-se um verdadeiro santuário para os grandes cetáceos. A atividade de observação pode ser praticada em todo o arquipélago, incluindo na Ilha Terceira. Antes da sua expedição sair para o mar, haverá um guia responsável pela viagem, que lhe dará a si e aos seus companheiros de viagem uma breve explicação de quais as espécies que poderá avistar, além das medidas de segurança a adotar de modo a não perturbar a vida marinha. Cada viagem demora à volta de três horas e, dependendo das condições meteorológicas, poderá haver a necessidade de utilização de casaco e calças impermeáveis, material que é fornecido a bordo pelo operador da viagem (há vários).

    Transportes públicos nas Lajes

    Toda a Ilha Terceira é servida pelos autocarros da Empresa de Viação Terceirense (EVT). Esta é a única empresa responsável pela rede de transportes públicos da ilha. Para além destes autocarros, a alternativa será sempre o táxi pois, numa ilha de pequenas dimensões, mais não se tem revelado necessário ao longo do tempo. Embora suficiente para os locais, sendo a oferta de transportes públicos algo escassa, e tendo em atenção que as rotas dos autocarros nem sempre o/a levam aos pontos que irá desejar visitar – com a agravante do condicionamento horário associado – recomendamos que proceda ao aluguer de um veículo para, assim, poder conhecer livremente as Lajes e a Ilha Terceira ao seu próprio ritmo, como o seu próprio roteiro e com toda a liberdade que deseja e merece durante as suas férias!

    Links úteis

    Turismo dos Açores

    Turismo de Portugal – Ilha Terceira